O Instagram é hoje uma das redes sociais mais importantes do mundo, e deve permanecer assim por algum tempo. Com novas funcionalidades sendo lançadas com recorrência, essa rede social tem muito a oferecer para marcas e empresas divulgarem seu trabalho. Veja como bombar os stories do seu instagram.

De todas as suas novidades, nada mudou tanto a história do Instagram quanto a implementação dos Stories, em 2016. O lançamento desse recurso teve um impacto tão grande que foi responsável pela quase extinção do app Snapchat. 

A possibilidade de compartilhar fotos e vídeos em tempo real, que ficam no ar por 24 horas, conquistou definitivamente seus usuários e permite alcançar não apenas mais seguidores, mas também maior engajamento e interação. Seus diversos recursos próprios (como filtros, GIFs, enquetes e a possibilidade de colocar texto) tornam os stories uma opção ainda mais interessante. 

Mas como tudo isso pode ser usado a favor de um integrador ou de uma empresa de energia solar? Como converter essas oportunidades em negócio? Confira a seguir como bombar os stories do seu Instagram e aproveitar o melhor dessa plataforma. 

Faça vídeos espontâneos para bombar os stories

Uma das maiores vantagens dos stories é a possibilidade de compartilhar conteúdos em tempo real e de maneira espontânea. Sua principal característica é a naturalidade dos conteúdos. Com isso, as empresas podem construir uma relação de maior proximidade com seus seguidores e potenciais clientes.

Os vídeos são uma maneira espontânea e humanizada de estabelecer uma conversa com quem te segue no Instagram.

Técnicas para produzir conteúdos que vão bombar os stories do seu instagram
Técnicas para produzir conteúdos que vão bombar os stories do seu instagram.

É uma oportunidade para se mostrar presente e contar sobre o seu dia, sugerir produtos, compartilhar avaliações e opiniões de clientes satisfeitos, fazer a cobertura de um evento importante e muito mais.

Com o recurso dos Stories, os usuários do Instagram deixaram de postar algo por não estar perfeito, porque esse é um espaço mais propício à descontração e espontaneidade. Portanto, não há desculpas para não explorar os stories, hein?

Capriche no design para bombar os stories

É interessante pensar em uma forma de postar stories que, mesmo quando não aparecer seu rosto, seus seguidores identifiquem de imediato quem está postando devido à identidade visual. 

Sendo assim, capriche no design dos seus stories. Isso não significa que eles precisem ser repletos de elementos visuais (até mesmo porque isso pode deixá-los poluídos visualmente), mas sim que tenham um detalhe sempre presente que remeta a sua empresa, como um pequeno logo da sua empresa, por exemplo.

Outra ideia prática e interessante é criar templates. Pode ser um layout bem simples, a ser utilizado para colocar enquetes, imagens e outros recursos. Lembre-se de elaborar o template seguindo a identidade visual da sua empresa. 

Utilize links externos

Uma boa opção para divulgar notícias, posts no blog e produtos novos é inserindo um link nos Stories.

Essa possibilidade foi liberada para todas as contas recentemente, e é de muita utilidade, pois permite que os seguidores tenham acesso com mais facilidade a conteúdos externos à rede social. 

Aprenda a usar os links para bombar os stories do seu intagram
Aprenda a usar os links para bombar os stories do seu intagram.

Para inserir um link nos seus stories, é só buscar na galeria de adesivos, selecionar a opção de link e inserir a URL desejada.2

O compartilhamento de links é útil para diversas finalidades, desde informar as pessoas até promover lançamentos especiais de produtos. 

Assim como os demais recursos oferecidos pelo Instagram (que é uma rede social essencialmente visual), é preciso saber como chamar a atenção dos seus seguidores e evitar que passem pelo seu Story sem tomar conhecimento do que você está oferecendo.

Seja criativo e pense sempre em maneiras inovadoras para atrair o interesse de quem te segue.

Faça enquetes

As enquetes são uma excelente ferramenta para ouvir seu público, conversar com ele, recolher informações valiosas e gerar engajamento. Por meio delas, é possível realizar pequenas pesquisas, direta e informalmente.

Elas têm um bom alcance e são fáceis de montar: basta selecionar o sticker disponibilizado nos recursos para stories, escrever uma pergunta e personalizar as respostas. Depois que você publicar, as pessoas poderão votar tocando em uma das opções e ver o resultado em tempo real. 

Ao visualizar e deslizar para cima, você pode ver quantos votos cada opção recebeu e como cada pessoa votou. A votação dura o tempo do Story, ou seja, 24 horas.

Interaja sempre

A interação é o principal objetivo das redes sociais. Sendo assim, jamais deixe um seguidor sem resposta! Adote um tom de voz adequado para a sua empresa e lembre-se de sempre utilizá-lo nas postagens, stories e ao interagir com as pessoas.  

Mantenha uma interação constante com o seu público
Mantenha uma interação constante com o seu público.

Sempre que possível, faça perguntas nos seus stories e convide seus seguidores para conversar. Pode ser que, no início, você não obtenha tantas respostas quanto gostaria.

Ainda assim, perguntar faz com que o público sinta que sua opinião importa. Criar caixas de perguntas e respondê-las é uma excelente forma de facilitar a interação e se colocar à disposição dos seus seguidores para responder suas dúvidas sobre energia solar. 

Tudo isso fortalece a identificação com sua marca e ainda cria oportunidades de você expandir o debate sobre a importância de desenvolvimento sustentável e energias renováveis. 

Faça lives

As lives também são muito importantes para fortalecer sua relação com seus seguidores. Além de aumentar o engajamento do público, conteúdos ao vivo são uma aposta interessante para que pequenos e grandes negócios cresçam e conquistem seguidores mais ativos. 

Por meio de uma live, é possível construir conexões mais profundas com os seguidores. As interações durante esse momento acontecem naturalmente e as pessoas se sentem mais à vontade para interagir. Sendo assim, esse recurso é uma forma de deixar seu conteúdo ainda mais orgânico, pois ali não existem edições

Use a live para conversar com seu público, estimular debates sobre a energia solar e a importância de investir em fontes renováveis, convide outras pessoas para falar com você, etc.

Além disso, as lives são uma ótima oportunidade para mostrar os bastidores do seu negócio, humanizar sua empresa e apresentar sua equipe para os seus seguidores. 

Lives são excelentes para aumentar o engajamento com seu público
Lives são excelentes para aumentar o engajamento com seu público.

Outra vantagem é que as lives têm destaque no Instagram: quando a transmissão é iniciada, ela surge como destaque na aba dos stories e seu público será avisado sobre ela. Assim, atrai mais espectadores para assisti-la. 

Invista em parcerias estratégicas

Hoje em dia, sabe-se bem que não são só as marcas que influenciam no comportamento dos consumidores. Os influenciadores digitais assumiram um papel importante nesse sentido, e as empresas precisam saber como tirar proveito disso também.

Os stories são onde as pessoas expõem suas vidas, compartilham seus gostos com seus seguidores e fazem sugestões de produtos e serviços.

Como influenciadores geralmente têm um excelente alcance em seus stories, que tal aproveitar essa oportunidade para divulgar sua empresa de energia solar? Com isso, você alcançará uma visibilidade enorme e que pode ser bem explorada pela sua empresa. 

Use tags de geolocalização

A geolocalização no Instagram permite compartilhar em tempo real a sua localização através de seus stories. Assim, é possível informar quando você estiver em uma reunião importante ou em um evento de destaque, por exemplo. 

Esse recurso pode aumentar o seu envolvimento com seus seguidores: estimativas indicam que postagens com uma localização têm engajamento 79% maior do que posts sem marcação de local.

É, portanto, mais uma opção interessante para colocar em prática que pode ajudar a impulsionar os stories da sua empresa. 

Coloque legendas ou descrição nos vídeos

Ao postar vídeos nos stories, lembre-se de sempre colocar legendas ou pelo menos uma descrição sobre o que se trata. 

Muitas pessoas começam a ver os stories sem som (por estarem no trabalho, na aula ou em um local público, por exemplo), e não vão saber o que você está falando em seus stories a menos que você acrescente uma breve descrição.

Além de aumentar aumentar o engajamento, você proporciona a pessoas com deficiência auditiva, a oportunidade de acompanhar seu conteúdo
Além de aumentar o engajamento, você proporciona a pessoas com deficiência auditiva, a oportunidade de acompanhar seu conteúdo.

Isso ajuda a chamar e prender a atenção dos seus seguidores, de modo que aumentem o volume para ouvir o que você tem a falar ou retornem em outro momento. 

As legendas são ainda mais importantes. Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146/2015), é obrigatório o uso de legendas e outras ferramentas que  que auxiliem pessoas com deficiências a compreenderem conteúdos divulgados online.

Segundo a pesquisa mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil há mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva.

A legendagem de vídeos é fundamental para esse grupo de pessoas, e pode ser muito útil para deixar informações mais claras e registradas, facilitando a compreensão de todos. 

Reposte stories quando for mencionado

Ao ser mencionado por outras contas nos stories, você receberá uma notificação via direct sobre a marcação, acompanhada de um botão de compartilhamento.

Explore esse recurso sempre que for marcado em um story por seguidores ou outras pessoas com conteúdos relevantes, e reposte no seu perfil. 

Ao compartilhar o story, ele será exibido em forma de adesivo, permitindo que a imagem seja redimensionada e reposicionada na tela. Assim, quem te segue conseguirá identificar facilmente quem é o autor original da publicação compartilhada. 

É uma ação muito simples e rápida, que também pode trazer bons resultados, gerando mais interação com o público e demonstrando reconhecimento e credibilidade. 

Mostre por trás das câmeras

Outra forma de estabelecer uma conexão com os seguidores da sua empresa é mostrar um pouco do seu cotidiano de trabalho, aproveitando para sanar a curiosidade das pessoas. 

Além de mostrar o seus produtos e trabalhos, é bacana mostrar como tudo isso acontece. Gera uma sensação de maior proximidade entre você e seu público
Além de mostrar os seus produtos e trabalhos, é bacana mostrar como tudo isso acontece. Gera uma sensação de maior proximidade entre você e seu público.

Você pode fazer isso compartilhando como é a rotina da equipe, como é uma visita técnica ou a instalação de um sistema fotovoltaico, por exemplo. Outras formas de explorar essa curiosidade é dar pequenos indícios de alguma novidade que está para ser lançada.

O segredo é passar a impressão para o seu seguidor de que ele está por dentro de tudo o que acontece na sua empresa, fortalecendo sua relação com ele. 

Explore as novidades no Instagram

Como dito logo no início deste artigo, boa parte da popularidade do Instagram se deve às novas funcionalidades que são constantemente lançadas, mantendo seu público sempre interessado em explorá-las.

Perfis que aderem a essas funcionalidades logo quando são lançadas são percebidos pela plataforma como mais antenados, e podem receber alguma vantagem em relação ao alcance. 

Por isso, é importante buscar entender como elas funcionam e aderir a elas, mostrando ao seu público que você está por dentro das novidades. 

Utilize o Highlights

Uma das funcionalidades mais interessantes em relação aos stories são os Highlights, que servem para sanar uma das suas maiores limitações: o tempo-limite de 24 horas no ar. 

Com os Highlights, você pode dar destaque para os seus stories antigos, separando-os por categorias. É uma ótima oportunidade de expor ainda mais conteúdos e garantir visibilidade para aqueles que considera mais relevantes. 

Algumas categorias estratégicas para deixar nos seus Highlights são: a história da empresa, meios de entrar em contato, quem faz parte da equipe, principais parceiros e fornecedores, formas de pagamento, perguntas frequentes e feedback de clientes, entre outras. 

Anuncie

Muito mais do que usar os stories do Instagram para impactar organicamente, também é possível fazer anúncios nesse formato. 

O investimento nos stories, proporciona uma gama imensa de possíveis alvos. Alvos esses que podem trazer bons resultados para sua empresa
O investimento nos stories, proporciona uma gama imensa de possíveis alvos. Alvos esses que podem trazer bons resultados para sua empresa.

É um recurso muito vantajoso, uma vez que proporciona visibilidade e também grandes chances de conversão. É voltado principalmente para estratégias de branding, ou seja, para aumentar o alcance e a reputação de uma marca.

Os anúncios nos stories comportam três formatos de conteúdo: vídeos, imagem única e carrossel (assim como nas postagens regulares da plataforma). Podem, ainda, ser complementados com outros elementos, como filtros, emojis, enquetes, referenciais de hora, local e temperatura e etc.

Analise seus resultados

Depois de colocar todas essas dicas em prática, também é importante entender o que está funcionando (ou não).

Afinal, o que funciona para uma empresa ou nicho de mercado não necessariamente vai funcionar para todo mundo. Por isso, analisar seus resultados é essencial, fazendo adequações quando for necessário.

Para isso, você vai usar o Instagram Insights, onde encontra informações a respeito das visitas aos seus stories, taxa de rejeição e quantidade de pessoas interagindo, participando de enquetes e clicando nos links externos que você disponibiliza.  

Observe que tipo de conteúdo promove mais conversões, e em qual horário consegue o maior engajamento. É importante analisar tudo isso e não deixar nenhum detalhe para trás.

Dessa forma, você terá uma melhor noção do que funciona ou não no Instagram da sua empresa, e em que tipo de conteúdo vale mais a pena investir ou deve deixar de lado. 

Esteja sempre de olho nos resultados que sua ações entregam. Sempre há espaço para possíveis ajustes e melhoria de desempenho
Esteja sempre de olho nos resultados que suas ações entregam. Sempre há espaço para possíveis ajustes e melhoria de desempenho.

Gostou desse artigo? Sua opinião é muito importante para nós! Compartilhe conosco nos comentários abaixo o que achou das nossas dicas e se elas te ajudaram a aproveitar melhor os recursos oferecidos pelos stories do Instagram.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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