A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia que definitivamente veio para ficar, pois, o impacto gerado por ela é algo muito valorizado, desde os consumidores menores (como residências e pequenos comércios) até os maiores (como grandes indústrias). 

Como é de se imaginar, o uso de energia solar pelo setor industrial possui um reflexo ainda mais significativo, levando em consideração os altos índices de consumo de eletricidade devido ao funcionamento de máquinas, motores, refrigeração e iluminação. 

Para ficar por dentro do assunto, confira a seguir quais são os reflexos do uso da energia solar no setor industrial. 

Menor impacto na natureza 

A energia solar é proveniente da iluminação do sol, que chega à superfície da Terra por meio dos raios solares, que são uma fonte natural, não poluente e inesgotável de energia. Isso faz com que o investimento em energia solar, sobretudo pelas grandes empresas, consiga diminuir consideravelmente o uso dos recursos naturais e esgotáveis. 

A energia verde é uma bandeira que deve ser levantada!
A energia verde é uma bandeira que deve ser levantada!

Além disso, a exploração da energia solar não gera resíduos, como é o caso, por exemplo, das usinas termelétricas. Esse tipo de usina funciona a partir da queima de combustíveis fósseis, e por isso é uma das maiores contribuintes para a emissão de poluentes no meio ambiente. 

Já no caso da energia solar, os equipamentos são fabricados a partir de procedimentos industriais extremamente controlados e que não prejudicam a natureza. Além disso, podem ser reciclados após atingir o seu tempo de vida útil, gerando menos acúmulo de lixo

Todos esses fatores fazem com que todo o procedimento envolvido na geração de energia solar seja considerado altamente sustentável e ecologicamente consciente. 

Energia solar em indústrias: Economia de energia e dinheiro

A energia solar é altamente versátil, e por isso se adequa muito bem a diversos contextos, desde a complexidade dos tipos de consumidores até a variedade de nichos industriais que podem explorá-la.

As fábricas brasileiras também enxergam um grande diferencial nessa forma de geração de energia, e por isso já é possível encontrar indústrias mecânicas, alimentícias, de vestuário, moveleiras e farmacêuticas (entre muitas outras) no Brasil que usufruem dos benefícios que essa tecnologia promove.  

Independente do tamanho ou nicho de atuação do seu negócio, a energia solar é capaz de proporcionar uma economia considerável nos custos fixos da produção. Ainda que em um primeiro momento seja necessário desembolsar um alto valor para investir em um projeto fotovoltaico, já no mês seguinte à instalação a conta de energia diminui drasticamente. 

A implementação de um sistema solar fotovoltaico possibilita uma economia de até 95% no valor total da conta de luz.

Com os altos gastos mensais que as indústrias têm com eletricidade, isso representa uma grande redução nos custos de produção e também um aumento da margem de lucro da empresa. Estimativas indicam que o investimento em energia solar por parte de grandes indústrias pode gerar uma economia de até R$ 180 mil ao ano.  

O lucro a longo prazo pode animar na hora de investir em energia verde.
O lucro a longo prazo pode animar na hora de investir em energia verde.

A longo prazo, toda e qualquer energia gerada pelos painéis fotovoltaicos instalados na empresa será transformada em economia. Isso pode ser um enorme alívio à equipe gestora, já que não será mais preciso se preocupar com os gastos mensais referentes à eletricidade.

Vantagem competitiva no mercado

As mudanças climáticas são uma questão ambiental urgente e uma grande preocupação de cidadãos de todos os cantos do mundo. A responsabilidade das indústrias frente ao problema é ainda maior, levando em consideração a emissão de gases poluentes que contribuem com o aquecimento global. 

Quando uma empresa adota medidas sustentáveis e ecologicamente conscientes, passa uma mensagem importante aos seus colaboradores, parceiros, investidores e consumidores. Essa é uma forma de se colocar no mercado com uma postura diferenciada e ecologicamente correta, fazendo com que o negócio seja visto com bons olhos por todos. 

Assim, o uso de energia solar em indústrias e fábricas pode destacar a sua empresa no mercado como uma instituição que se preocupa com os recursos naturais, e investe em ações verdadeiras para diminuir os impactos ambientais de sua produção.

É o tipo de iniciativa que certamente aumenta sua vantagem competitiva no seu segmento de atuação, pois gera ainda mais valor aos seus produtos. 

Energia solar em indústrias: Incentivo à cultura da sustentabilidade

Como dito acima, a preocupação com o meio ambiente é uma pauta atual e que concerne a todos. Um dos principais assuntos envolvidos nesse debate é a questão da sustentabilidade, que também está cada vez mais em alta, principalmente nos espaços corporativos. 

Assim, se faz necessário inovar e investir em iniciativas e sistemas que possibilitem o uso consciente dos recursos. Empresas de diversos setores estão engajadas no tema, de modo que possam desenvolver uma produção consciente e sustentável, ao mesmo tempo em que contribuam com a conscientização da população sobre a importância da sustentabilidade. 

Tendo isso em vista, foi desenvolvido em 1994 o conceito de Tripé da Sustentabilidade, que envolve três aspectos fundamentais da administração empresarial: Social, Ambiental e Financeiro.

Esses aspectos devem interagir e desenvolver-se harmoniosamente a fim de garantir a integridade do planeta e da sociedade durante o desenvolvimento econômico-industrial.

Isso significa que as empresas devem aderir a práticas sociais, ambientais e econômicas que estejam alinhadas para o seu desenvolvimento. No âmbito social, a função é de proporcionar qualidade de vida às pessoas que estão ligadas à empresa, dentro ou fora da companhia.

Energia solar em indústrias: Boas práticas ambientais podem atrair mais clientes e investidores!
Boas práticas ambientais podem atrair mais clientes e investidores!

Para contemplar o aspecto ambiental, é preciso que as empresas criem ações para minimizar os impactos negativos causados pelas suas atividades, como por exemplo usando as matérias-primas, reciclagem e fontes de energia renováveis de maneira eficiente. 

No contexto econômico, o foco é a lucratividade, de modo que essa meta seja possível ao sustentar a utilização de recursos naturais, viabilizando a qualidade de vida de seus colaboradores. Assim, forma-se o Tripé da Sustentabilidade, com três frentes amplas que devem ser desenvolvidas em equilíbrio. 

Grandes instituições como Banco do Brasil, Natura e L’Oréal já estão investindo suas fichas na sustentabilidade enquanto propósito e princípio norteador para o seu desenvolvimento.

No entanto, não são apenas indústrias renomadas que aderem a esse movimento. Empreendedores de pequeno e médio porte também já reconhecem a necessidade e importância de considerar iniciativas sustentáveis dentro das suas empresas. 

Esse objetivo em comum possibilita que as corporações desenvolvam projetos eficientes, com potencial para minimizar o impacto ambiental de sua produção e educar e conscientizar seus funcionários e seu público-alvo.

Podem envolver desde atividades mais simples, como a instalação de postos de coleta seletiva e diminuição do uso de papel, até os mais complexos, como o uso de biocombustíveis nos abastecimentos e adoção das fontes renováveis de energia. 

As vantagens da energia solar vão muito além de uma boa economia no orçamento mensal das indústrias. Faz parte, sobretudo, de uma preocupação mundial, que visa uma mudança nas formas de produção e consumo.

Posts Similares