Ainda que poucas pessoas tenham essa noção, saber como organizar os eletrodomésticos na cozinha pode te ajudar a economizar energia. A lógica por trás disso envolve diversos conceitos, como a temperatura do local e o esforço que os aparelhos fazem.

Felizmente, ideias para isso não faltam, bastando se atentar ao posicionamento dos objetos. Mas, para isso, é preciso se informar e ter uma boa noção do que se está fazendo. Do contrário, o resultado pode ser o oposto do pretendido.

Por que se preocupar em como organizar os eletrodomésticos na cozinha?

Pode parecer estranho descobrir que a posição dos seus móveis e aparelhos interferem em seu bolso. A verdade, entretanto, é que existe toda uma explicação para isso, tornando esse um fato. Dessa forma, saber como organizar seus eletrodomésticos na cozinha te possibilita poupar uma significante quantia ao fim do mês.

por que posicionar os aparelhos corretamente

Mais do que isso, essa é uma maneira de, também, garantir que eles funcionem corretamente. Com isso, a chance de sua vida útil ser prolongada cresce, bem como seu funcionamento melhora.

Essas são, afinal, aquelas dicas e sugestões que se encontram no meio do manual do consumidor. Aquele mesmo, que deve estar guardado em alguma gaveta ou, mais provavelmente, em algum lixo por aí.

Qual a relação entre organizar os eletrodomésticos na cozinha e economia de energia?

Para entender como a organização dos eletrodomésticos na cozinha e a conta de luz se relacionam, é preciso utilizar um pouco de conhecimento teórico. A justificativa para isso, então, está justamente no fato de estes serem aparelhos que realizam um grande esforço para se aquecer ou resfriar.

relação entre como organizar os eletrodomésticos na cozinha e economia

Com isso em mente, é simples entender que a temperatura ambiente faz total diferença no processo. Logo, posicionar um fogão — algo quente — próximo à geladeira — algo frio — faz com que ambos gastem mais energia. Enquanto o primeiro demora mais para aquecer, o segundo apresenta problemas em resfriar, afetando não somente sua fatura, mas também o seu dia a dia.

5 Dicas de como organizar os eletrodomésticos na cozinha para economizar

Agora que já está mais antenado à parte técnica deste discussão, chega o momento de focar na prática. Para isso, se faz necessário seguir algumas sugestões para que haja uma relevante economia de energia. Fique atento, então, a tudo o que será abordado nos tópicos abaixo e comece a aplicar essas técnicas em sua casa!

1. Geladeira

Quando se fala em organizar os eletrodomésticos na cozinha, o primeiro aparelho que vem à mente é a geladeira. Maior e mais gastador, este é um ponto crucial nessa jornada, sendo preciso bastante foco para alcançar seu objetivo. Mais do que isso, é bastante indicado saber se sua geladeira gasta muita energia. Se este for o caso, há algumas etapas a cumprir.

geladeira cheia com a porta aberta

Como explicado acima, esse é um dispositivo que depende da temperatura externa para funcionar. Se está mais quente, ele terá que trabalhar mais para resfriar os alimentos, se estiver frio, o esforço é menor. Sabendo disso, é bom não posicionar seu refrigerador próximo ao fogão ou outros aparelhos quentes. Seguindo essa lógica, evite também colocá-lo em um local com incidência de luz solar direta.

2. Fogão

Já falando sobre o item citado acima, o fogão é outro dos objetos que merecem um lugar especial. A ideia é bastante semelhante à do item anterior, porém com o sentido oposto. Neste caso, então, a sugestão é evitar deixá-lo próximo à geladeira e ao freezer, que tornarão seu trabalho mais complicado.

como organizar os eletrodomésticos na cozinha fogão ligado

Há, também, outras maneiras de economizar ao se utilizar do dispositivo, em especial do forno. Para isso, o mais indicado é não abrir o aparelho a todo o momento, já que isso faz o calor sair. Dessa forma, ele deve trabalhar ainda mais para manter o seu interior aquecido, o que representa um maior gasto de energia elétrica para você.

3. Micro-ondas

Por ter um objetivo bastante similar ao do fogão, o micro-ondas apresenta dicas parecidas ao irmão maior. Assim, saber como organizar os eletrodomésticos na cozinha te permite aproveitar mais desse aparelho. Novamente, então, seu posicionamento próximo ao refrigerador e ao freezer é contraindicado.

micro-ondas posicionado e instalado

Uma característica própria sua, entretanto, é que ele precisa de um espaço de respiro ao seu redor. De acordo com as fabricantes, uma boa medida é de 20 centímetros dos lados e atrás e 10 centímetros acima. Esse espaçamento permite que ele não superaqueça e, por consequência, gaste mais energia e perca sua funcionalidade rapidamente.

4. Lava-louças

Ao falar sobre a lava-louças, é preciso destacar que este é um dos aparelhos que mais consomem energia na casa. Segundo o simulador da ENEL, se utilizado 1 hora por dia, ele representa 45kWh por mês, o que pode te custar por volta de 25 reais. Não à toa, sua utilização deve ser feita com cuidado e bastante discernimento. Para evitar gastar muito ao fim do mês com sua lava-louças, o mais indicado é seguir algumas dicas.

como organizar os eletrodomésticos na cozinha com a lava-louças

Primeiramente, é bom analisar a tabela de eficiência energética do INMETRO de seu aparelho — o ideal é que ele seja classificado como A. Além disso, configurá-lo para uma temperatura menor (cerca de 55°C) ajuda bastante, bem como esperar juntar uma carga completa para utilizá-la.

Por fim, evite enchê-la com peças muito sujas, já que será preciso mais esforço. Assim, faça uma rápida limpeza antes de posicionar os itens.

5. Eletroportáteis

Para finalizar essa lista de sugestões, não se pode esquecer dos eletroportáteis, que mesmo menores consomem energia. Aqui, podem entrar os mais diversos aparelhos, que vão de um liquidificador a uma torradeira, de uma fritadeira elétrica e uma máquina de café. Você pode até se esquecer deles, mas lembrará quando a conta chegar no fim do mês.

torradeira branca

Dessa forma, ainda que cada um tenha suas características específicas, é bastante indicado evitar utilizá-los no horário de pico da energia. Neste momento, o valor é mais alto e qualquer gasto conta. Assim, quando focado em como organizar os eletrodomésticos na cozinha, lembre-se também destes dispositivos. As lógicas são basicamente as mesmas e os resultados podem te surpreender positivamente.

Aprenda a economizar com a Solfácil!

Sem dúvida alguma, cada vez mais se faz preciso ter foco na economia de energia elétrica. E uma maneira inteligente de fazer isso é se preocupar com como organizar os eletrodomésticos na cozinha. Ainda que seja apenas uma atividade, junto a tantas outras você pode conseguir excelentes resultados. Para melhorá-los e poupar ainda mais dinheiro, o ideal é investir em parcerias que te ajudem nesse caminho.

Assim, a Solfácil é a melhor opção para investir em painéis de energia solar, renovável e sem custo. Confiável e segura, a empresa conta com assistência de qualidade para te auxiliar a qualquer momento. Mais do que isso, te oferece a oportunidade de contar com uma fonte sustentável e gratuita de energia elétrica.

Posts Similares