Inúmeras pessoas se perguntam se, de fato, retirar os aparelhos da tomada auxilia a economizar energia elétrica. Principalmente por conta da atual situação econômica do país, esse é um questionamento interessante.

Imagine por exemplo, descobrir que todos aqueles eletrodomésticos que você nem utiliza, mas estão conectados à energia, representam boa parte de sua conta de luz.

De fato, essa é uma preocupação que atinge grande parte dos brasileiros, principalmente os que têm esse costume. Pois é, parece que sua tv, seu micro-ondas e seu roteador podem estar complicando sua vida financeira.

Mas, será que aquele luz piscando do standby faz tanta diferença assim no fim do mês? Para encontrar tal resposta, é preciso se munir de informação.

Por que retirar aparelhos da tomada economiza energia?

Na cabeça de boa parte dos consumidores, ao apertar o botão de desligar, o consumo de energia elétrica é interrompido. A realidade, entretanto, é outra, visto que o dispositivo continua a gastar sua eletricidade. Para explica isso, basta se focar em dois pontos. Em primeiro, ele continua funcionando, já que existe a luz do standby e o próprio sistema do eletrodoméstico.

por que retirar aparelhos da tomada para economizar energia

Outro fator a se analisar é que, simplesmente por estar conectado à tomada, já há uma movimentação na rede elétrica. Dessa forma, é simples entender que retirar os aparelhos da tomada para economizar energia pode sim te ajudar. Talvez um único dispositivo não mude sua vida, mas ao somar todos os que existem em sua casa, será simples verificar uma considerável redução em sua fatura.

Sabe aquele ditado “uma andorinha só não faz verão”? Então, a lógica é bastante parecida aqui.

Posso deixar o aparelho na tomada no modo standby?

Ainda que seja explicado tudo isso, há os que optam por desligar seus aparelhos, mas não os retirar da tomada. Em suas cabeças, o modo standby é o suficiente para reduzir o gasto energético e, com isso, suas faturas.

Na prática, porém, essa não é uma solução muito interessante, já que, como dito acima, essa é uma configuração que ainda consome energia. Não adianta, para economizar de verdade é necessário retirar os aparelhos da tomada.

televisão em standby gastando energia

A explicação pode ser mais bem entendida no post Aparelhos em StanBy: É errado deixar seus eletrodomésticos no modo de espera?.

Ainda assim, de forma bastante simplificada, é possível dizer que essa atitude não é sustentável e nem econômica. Mais do que não ajudar o meio ambiente, você também vê as desvantagens claras em seus gastos ao fim do mês. E somente neste momento as pessoas percebem os efeitos de tal atitude.

Não retirar aparelhos da tomada em números

Infelizmente, grande parte dos brasileiros somente se preocupa com os problemas quanto estes afetam seu bolso. Com isso em mente, é interessante trazer alguns dados para demonstrar o custo da estratégia.

De acordo com estudos do Instituto Akatu, a soma de todos os dispositivos de uma casa em standby pode representar 12% de sua conta mensal. Sim, mais de um décimo de seu consumo é proveniente de itens que sequer estão sendo utilizados.

retirar aparelhos da tomada para economizar energia em numeros

Se estes valores não te convencerem, que tal ouvir especialistas no assunto falando dos danos da técnica? Para isso, basta analisar as recomendações do U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão americano responsável pela segurança dos produtos e dos consumidores.

Não somente pela economia, o governo dos Estados Unidos recomenda desplugar os dispositivos também por conta do risco de incêndios ou choques.

Quais aparelhos mais gastam energia se não retirados da tomada?

Agora que já entendeu todo o conceito e sabe dos problemas de não retirar os aparelhos da tomada para economizar energia, fica a questão: o que gasta mais? Para chegar a essa resposta, porém, se faz preciso analisar os eletrodomésticos e outros eletrônicos que você utiliza em sua casa.

Outro ponto importante tem a ver, justamente, com o tempo que você os deixa ligado desnecessariamente na energia elétrica. Dessa forma, depende muito de caso a caso.

tomada com diversos plugs conectados

Ainda assim, há uma lista dos aparelhos que mais consomem eletricidade, a qual você pode se basear para tomar um maior cuidado. Em geral, a cozinha é onde eles mais se encontram, caso de geladeira, fogão e, principalmente, micro-ondas.

Ar-condicionado também consome bastante, bem como uma televisão em standby. Vale ressaltar, também, aqueles itens que você nem se lembra que estão ligados, como o roteador de wi-fi e o modem de tv a cabo.

Como a tecnologia pode ajudar?

Depois de tanta notícia negativa, se faz interessante focar um pouco no lado positivo de toda essa discussão. Aqui, o destaque está na maneira como a evolução da tecnologia torna possível deixar de se preocupar com isso — futuramente.

O motivo para esta afirmação está no desenvolvimento de dispositivos que podem, sim, não ser retirados da tomada e ainda assim economizar energia.

retirar aparelhos da tomada para economizar energia e a evolução da tecnologia

Por conta de uma pressão popular e dos próprios órgãos governamentais, as fabricantes perceberam o problema e buscaram uma solução. Muito por isso, boa parte dos modelos mais atuais de seus produtos apresentam fontes de alimentação mais avançadas.

Graças a elas, determinados itens já apresentam uma redução de até 90% no consumo quando no modo de espera. Ainda que não esteja disponível a todos, essa tecnologia auxiliará muitas pessoas nos próximos anos.

Aprenda a economizar com a Solfácil!

Não é novidade alguma que cada vez mais se faz preciso ficar de olho no consumo de energia elétrica. Para isso, retirar os aparelhos da tomada quando não estiver os utilizando é uma solução excelente. Melhor que isso, porém, é deixar de depender dos meios tradicionais para conseguir sua eletricidade. Ao buscar novas alternativas, afinal, você pode se deparar com uma realidade muito mais econômica e animadora.

Assim, a Solfácil é a melhor opção para investir em painéis de energia solar, renovável e sem custo. Confiável e segura, a empresa conta com assistência de qualidade para te auxiliar a qualquer momento. Mais do que isso, te oferece a oportunidade de contar com uma fonte sustentável e gratuita de energia elétrica.

Posts Similares