Você provavelmente já deve ter notado como nossos hábitos de consumo são fortemente influenciados pela prova social (opinião de outras pessoas). Seja a indicação de um amigo ou familiar, a recomendação de um a influenciador digital ou depoimentos de outros consumidores na internet, o fato é que temos o costume de levar a opinião de outros em consideração antes de tomar uma decisão de compra.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Lett, expert em marketing digital, 52,5% dos consumidores consideram determinantes as avaliações e comentários de outras pessoas para a sua decisão de compra online.
O gatilho mental de prova social explora essa premissa. Essa é uma poderosa técnica de persuasão, que tem a capacidade de ajudar diversas empresas e vendedores a aumentarem suas conversões e melhorarem seus resultados.
Ao oferecer provas sociais dos seus produtos e serviços, sua empresa transmite mais segurança ao cliente e tem muito mais chances de convencê-lo a fechar negócio.
Se você tem interesse em saber mais sobre a prova social e como aplicar essa técnica para melhorar suas vendas de energia solar, continue a leitura!
O que é prova social?
Prova social é um gatilho de vendas utilizado para persuadir os consumidores. Ele funciona como uma evidência ao mostrar relatos, números e cases de outras pessoas que estão comprando e aprovando determinado produto ou serviço, como as suas soluções de energia solar, por exemplo.
Esse é um gatilho tão poderoso que é um dos mais explorados atualmente. Em seu livro “As Armas da Persuasão”, o autor Robert Cialdini fala sobre a prova social e a caracteriza como o momento em que as pessoas se comportam como outras para se afirmarem ou fazer parte de determinadas ocasiões ou grupos sociais.
Segundo ele, as pessoas tendem a identificar certo comportamento como mais correto em determinadas situações à medida em que veem outros realizando-o.
Ou seja, quando o consumidor não tem certeza do que fazer (Comprar ou não comprar? Eis a questão!), presume que a opinião das pessoas ao redor (especialistas, familiares, amigos, celebridades, influenciadores, etc) possa ajudar a decidir.
Sendo assim, é possível afirmar que a prova social basicamente utiliza a influência de terceiros para convencer clientes em potencial a dar prosseguimento à compra. A técnica explora a noção de que “já que outras pessoas estão fazendo isso, eu deveria fazer também”.
A prova social é amplamente explorada pelo marketing de influência, que utiliza os depoimentos de pessoas que já adquiriram determinado produto ou serviço para convencer o cliente a respeito da qualidade da solução oferecida.
É por essa razão que hoje vemos uma tendência crescente de lojas enviando produtos para influenciadores digitais, para que possam divulgá-los e recomendá-los para seus seguidores, que se identificam com eles e levam suas opiniões em consideração.
Confira a seguir alguns benefícios que você e sua empresa podem usufruir ao utilizar a prova social em suas estratégias e abordagens.
Quais as vantagens de usar a prova social?
Hoje em dia, um hábito muito comum dos consumidores é, antes de efetuar uma compra, realizar uma pesquisa por uma marca ou empresa em sites de reclamação ou de avaliações. As pessoas fazem isso para não correr o risco de investir dinheiro em algo que não vale a pena.
Tal padrão de comportamento tem se repetido fora da internet também. Quando um consumidor começa a pesquisar por energia solar e as soluções que existem, há grandes chances de que também procure por avaliações, reclamações e indicações de outros clientes que já conhecem sua empresa e compraram com você antes.
Esse é um motivo a mais para conseguir boas avaliações e feedbacks que possam promover o seu negócio.
Isso pode ser obtido a partir de investimentos no atendimento, implementação de uma cultura de transparência em sua empresa, oferta de produtos de qualidade e de uma boa experiência de compra para o cliente.
Esses são investimentos que valem a pena, pois trazem retornos muito satisfatórios. Confira a seguir algumas vantagens.
Mais autoridade a sua empresa
Investindo nos aspectos mencionados acima, sua empresa tende a conquistar cada vez mais a aprovação de seus clientes, o que pode levar a um aumento no número de indicações a outras pessoas que desejam investir em energia solar.
Isso ajuda o seu negócio a ganhar mais credibilidade e espaço no mercado, se tornando uma autoridade e referência nesse nicho de atuação.
Utilizar a prova social em seu negócio é uma forma de oferecer um tipo de garantia para novos consumidores, o que pode ser visto com mais confiança e credibilidade por utilizar opiniões provenientes de outros consumidores reais.
Isso aumenta a confiança de potenciais compradores e desperta um gatilho quase instantâneo relacionado à credibilidade. Quanto mais opiniões e discursos positivos você conseguir obter, maior será o seu poder no setor de energia solar. Nada mal, hein?
Maior aceitação
A prova social é também uma forma de fazer com que seus clientes sejam menos resistentes às suas abordagens, sugestões e propostas. Quanto mais provas sociais positivas você conseguir apresentar, melhor será a taxa de aceitação, o que leva a uma maior facilidade para gerar conversões.
Muitos consumidores se mostram mais abertos à negociação ao se deparar com evidências de que a empresa em questão é digna de confiança e presta um serviço de qualidade, capaz de atender as expectativas de seus clientes.
Afinal, como vimos acima, as pessoas tendem a agir de maneira semelhante àquelas que já tiveram a experiência com seu produto ou serviço de interesse antes.
Maior transparência
Outro benefício que a disponibilização de provas sociais oferece para a sua empresa é a transparência, o que também contribui para uma percepção mais positiva, já que esse é um aspecto muito valorizado pelos consumidores.
Essa é uma forma de demonstrar que você confia em seu produto ou serviço e que não tem nada a esconder dos seus potenciais clientes. E que, mesmo que apareçam algumas avaliações negativas, você está disposto a resolvê-las.
Aceleração do processo de decisão de compra
Por fim, em decorrência dos demais benefícios mencionados até aqui, o uso da prova social também ajuda a acelerar o processo de decisão de compra.
Isso acontece porque os consumidores se sentem mais seguros para dar andamento à negociação uma vez que sabem que a empresa nutre uma boa relação com seus clientes e é elogiada/recomendada por eles.
Agora que você já sabe o que é prova social e as vantagens de explorá-la em seu negócio, confira a seguir quais são os principais tipos de prova social que existem e como você pode utilizá-los para obter melhores resultados em vendas de energia solar.
Quais são os principais tipos de prova social e como usá-los?
Há diversos formatos de prova social que você pode e deve explorar nas estratégias da sua empresa. Veja a seguir quais são as principais.
Depoimentos
O depoimento de clientes satisfeitos são umas das mais simples provas sociais que podem ser utilizadas. Esses relatos podem ser explorados nos mais diversos formatos, como nas redes sociais da empresa, em seu site oficial ou em materiais de divulgação online e offline.
Para conseguir o depoimento de seus clientes, é importante valorizar a etapa pós-venda e estimular o feedback.
Se preocupe em saber como foi a experiência de compra e dê visibilidade para os relatos colhidos. Caso prefira usar a identidade da pessoa que deu sua opinião, lembre-se de solicitar a autorização do cliente antes.
Cases de sucesso
Os cases são histórias de sucesso contadas para o potencial comprador a respeito de clientes que já investiram em sua solução antes e ficaram satisfeitos com os resultados obtidos a partir dela.
Tratam-se, basicamente, de materiais criados em parceria com clientes para serem utilizados como uma evidência concreta de que sua solução funciona. Envolve, portanto, uma análise aprofundada e orientada por dados sobre o produto ou serviço no qual o novo cliente está interessado.
Esse tipo de prova social é muito utilizado, especialmente por agências de marketing e publicidade e empresas que trabalham com vendas B2B.
É uma excelente oportunidade de mostrar o valor do seu trabalho, pois ajuda a comparar resultados durante uma negociação, a quebrar objeções, a destacar-se da concorrência e atrair mais clientes.
Se você tem um cliente que foi profundamente impactado pelo seu serviço de energia solar, entre em contato com ele e peça autorização para transformar sua história em um case.
Os cases funcionam como uma vitrine e podem ser compartilhados em vários canais para ter um maior alcance do público.
Avaliações
As avaliações incluem opiniões e, por isso, são mais objetivas do que os depoimentos, que envolvem relatos. Geralmente incluem uma nota a respeito do serviço avaliado, o que pode ser feito com base em 5 estrelas, sendo essa a nota máxima que pode ser atribuída.
Aplicativos como o iFood, Airbnb, Play Store e Apple Store são bons exemplos de lugares onde é possível encontrar avaliações, mas elas também podem ser utilizadas no site da sua empresa ou até mesmo nas redes sociais.
No seu site, é possível adicionar um quadro de avaliação, onde os clientes podem colocar os prós, contras e se indicariam ou não o produto ou serviço que obteve. Se esse modelo fizer sentido para o seu negócio, vale a pena ser explorado.
Além disso, também é interessante salvar todas as coisas positivas que as pessoas dizem sobre sua empresa ou a solução que ela oferece, e compartilhar no Instagram, Facebook ou LinkedIn.
Ícones confiáveis
Se você atende clientes famosos ou populares, que tal usar o seu poder de influência para gerar uma prova social? Se forem empresas renomadas, você pode incluir uma seção em seu site com as logomarcas dessas empresas.
Outra ideia de usar ícones é exibir certificados ou selos importantes conquistados pela sua empresa ou através da sua atuação profissional. Esse tipo de ícone ajuda a proporcionar uma experiência visual que transmite credibilidade ao seu trabalho.
Dados e números
Recorrer aos números é mais uma forma de passar credibilidade para os seus clientes. Sejam de clientes atendidos, itens restantes, vendas feitas… os números ajudam a conferir mais valor à sua marca e podem valer mais do que qualquer outro tipo de argumento.
Você pode usar esses dados no seu site, nas redes sociais ou em qualquer outra estratégia de divulgação da sua empresa, usando frases como “Mais de XXX instalações feitas na região” e “XXX clientes satisfeitos”.
No lugar do “XX”, insira um número relevante que corresponda à realidade do seu negócio.
Página de produtos mais vendidos
Você provavelmente já encontrou, ao acessar um site de vendas online, uma categoria incluindo apenas os produtos mais vendidos por aquela empresa. Essa é mais uma forma estratégica de explorar a prova social!
Mesmo sem saber o que podem encontrar nessa categoria, muitas pessoas ficam tentadas a visitá-la para dar a famosa “olhadinha”. Os consumidores fazem isso para verificar o que outras pessoas estão consumindo e, assim, entender quais são as melhores opções entre as que são oferecidas.
Sendo assim, se você trabalha com mais de um produto ou serviço, é válido inserir em seu site uma página expondo aqueles que são mais procurados e vendidos para os clientes. Isso ajuda a chamar a atenção dos visitantes e incentivá-los a conferir o que outros concorrentes têm comprado.
Gostou das nossas sugestões? Implemente essas técnicas de prova social em sua estratégia de negócio e veja seus números crescerem consideravelmente. E continue acompanhando nosso Blog e redes sociais para ficar por dento de tudo o que acontece no mercado de energia solar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.