Você sabia que o Brasil é um dos melhores lugares do mundo para trabalhar com energia solar? Além do clima tropical, que favorece a produção de energia a partir do sol, o setor fotovoltaico está bastante aquecido atualmente, proporcionando diversas vantagens para quem deseja investir. 

A crescente conscientização sobre as mudanças climáticas e a busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis têm levado muitas pessoas a considerar a energia solar como uma alternativa viável e econômica. Com o aumento da disponibilidade de tecnologias solares e incentivos governamentais, a energia solar está se tornando cada vez mais acessível. 

Para aqueles que estão apenas começando a explorar o mundo da energia solar, as dúvidas podem parecer esmagadoras. No artigo a seguir, vamos falar se vale a pena trabalhar com essa  tecnologia, e como dar os primeiros passos para trabalhar com energia solar. Acompanhe! 

Vale a pena trabalhar com energia solar?

Na última década, o mercado de energia solar cresceu consideravelmente.  A  tendência é que continue se desenvolvendo, o que se deve a uma série de motivos. 

Uma das principais razões para isso é justamente a preocupação em relação às mudanças climáticas, que tem feito cada vez mais pessoas, empresas e governos buscarem alternativas de consumo que sejam sustentáveis e promovam a eficiência energética para todos os setores da sociedade.

Além disso, os consumidores estão interessados em investir em autonomia em relação às concessionárias de energia. Essa é uma forma de se manter imune em relação às variações das taxas de energia e às falhas de distribuição. 

Nesse cenário, a energia solar é uma das melhores e mais promissoras opções atualmente. Trata-se de uma fonte limpa e inesgotável, que, além de contribuir para reduzir o consumo de água no processo de produção de energia, também evita a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Integrador de energia solar com braços cruzados.
Tudo o que você precisa saber sobre trabalhar com energia solar

A previsão é de que sejam poupadas mais de 75,38 milhões de toneladas de CO2 até 2035 se o setor de energia solar continuar se expandindo no Brasil. 

O crescimento da exploração dessa fonte é extremamente importante para a diversificação da matriz elétrica brasileira, principalmente ao levar em conta as constantes crises que afetam as hidrelétricas em funcionamento em nosso país. 

Outra vantagem da exploração dessa fonte de energia é em relação à geração de empregos e à movimentação da economia nacional. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) no início de 2023 mostram que foram realizadas mais de 750 mil contratações nesse setor desde 2012.

Os empregos gerados são distribuídos entre todos os elos produtivos e contemplam todas as regiões do país. Estima-se que, até o final de 2023, tenham sido gerados mais de 1 milhão de empregos no Brasil relacionados à energia solar fotovoltaica. 

O leque de opções para quem deseja trabalhar com energia solar é bastante amplo. Há espaço para diferentes níveis de escolaridade e interesses de atuação. Qualquer pessoa pode ingressar no setor solar.

Quem gosta da parte técnica pode optar por trabalhar como instalador fotovoltaico. Se você prefere lidar diretamente com o cliente, as vagas para consultores, vendedores e representantes também têm aumentado conforme cresce o número de empresas no setor.

Com o mercado em constante crescimento, a necessidade de mão de obra especializada e de qualidade se mantém em alta. Há oportunidades para trabalho dentro de empresas ou para atuar de forma autônoma. 

Veja as áreas que se pode atuar no setor de energia solar
Veja as áreas que se pode atuar no setor de energia solar

Se você é engenheiro e tem interesse pelo setor, uma boa opção é trabalhar desenvolvendo projetos de sistemas fotovoltaicos. A principal responsabilidade dessa atuação é compreender a área na qual os painéis serão instalados, a viabilidade de cada projeto e o rendimento esperado.

O projetista também fica encarregado de escolher os materiais e componentes do sistema, e pode atuar em diferentes tipos de projetos, seja em residências, comércios, indústrias, condomínios solares ou no setor agrícola. 

Já quem pretende aproveitar o crescimento do setor para ter seu próprio negócio, uma opção interessante é investir em uma franquia. É possível investir em diferentes formatos, conforme a disponibilidade do seu capital inicial, e então expandir aos poucos.

Uma das principais vantagens da franquia é poder contar com todo o suporte de uma marca já estabelecida no setor, poupando esforços de começar do zero. 

Segundo a ABSOLAR, o Brasil conta atualmente com 75,2 milhões de residências aptas a adotarem a energia solar, sendo que apenas 2,2% delas se beneficiam atualmente desse sistema. Deu para imaginar o potencial de crescimento desse setor nos próximos anos?

Se você ficou interessado em ingressar nesse mercado, continue a leitura para saber qual o próximo passo.

Por onde começar para trabalhar com energia solar? 

Quem tem intenção em trabalhar com energia solar precisa atentar a alguns aspectos importantes, como os que vamos tratar ao longo deste tópico. Confira!

1º passo: Entender como a energia solar funciona

Antes de mais nada e independente da maneira que você deseja atuar no mercado de energia solar, é imprescindível buscar conhecimento sobre como essa tecnologia funciona e estar disposto a manter-se sempre atualizado sobre o desenvolvimento do setor no Brasil.

Vamos ter uma noção básica de como funciona a geração de energia solar
Vamos ter uma noção básica de como funciona a geração de energia solar

O uso de energia solar ganhou espaço em nosso país em 2012, quando foi publicada a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), permitindo que os consumidores gerassem sua própria energia elétrica. Desse momento em diante, a energia solar passou a ocupar telhados de residências e empresas ao longo de todo o território nacional.

O trabalho realizado na instalação de energia solar envolve saber como os sistemas fotovoltaicos convertem a luz que vem do sol em eletricidade. É necessário ter um entendimento profundo dos princípios por trás dessa conversão para projetar, instalar e manter sistemas eficientes e seguros.

Conhecendo como essa tecnologia funciona, é possível otimizar o desempenho dos sistemas, maximizando a eficiência na geração de energia. Esse processo envolve a escolha dos melhores componentes, o posicionamento correto dos painéis e a manutenção adequada.

A energia que o sistema gera e não é utilizada na hora será registrada pelo medidor bilateral e enviada para a rede pública de energia elétrica. Ao fim do mês, esse valor é devolvido para o consumidor na forma de créditos energéticos que são abatidos na fatura de energia. 

Saber como a energia solar funciona é o conhecimento mais básico necessário para atuar na área. Além disso, também pode ser preciso se especializar para realizar a função escolhida com propriedade, o que nos leva aos próximos passos.

2º passo: Estudar as noções de instalação de um sistema fotovoltaico

Para começar a trabalhar com energia solar, é importante ter noções de instalações mecânicas e elétricas. Esse tipo de conhecimento vai possibilitar que você saiba como os painéis são instalados e como é feita a conexão elétrica.

Compreender as etapas e os processos envolvidos na instalação de um sistema fotovoltaico é essencial para garantir a segurança do trabalho que será realizado. A energia solar envolve a manipulação de componentes elétricos e, se não forem instalados corretamente, podem representar riscos graves, como incêndios e choques elétricos. 

É importante buscar conhecimento na área para estar sempre atualizado
É importante buscar conhecimento na área para estar sempre atualizado

O conhecimento sobre instalação também capacita os profissionais a realizar inspeções e manutenções regulares nos sistemas já instalados. Isso é importante para garantir que os sistemas continuem operando de maneira eficiente ao longo do tempo e que qualquer problema seja identificado e resolvido prontamente.

3° passo: Saber o que um instalador fotovoltaico precisa

Além dos conhecimentos necessários para realizar instalações e manutenções em sistemas fotovoltaicos, também é preciso saber quais ferramentas fazem parte do trabalho de um instalador.

Vale ressaltar que as ferramentas podem variar dependendo do tamanho e da complexidade do sistema fotovoltaico a ser instalado, bem como das preferências do instalador. 

É fundamental que o instalador fotovoltaico seja treinado e certificado para operar todas essas ferramentas com segurança e eficiência, minimizando riscos e garantindo uma instalação bem-sucedida. O próximo passo fala justamente sobre isso.

4º passo: Investir em treinamentos presenciais e com certificado

Antes de investir em seu próprio negócio ou de começar a se candidatar às vagas do setor de energia solar, é preciso obter um treinamento adequado e com certificação.

Diversas empresas consolidadas oferecem cursos nesse sentido, com centrais de treinamento presencial que possibilitam que os inscritos tenham contato com simuladores de instalação e tenham uma noção de como será o seu trabalho na prática.

Busque cursos que sejam reconhecidos pelo mercado e agreguem positivamente no seu curriculum
Busque cursos que sejam reconhecidos pelo mercado e agreguem positivamente no seu curriculum

Cursos com certificação de acordo com as normas NR10 e NR35 são essenciais, principalmente para o currículo de quem deseja atuar como instalador de energia solar. Esse é um ótimo diferencial para sua formação profissional, e pode até mesmo ser um critério determinante para contratação. 

A NR10 é uma norma básica em qualquer curso de qualidade, já que estabelece os requisitos e condições mínimas para implementação de medidas que garantam a segurança e a saúde das pessoas que interagem direta ou indiretamente com as instalações elétricas. 

Já a NR35, que foi atualizada recentemente, apresenta definições e regulamentações sobre o trabalho realizado em altura. Assim, aponta quem pode realizar tal atividade e estabelece requisitos mínimos e condições de proteção para essa atividade.

Para garantir que seu treinamento seja de qualidade, é importante investir em um curso presencial e prático.

5º passo: Informar-se sobre as empresas do setor

Depois de se informar sobre o setor e como a energia solar funciona, e de investir na sua capacitação profissional, o próximo passo é fazer uma pesquisa a respeito das empresas que atuam no mercado de energia solar e estão contratando novos colaboradores.

Atualmente, há centenas de integradoras no Brasil, trabalhando com a venda de equipamentos e soluções completas para casas, empresas, agronegócios, indústrias, etc. A partir dessa pesquisa, é possível ter uma noção de onde você pode trabalhar. As vagas variam: é possível trabalhar como vendedor, engenheiro projetista e instalador de energia solar. 

É importante estar por dentro de informações sobre as principais empresas do mercado, para buscar referências e se manter competitivo neste mercado
É importante estar por dentro de informações sobre as principais empresas do mercado, para buscar referências e se manter competitivo neste mercado

Recomendamos que, na hora de fazer sua escolha, você priorize empresas que disponibilizam materiais e treinamentos para formar profissionais na área. Assim, você terá a chance de trabalhar em uma organização com oportunidades de evolução e crescimento na área.

Gostou das nossas dicas? Por aqui, você sempre encontra conteúdo de qualidade para te ajudar a crescer no setor de energia solar. Acompanhando nosso blog você tem acesso a muito mais! 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares