Um dos recursos que mais impactou a história do Instagram foram os Stories, lançados em 2016. Dois anos depois, a plataforma inaugurou os Destaques, que permite fixar os stories mais importantes ao perfil e manter algumas informações em local privilegiado para fácil acesso dos usuários. Vale a pena abusar deste recurso em seu Instagram de energia solar!
Para que os Destaques cumpram com a sua função estratégica, é preciso que sejam organizados de maneira adequada e inteligente. Assim, fica mais fácil apresentar sua empresa de energia solar às pessoas que chegarem ao seu perfil.
Eles também ajudam a direcionar seus seguidores ou novos visitantes ao melhor do seu conteúdo, o que pode otimizar as conversões.
Os destaques devem funcionar como vitrines da curadoria do que já foi produzido, portanto é preciso fazer uma seleção do que você acha mais importante manter lá. Além disso, é também uma maneira de expressar a identidade visual da sua empresa e manter o seu perfil do Instagram coeso.
Confira a seguir como organizar os Stories no Instagram de energia solar.
Defina o que irá abordar nos destaques do Instagram de energia solar
Para selecionar os temas que serão priorizados em seus destaques, é preciso retomar qual é o seu objetivo principal no Instagram: Apresentar sua empresa a mais pessoas? Levar mais compradores ao seu site?
Tenha isso em mente antes de começar a organizar, isso vai te ajudar a estabelecer um padrão.
Em perfis comerciais, alguns temas interessantes a serem fixados nos destaques são:
- Apresentação da empresa (um pouco da sua história, como começou, valores, etc.);
- Membros da equipe;
- Horário de atendimento/funcionamento;
- Localização (se o empreendimento tiver ponto físico);
- Métodos de pagamento aceitos (com destaque para o financiamento);
- Produtos e serviços;
- Descontos e promoções disponíveis;
- Principais perguntas;
- Parcerias;
- Tutoriais e dicas;
- Feedbacks de clientes.
Além desses tópicos, você também pode acrescentar outros que julgar interessante para o público-alvo com o qual sua empresa trabalha.
Mas lembre-se que esse é um espaço para priorizar informações, portanto vale a pena fazer uma limpa vez ou outra para descartar itens que ficarem defasados. Falaremos mais sobre isso em outro tópico.
Crie capas personalizadas
Qualquer story que você postar pode virar um destaque no seu perfil, mas para que ele seja realmente atrativo é importante desenvolver capas personalizadas.
Além de chamar mais atenção, isso vai ajudar a deixar seus destaques mais organizados e fortalecer a identidade visual da sua marca.
Há várias ferramentas e aplicativos que podem ser úteis para criar imagens e ilustrações que servirão de capa para seus destaques no Instagram. O Canva, Instasize, PicsArt e HypeType são alguns dos mais utilizados.
Use e abuse da criatividade. Você pode criar capas com ícones remetendo ao assunto tratado em cada destaque, usar emojis (se quiser uma abordagem mais descontraída) ou apenas cores sólidas, sem qualquer elemento visual (para um visual mais clean).
Faça escolhas de elementos e cores que harmonizem com a identidade visual e a linguagem adotada pela sua marca.
O importante é que o conteúdo dos destaques seja informado de maneira clara para o usuário, seja em forma de ícones ou no título. Seja objetivo, pois o título dos destaques tem um limite bem restrito de caracteres.
Selecione os melhores conteúdos do seu Instagram de energia solar
Os destaques dos stories são o lugar ideal para separar o conteúdo produzido em tópicos e apresentar de uma forma mais fácil e acessível para seguidores e novos visitantes.
Mas é preciso tomar cuidado com exageros e resistir à vontade de destacar todo o conteúdo produzido para um tema específico. A menos que seja realmente necessário resgatar tudo o que foi postado, faça uma curadoria dos melhores stories.
Até mesmo porque o Instagram permite adicionar, no máximo, 100 Stories em cada destaque.
Lembre-se que nem sempre quem visita o perfil da sua empresa terá tempo para ver todos os conteúdos destacados, então é importante estabelecer prioridades.
Sempre que você cria um novo destaque, ele fica com prioridade no perfil, aparecendo na frente de todos os outros. Isso também acontece quando você adiciona um Story novo em algum destaque.
Com isso, ele é atualizado, e toma a primeira posição do perfil. Assim, sempre que quiser trazer um destaque para a primeira posição, basta atualizá-lo com algum Story. Se não tiver nada para postar, é só apagar oStory logo em seguida.
Confira a seguir algumas dicas do que realmente vale a pena destacar.
1 – Produtos e serviços
Criar um destaque com as soluções que você oferece pode ser uma excelente maneira de criar um catálogo fácil de ser visualizado.
Ainda que você já utilize o recurso do Instagram Shopping, nada impede que você também explore os destaques nos stories para exibir seus serviços em energia solar. Essa pode ser uma oportunidade para explicar com detalhes do que se tratam, por exemplo.
Se você trabalha com uma ampla variedade de serviços e/ou produtos, priorize os itens que você vende mais e forneça as informações mais importantes sobre eles.
2 – Os melhores tutoriais
Se a sua estratégia envolve o marketing de conteúdo, uma das suas abordagens mais interessantes deve incluir a oferta de postagens relevantes, que facilitem o dia a dia de seus seguidores e sejam fáceis de serem consumidas. Como tutoriais e dicas, por exemplo.
Destacar esse tipo de conteúdo vai ajudar a manter seus stories mais organizados e tornar seu perfil mais chamativo. Ao entrar no seu perfil e se deparar com esse tipo de material nos destaques, novos visitantes vão identificar imediatamente a utilidade de seguir sua empresa no Instagram.
3 – Avaliações e depoimentos de clientes
Se você executa um bom trabalho, certamente conta com uma ampla carteira de clientes fiéis e satisfeitos com os resultados obtidos. É possível usar isso a seu favor e divulgar o feedback dos seus clientes a respeito dos serviços prestados.
Assim, sempre que alguém chegar ao seu perfil, verá nos destaques as avaliações positivas a respeito do seu trabalho, o que pode gerar uma boa primeira impressão e surtir um papel determinante para a decisão de fechar um negócio com você posteriormente.
4 – Lançamentos, promoções e sorteios
Quer algo mais atrativo do que uma oportunidade de compra imperdível? Iniciativas como promoções, sorteios e cupons têm uma excelente repercussão entre o público-alvo de uma empresa, principalmente no ambiente digital.
O mesmo vale para os lançamentos, já que os consumidores gostam de estar sempre por dentro do que há de mais inovador no mercado.
Como esse tipo de conteúdo vai bem e chama a atenção das pessoas, pode também atrair muitos visitantes novos ao seu perfil no Instagram, e por isso é importante dar prioridade para que esses temas sejam facilmente encontrados.
5 – Parcerias
Investir em parcerias pode trazer resultados muito interessantes para empresas de diferentes portes e nichos de mercado. Se essa é uma das estratégias exploradas pela sua empresa, vale a pena deixá-las em destaque no perfil do Instagram da sua empresa.
Assim, fica mais fácil associar seus produtos e serviços a um rosto conhecido ou outra empresa de renome com quem você estabeleceu parceria. E os usuários da rede social que chegarem até seu perfil a partir dos seus parceiros vão poder te conhecer melhor.
6 – Facilidades no pagamento
Trabalhando com energia solar, você certamente já está familiarizado com as principais limitações envolvidas nesse tipo de aquisição.
O alto valor necessário para fazer esse investimento é um dos fatores principais para que potenciais clientes desistam de buscar mais informações a respeito ou fiquem receosos de fechar negócio.
Use essa objeção a seu favor e aproveite a oportunidade para se adiantar e informar a seus seguidores no Instagram sobre a possibilidade de financiamento de energia solar.
Fale sobre as vantagens e facilidades envolvidas, e como o sistema fotovoltaico praticamente paga por si próprio devido à grande economia gerada na conta de luz.
Essas informações podem fazer toda a diferença na hora de convencer um potencial cliente, e por isso merecem um lugarzinho especial nos destaques do perfil da sua empresa.
Viu só como é fácil organizar os stories no Instagram da sua empresa? A função de destaque é muito útil, por isso tem feito muito sucesso desde que foi lançada. Certamente veio para ficar, então é importante saber como usá-la a seu favor.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.