A produção de energia renovável atingiu novos patamares, fazendo com que a geração de energia a partir de combustíveis fósseis caísse para mínimos recordes na maior rede elétrica da Austrália. Essa mudança significativa resultou em outra queda notável nos preços de energia no atacado. Conforme o Australian Energy Market Operator, os preços da energia sofreram uma queda substancial nos três meses anteriores ao final de março. Os preços médios do megawatt-hora caíram 10,5% em relação ao trimestre anterior e ficaram 62% abaixo do mesmo período do ano anterior.

O último relatório trimestral da Operadora destacou o notável crescimento da produção de fontes de energia renováveis, como energia eólica e energia solar. Por exemplo, a produção de eletricidade da extensa rede de painéis solares na cobertura da Austrália aumentou em média 23% em comparação com o mesmo período de 2022.

Os parques eólicos e solares de grande escala também contaram um aumento de 11% na geração de energia, graças à implementação de novos projetos. Por outro lado, a geração de energia a carvão e a gás atingiu mínimos históricos, apesar dos limites de preços impostos pelo governo que reduziram seus custos.

Suporte para transição da rede convencional para a energia renovável

Daniel Westerman, executivo-chefe da Australian Energy Market Operator, enfatizou que o trimestre destacou as mudanças fundamentais em andamento à medida que o sistema elétrico transita de combustíveis fósseis para fontes renováveis. No entanto, o Sr. Westerman também enfatizou a necessidade de novas linhas de transmissão e fontes auxiliares de energia, como energia hidrelétrica, bombeada e baterias, para apoiar a transição da rede para energia renovável.

As restrições da rede de transmissão impediram que vários grandes projetos de energia renovável na região de Murray, em Victoria, transmitissem sua capacidade total à rede. Westerman sugeriu que a implementação de linhas de alta tensão aumentaria significativamente a capacidade do sistema para acomodar energia renovável.

3 milhões de residências australianas possuem painéis solares

Um novo recorde foi alcançado em fevereiro, com as energias renováveis a contribuírem para cerca de 66% do abastecimento do mercado elétrico nacional. Os painéis solares no telhado, em particular, desempenharam um papel significativo. Atualmente, mais de 3 milhões de residências australianas possuem painéis solares que alimentam o excesso de energia de volta à rede de maneira não regulamentada, substituindo outros geradores de energia, como usinas a carvão.

Energia solar é alvo de investimento em Níger
Painéis fotovoltaicos em residências

Como resultado, a demanda operacional de energia da rede atingiu níveis recordes, levando a preços negativos de energia no atacado, onde os geradores de energia pagam para continuar a produção e evitar procedimentos de desligamento dispendiosos. Embora os preços tenham diminuído em comparação aos trimestres anteriores, as taxas em Queensland e New South Wales permanecem mais altas do que nos estados do sul.

O ministro federal da Energia, Chris Bowen, atribuiu isso aos esforços do governo para aplicar pressão por preços mais baixos de energia, incluindo o limite de preços de carvão e gás no atacado para o mercado local. Esta estratégia resultou numa redução significativa dos preços futuros da eletricidade, com um impacto assinalável nas faturas de energia.

Fonte: EnergyPortal

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares