O controlador MPPT onde a sigla significa “maximum power point tracking” que em português é traduzido como “rastreamento do ponto de potência máxima”, tem o objetivo de controlar a saída do sistema fotovoltaico, controlando a tensão e a corrente a fim de manter a potência máxima do sistema.

Este equipamento pode ser utilizado em vários tipos de sistemas fotovoltaicos, é bastante utilizado em sistemas onde há presença de baterias, com por exemplo o sistema Off grid e o sistema híbrido com o objetivo de controlar a carga das baterias, mas também pode ser utilizado no sistema On grid com o objetivo de evitar a diminuição de eficiência do sistema.

Sistema Off grid

O sistema Off grid é utilizado quando a rede de energia fotovoltaica não está conectada na rede de energia pública, isso quer dizer que quando não houver a radiação solar, no horário noturno por exemplo, o sistema não terá energia elétrica. Para resolver este problema são instaladas baterias estacionárias, que tem a característica de manter uma carga alta por bastante tempo e ciclos de cargas altos.

Sistema Híbrido

O sistema híbrido é o On grid com a utilização de baterias estacionárias, ou seja, quando não houver a geração através das placas fotovoltaicas, a energia utilizada será da rede de energia pública, caso esta rede por algum motivo parar de fornecer, as baterias serão utilizadas.

Controlador MPPT e as baterias

O controlador MPPT é utilizado quando o sistema tem a presença de baterias pois ele será o responsável por controlar tensão e a corrente que irão carregar as baterias e também controlar quando a energia das baterias for utilizada.

Saiba neste post, qual a melhor bateria para se usar em um sistema de energia solar
Saiba neste post, qual a melhor bateria para se usar em um sistema de energia solar.

Controle na carga de baterias

Um sistema fotovoltaico gera uma tensão e corrente específicos de acordo com a quantidade de células em uma placa fotovoltaica, a bateria é carregada em uma tensão de 12V, que é diferente da tensão da placa solar, isso significa que entre a placa solar e a bateria deve ter um equipamento capaz de mudar a tensão gerada pela placa solar, para a tensão de 12V da bateria.

O controlador MPPT realiza o controle da tensão de saída, mas além disso ele também controla a corrente de saída, isso significa que tem a capacidade de controlar a potência de saída também. De acordo com o exemplo abaixo é possível identificar como o controlador mantém a potência máxima ao carregar uma bateria:

Vamos utilizar um sistema fotovoltaico com a tensão de saída de 15V e a corrente de 2A.

Utilizando a fórmula da potência: P = VxI, onde P = Potência, V = Tensão e I = Corrente, temos:

P = 15×2 = 30Watts de potência.

No momento em que é necessário carregar uma bateria de 12V, a tensão que era 15V será diminuída para 12V, caso permanecesse com a mesma corrente o sistema teria uma potência menor:

P = 12×2 = 24Watts, isso quer dizer que, caso utilize um controlador que somente controla a tensão de entrada e saída, o sistema não estará utilizando a potência máxima.

No caso do MPPT além de controlar a tensão de saída, ele também controla a corrente de saída, isso quer dizer que o objetivo sempre será manter a potência máxima mesmo com valores de tensão e corrente diferentes.

Utilizando os mesmos valores anteriores, ao carregar uma bateria o controlador MPPT irá receber 15V na entrada e irá manter a saída em 12V, a corrente gerada pelo sistema fotovoltaico era de 2A, neste caso o controlador irá aumentar a corrente para manter a potência máxima:

Antes: Tensão: 15V, Corrente: 2A e Potência 30W

Para calcular o novo valor de corrente é necessário utilizar a fórmula da potência:

P = VxI = 30 = 12 x I, neste caso o valor a ser identificado será a corrente.

I = 30/12 = 2,5A.

Isso quer dizer que a saída do controlador terá uma tensão de 12V, uma corrente de 2,5A para manter a potência máxima do sistema em 30W.

Diferença entre gerar uma potência maior e menor

Para carregar uma bateria é necessário gerar uma tensão do mesmo valor que utilizado na bateria e um fluxo de corrente elétrico, esse fluxo é a quantidade de elétrons por segundo que irão ser enviados para a bateria.

Veja as principais características do módulo monofacial
Veja as principais características do módulo monofacial.

Quando a corrente gerada é maior, o tempo de carga da bateria é menor, isso quer dizer que caso esteja utilizando um sistema Off grid em que a carga da bateria é utilizada diariamente, o tempo de carga é algo que deve ser levado em consideração.

Controlador MPPT em sistema On grid

O controlador MPPT também é utilizado no sistema On grid com o objetivo de sempre manter a máxima potência do sistema.

O sistema fotovoltaico tem uma variação em sua eficiência de acordo com alguns aspectos como a temperatura e sombreamento, isso faz com que a potência diminua e não seja utilizada a máxima potência que o sistema fotovoltaico pode oferecer.

Para atingir a máxima potência o controlador MPPT identifica que houve uma variação no fornecimento do sistema fotovoltaico, com isso, é realizado o controle de saída, variando a tensão e a corrente, isso faz com que o sistema sempre permaneça funcionando com a máxima potência.

Outro ponto importante também é o ilhamento, no caso de uma variação muito grande na rede de energia pública, o controlador desliga e isola o sistema para não gerar impacto na rede elétrica.

Valores e projetos

O controlador MPPT é em média 30% mais eficiente em comparação com o controlador PWM, mas em contrapartida é em média o dobro do preço. A análise para a utilização deste equipamento em um projeto deve ser realizada levando em consideração as condições do ambiente em que as placas estão sendo instaladas, como a presença de sombreamento que gera a diminuição da potência do sistema e também a temperatura ambiente que caso seja maior que 25ºC a eficiência irá diminuir proporcionalmente.  

O sistema que será utilizado também é muito importante, no caso se for On grid, Off grid ou híbrido, o modo de funcionamento será diferente para cada sistema de forma individual, porém sempre com o mesmo objetivo de manter a máxima potência do sistema.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares