A utilização de um chatbot para WhatsApp têm se tornado muito importante para as empresas que querem se manter competitivas no mercado de trabalho, por isso, muitos se perguntam o que é e como esse software funciona. E, principalmente, o valor de aquisição de um chatbot para Whatsapp.

Em algum momento da vida você, certamente, já foi atendido por alguma empresa no WhatsApp. Afinal, com o lançamento do WhatsApp Business, uma ferramenta específica do Facebook para a comunicação de empresas com clientes, ficou mais fácil tirar dúvidas, prestar reclamações e entrar em contato com alguma companhia para a qual se usufruiu um produto ou serviço.

O mesmo vale para quem está do outro lado da linha: se a sua empresa quiser se manter competitiva no mercado, é muito importante apostar neste software. Isso porque, com um público cada vez mais ávido por respostas ágeis e eficazes, é impossível fidelizar a clientela sem um bom atendimento ao cliente. E o chatbot para WhatsApp é o que poderá ajudar a reputação da sua companhia neste sentido, consequentemente, aumentando seus lucros e elevando a imagem da empresa. 

E, claro, como todo software de integração, o chatbot para WhatsApp é um serviço a ser adquirido por um valor por uma corporação.

Mas, quanto custa um chatbot para WhatsApp? Neste post, você vai descobrir a resposta para essa dúvida, além de conhecer mais funções e compreender por que sua empresa precisa implementar esta solução. Continue a leitura para saber mais!

O que é um chatbot para WhatsApp?

O Chatbot é um software que tenta, essencialmente, simular o comportamento de ser humano na conversação com as pessoas na internet. No WhatsApp Business ele vai funcionar como um robô automatizado, desta forma, permitindo que o aplicativo conte com um bot (ou robô) para realizar operações. 

homem mexendo no whatsapp
Um chatbot no WhatsApp é um assistente virtual integrado ao aplicativo que automatizada o atendimento de uma empresa, envia notificações, documentos, avaliações, entre outras demandas requisitadas pelo mercado de atendimento ao cliente (SAC).

Um software repleto de funções, no WhatsApp ele vai apresentar alguns utilitários para conversar com consumidores e gerenciar os problemas de cada um deles, algo muito importante nos dias de hoje. Em outras palavras, um chatbot para WhatsApp será como um robô de assistência virtual que irá otimizar o autoatendimento.

E graças ao seu suporte rápido e realizações de operações automáticas, este programa terá a chance de aumentar a satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados por uma companhia. 

É importante ressaltar que todas as tarefas e operações automatizadas fazem parte de uma estratégia de comunicação para que, a partir do momento em que são pré-definidas para o atendimento do consumidor, consigam realizá-la sem a necessidade de verificação constante.

 Além disso, este software está em demanda crescente no mercado, já que são muitas as pessoas que utilizam o WhatsApp como ferramenta de uso pessoal, acadêmico, profissional e para obter serviços. 

O WhatsApp pode ser considerado um canal oficial de interação?

Oficial ou não, uma coisa é certa: o WhatsApp pode ser muito bem considerado o aplicativo de mensagens instantâneas mais bem-sucedido dos últimos anos no mercado de tecnologia. Para se ter uma ideia, em fevereiro de 2020, o Facebook (dona do aplicativo), divulgou dados impressionantes sobre seu uso no mundo: 

  • Existem 2 bilhões de pessoas utilizam o WhatsApp diariamente para interagir com outras;
  • Por dia, mais de 100 bilhões de mensagens instantâneas são trocadas utilizando o aplicativo;
  • Já no Brasil, cerca de 98% dos smartphones ativos contam com o aplicativo instalado;
  • Sem contar que o WhatsApp está disponível em mais de 180 países no mundo.

O segredo desse sucesso é simples: o WhatsApp é fácil de ser manuseado, conta com interface interativa e direta — permitindo, assim, diversos tipos de interações, como envio de mensagens, respostas rápidas e diretas, compartilhamento de imagens ou vídeos, fazer ligações de voz, cobranças e pagamentos, realização de chamadas de vídeo, entre outros. 

ferramentas-whatsapp-business-ca
O WhatsApp é um dos principais e mais utilizados aplicativos para troca de mensagens atualmente.

Além disso, desde 2018, esses mesmos recursou passaram a ficar disponíveis para empresas — embora que ainda não contassem com nenhum recurso de otimização de mensagens e diálogos instantâneos e automáticos. Até que fosse lançado o WhatsApp for Business, um modelo do aplicativo voltado para empresas com muitas possibilidades, entre elas, a utilização de um chatbot.

Leia mais: Desligar a geladeira de noite ajuda na economia de energia?

Por que utilizar o chatbot para WhatsApp?

O WhatsApp é um dispositivo indispensável na estratégia de comunicação de uma empresa, graças a sua facilidade de contato com o cliente, assim, impactando diretamente nos resultados de uma companhia. Segundo um estudo da Accenture Strategy, publicado em 2017, foi analisado que empresas brasileiras perderam, coletivamente, mais de R$ 401 bilhões por conta de mau atendimento e falhas de comunicação com seus clientes.

atendimento ao cliente
Com a popularização das redes sociais, o atendimento ao cliente tornou-se uma estratégia das empresas para reter clientes e contornar reclamações sobre produtos e serviços.

Para aproveitar ao máximo o WhatsApp e impactar seus clientes e consumidores com soluções personalizadas e ágeis, é fundamental pensar no aplicativo como um canal estratégico e dentro de uma plataforma de conversação. Conheça abaixo algumas das vantagens de utilizar um chatbot para WhatsApp:

Redução de custos operacionais

Contatar clientes em larga escala requer a contratação de muitos colaboradores, além de recursos financeiros e tempo! Todos esses fatores geram custos e exigem investimentos das empresas, além de não serem 100% eficazes — muitas vezes, ainda as deixando vulneráveis a erros e problemas no processo. 

operação de clientes
Muitas vezes, um simples erro de digitação pode gerar uma falha de comunicação entre uma empresa e um cliente.

Utilizar o chatbot para WhatsApp será uma alternativa com ótimo custo-benefício para contornar este quadro, pois, uma vez que for implementado, ele conseguirá absorver uma quantidade de funcionários atuantes em funções operacionais — que, por exemplo, podem ser executadas por um robô. Isso sem mencionar a eventual redução de custos, a otimização de tempo, entre outros pontos.

Eficiência em dobro

Como dito anteriormente, trabalhos operacionais dependem de contratação e verbas além de, muitas vezes, deixarem as empresas vulneráveis a falhas de comunicação para com os clientes — consequentemente, gerando insatisfação dos consumidores. Contudo, ao se utilizar um chatbot para WhatsApp, será possível otimizar a eficiência operação graças a comunicação rápida, autônoma e efetiva.

cliente fazendo compras
Existe um novo tipo de consumidor, que está cada vez mais ativo na busca de seus direitos e, com isso, o atendimento ao cliente se tornou um dos principais pilares para o sucesso de uma companhia.

Por exemplo, considere uma empresa que realiza mais de 20 mil atendimento por dia. Então, imagine só o nível e a quantidade de atendentes que será necessária para suprir todas as demandas dos clientes. Ao se otimizar esses atendimentos, será possível ter uma comunicação mais efetiva considerando o alto volume de chamados e mensagens. 

Clientes mais satisfeitos 

Sem dúvida alguma, a principal vantagem de se utilizar um chatbot para WhatsApp é a satisfação dos clientes. Hoje em dia, o público exige respostas rápidas e eficientes. Com um chatbot, você pode automatizar situações e diálogos para facilitar e fornecer a um consumir respostas que façam sentido ou o ajudem a solucionar um problema. 

cliente satisfeito
Somente com a satisfação do cliente que se é possível fidelizá-lo. Para isso, é necessário um atendimento diferenciado e eficaz.

Assim, o chatbot para WhatsApp vai se destacar não apenas pela sua capacidade e eficiência operacional, como também por ser um canal acessível entre o público e as companhias com as quais oferecem serviços. Tudo isso auxilia na melhoria da experiência e, de quebra, também pode ser uma ajuda extra para fidelizar mais clientes.

Segurança

Por fim, o chatbot para WhatsApp é seguro para armazenamento, coleta e compartilhamento de informações com bancos de dados.

segurança de dados
As informações fornecidas por um usuário durante uma conversa com um chatbot são seguras e confidenciais, só podendo ser utilizadas posteriormente pela companhia com transparência.

Embora exista preocupação dos usuários com os conteúdos compartilhados por WhatsApp,  a criação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no Brasil resguardam o tratamento das informações nas conversas. Portanto, os dados das pessoas estão protegidos, pois, os chatbots só podem utilizar as informações fornecidas de forma estratégica e com transparência e segurança.

Leia mais: Como entrar em contato por telefone, site e ouvidoria para realizar uma reclamação junto à Annel?

Em quais áreas de uma empresa os chatbots para WhatsApp podem ser utilizados?

Antes de mais nada, é importante deixar uma coisa clara: o WhatsApp para empresas não pode — e nem deve — ser utilizado para um canal de venda direta. Tanto devido às diretrizes e termos de uso do aplicativo (saiba mais sobre elas aqui), quanto pela própria insatisfação que mensagens desta natureza podem gerar aos clientes atingidos. 

Deixando isso de lado, é importante, primeiramente, entender que o canal deve se estabelecer como um espaço agradável de interação entre o consumidor e uma companhia. Assim, seu negócio deve entender quais as áreas de atuação que podem utilizar o software como uma forma de manter uma comunicação útil com as pessoas, seja para o esclarecimento de dúvidas ou atendimento rápido e eficaz. 

Para ajudar você, listamos três áreas de uma companhia que podem se beneficiar com um uso estratégico do chatbot para WhatsApp. Confira: 

3. Marketing

O WhatsApp pode ser um canal para contar histórias a seus clientes. A forma de se fazer isso é com o envio de conteúdos que sejam úteis para ele — e que conversem diretamente com o seu meio de atuação. 

pessoa trocando mensagens no whatsapp
O marketing de conteúdo é uma estratégia de fidelização de clientes que também pode ser feita por meio do WhatsApp.

Por exemplo, uma oficina pode enviar mensagens sobre a importância de se fazer o alinhamento das rodas e troca de óleo. Ou, uma empresa de energia solar pode apresentar alguns dados e vantagens de se utilizar energia fotovoltaica. Como resultado, sua empresa poderá enxergar o aumento direto nas vendas! 

2. Vendas 

O chatboot para WhatsApp pode ser um canal para a criação de um fluxo de mensagens que identifique as necessidades de um cliente, esclareça suas dúvidas e ofereça itens complementares a uma determinada compra. Com um fluxo de mensagens claras e simples, o software pode sinalizar à equipe de vendas quais leads têm mais potencial para fechar um negócio

funcionário de um setor de vendas analisando leads
A equipe de vendas de uma empresa pode utilizar os dados fornecidos por uma interação entre o cliente e a companhia para mapear quais são os consumidores com mais chance de fechar negócio.

Outra possibilidade de utilização seria a de interagir, por meio do chat, com clientes que já adquiriram um determinado serviços para tentar oferecer produtos adicionais, como oferecer um serviço de instalação para alguém que comprou um kit fotovoltaico. 

1. Pós-venda

Sem dúvida, o principal setor de uma companhia que pode se aproveitar a implementação de um chatbot para WhatsApp é o de pós-vendas. Nele, seus colaboradores precisam esclarecer dúvidas do público sobre um determinado serviço ou produtor, enviar dicas sobre sua utilização, contam histórias de sucesso, entre outros — e tudo isso, para ajudar no processo de fidelização daquele cliente. 

funcionários atuando no processo de pós-venda

Além disso, o chatbot para WhatsApp pode ser utilizado para realizar as costumeiras tarefas de atendimento ao consumidor, oferecendo informações sobre andamento de pedidos, situação de entrega, recebimento de reclamações e sugestões, além de realizar pesquisas de satisfação do cliente. 

Leia também: E-book Solfácil – Como prospectar cliente de energia solar

Quanto custa um chatbot para WhatsApp?

Por fim, chegou o momento tão esperado de descobrir quanto custa adquirir um chatbot para WhatsApp para a sua empresa.

Em primeiro lugar, é importante compreender que, normalmente, serviços de automação, de quaisquer naturezas que sejam, são pagos por possuírem recursos avançados e alta capacidade de customização.

Além disso, são muitos os fatores que podem contribuir para o valor de aquisição de um destes softwares, por exemplo, integração com a empresa, pacotes específicos de acordo com o uso de uma empresa, área ou nível de atuação.

Por isso, não existe um preço específico ou valor fechado para adquirir um desses softwares. Contudo, o preço médio para um bot pode ficar próximo a R$ 120 por mês — valor que pode aumentar conforme o número de robôs (para dois bots, R$ 160; para três bots, R$ 200; em diante). Já para empresas maiores, que necessitam de serviços com grande número de chatbots, os preços são ainda maiores.

Leia também: Como Solfácil pode lhe auxiliar com o financiamento da energia solar de seus clientes

Energia Solar em seu negócio com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em seu negócio e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares