A energia solar tem sido uma alternativa para países que sofrem ou sofreram danos de conflitos armados. Recentemente, o mundo vê como essa tecnologia tem ajudado a Ucrânia e a Europa, que sofrem com a escassez de combustíveis.

Outro país que é muito afetado por conflitos é a Síria. A maior parte de sua rede elétrica foi totalmente destruída. Por isso, o governo tem incentivado o uso da produção solar de eletricidade para ajudar a manter serviços essenciais ativos.

Dificuldades elétricas na Síria

As pessoas que ainda dependem da rede pública e de geradores privados foram particularmente afetadas pela grave escassez de combustível nas últimas semanas.

Para agravar ainda mais a crise de energia, houve um colapso econômico mais amplo desencadeado por conflitos, sanções ocidentais e a perda do território produtor de petróleo do nordeste pelo governo.

De acordo com um relatório do governo, a guerra na Síria causou 6,1 bilhões de libras sírias em danos indiretos e diretos a uma rede elétrica que cobria 99% da Síria.

A fim de incentivar o investimento em energia renovável, o estado introduziu incentivos como a eliminação de impostos de importação sobre equipamentos.

Bashar al-Assad, presidente do país, visitou uma usina de energia solar em setembro e afirmou que o Estado ainda está focado em formas tradicionais, mas expressou apoio ao investimento do setor privado.

Ele disse que o Estado poderia ser um parceiro na compra de energia elétrica e depois na venda aos consumidores.

A emenda à lei de eletricidade foi feita por Assad para incentivar o investimento do setor privado em energia tradicional e renovável. Permitiu que os produtores vendessem energia diretamente aos consumidores pela primeira vez.

Incentivo à energia solar no país

Madian Diyar é o chefe da autoridade de investimentos da Síria. Ele afirmou que 5 projetos de energia renovável foram licenciados até agora, cada um produzindo 200 megawatts-hora.

De acordo com o relatório do governo, isso ainda é uma quantia pequena em comparação com os 49 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade que a Síria produzia antes da guerra.

Baraa Sheira, do centro de Hama, é um dos empresários que recebeu uma licença para uma fazenda solar.

A rede estadual comprou a produção de 1 megawatt da usina construída por Sheira em 2020 a um custo de cerca de 800 mil dólares. 

Energia solar é uma alternativa viável em todos os países
Energia solar é uma alternativa viável em todos os países

As restrições dificultaram a importação de equipamentos e o colapso da libra síria – junto com a grande diferença entre as taxas de câmbio oficiais e do mercado ilegal – desencorajou os possíveis investidores.

Sheira sugeriu que o estado estabeleça “preços preferenciais” para a eletricidade gerada por energia solar para compensar os custos mais altos dos equipamentos e atrair mais investidores.

Agora, o país precisa encontrar maneiras de continuar o incentivo à produção de energia renovável para atender às famílias que não têm acesso ao básico.

Fonte: SolarQuarter

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares