Muitas pessoas têm dúvidas de como saber se a sua geladeira gasta muita energia. Essa preocupação é mais do que justificada, especialmente em momentos como o atual, considerando as altas tarifas de energia e a preocupação com o consumo consciente. Ainda assim, é preciso cautela para fazer essa análise e obter mais economia na conta de luz. 

Não adianta desligar o eletrodoméstico ou apenas substituir o item mais velho por um novo. Na verdade, diversos fatores implicam no consumo desse aparelho, estando estes ligados a variados temas. Sendo assim, buscar informação é o caminho para pensar no assunto com responsabilidade.

Para entender mais sobre tudo isso, confira o artigo a seguir. Nele, você poderá compreender a fundo quais aspectos devem ser considerados, a importância de ter esses dados, qual o consumo médio do item e como calculá-lo.

Mais do que isso, aproveite 8 dicas especiais para economizar em sua conta de energia!

A importância de saber se sua geladeira gasta muita energia

Em meio à vida corrida, uma grande parte dos consumidores esquece de analisar suas contas de luz e conferir o que pode estar causando o aumento no valor cobrado. 

Muitas vezes, essas pessoas acabam atribuindo esse encarecimento a fatores externos à sua residência e forma de consumo, como a inflação e a política.

Pode acontecer, no entanto, do problema ter origem dentro da sua casa, como o funcionamento de alguns de seus eletrodomésticos. O refrigerador, sem dúvidas, pode ser um deles.

Como saber se sua geladeira gasta muita energia
Como saber se sua geladeira gasta muita energia

Por isso é tão importante saber se sua geladeira gasta muita energia. Dessa forma, você terá mais condições de compreender o consumo de energia em sua casa e, assim, controlar melhor os seus gastos.

Mais do que isso, ter esse conhecimento pode também melhorar a eficiência do aparelho e oferecer mais produtividade em sua rotina. Isso sem falar que, obviamente, ao reduzir o seu consumo, você também colabora com o meio ambiente, pensando também no bem-estar de todos ao seu redor.

Agora que você já sabe porque é tão importante saber se sua geladeira está gastando muita energia, é hora de aprender a identificar esse problema. Veja a seguir!

Como saber se sua geladeira gasta muita energia pela média do mercado

Uma das principais maneiras de saber se sua geladeira gasta muita energia é por meio das informações concedidas pelo próprio mercado de fabricação e venda de eletrodomésticos.

Isso se justifica porque as próprias fabricantes têm esse controle, oferecendo dados úteis aos consumidores como você, que se preocupam com o nível de consumo de energia dos itens domésticos.

Assim, basta pesquisar o modelo desejado e verificar seus dados técnicos. Buscar pelo índice de eficiência energética do Inmetro também é bastante indicado.

Veja a média de consumo, e saiba se sua geladeira consome o correto
Veja a média de consumo, e saiba se sua geladeira consome o correto

Para te auxiliar, disponibilizamos a seguir uma tabela com a média de consumo de alguns aparelhos disponíveis no mercado. O cálculo foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e é dividido de acordo com a capacidade, em litros, dos eletrodomésticos, além de seu tipo. Confira: 

TipoCapacidadeConsumo mensal (kW/h)
Geladeira28025
Geladeira31028,1
Geladeira36031,5
Geladeira + Freezer35053,1
Geladeira + Freezer40058,1
Geladeira + Freezer44067,4

Além disso, outra dúvida muito comum, principalmente na hora de escolher um novo eletrodoméstico, é em relação à voltagem. Continue a leitura para saber se esse aspecto realmente faz diferença no consumo de energia da geladeira.

110 ou 220: Qual geladeira gasta mais energia?

Quando o assunto é o consumo de energia de aparelhos eletrodomésticos, uma das principais dúvidas a respeito se refere à voltagem do aparelho, ou seja, se ele é 110v ou 220v. Ao contrário do que muitos podem imaginar, a versão com maior voltagem tende a ser mais econômica.

Isso não significa, porém, que seja uma obrigação contar com esse modelo. Primeiramente, você deve analisar se a sua residência está adaptada para esse tipo de aparelho. É preciso, por exemplo, ter uma tomada 220v em sua cozinha, para alimentar a geladeira com essa voltagem.

Mas se você não pretende trocar esse item tão cedo e gostaria de saber, na verdade, se o que você tem em casa gasta ou não muita energia devido à voltagem que tem, não é preciso se preocupar.

Confira a melhor voltagem para sua geladeira
Confira a melhor voltagem para sua geladeira

O que faz realmente a diferença em seu consumo é como o aparelho é utilizado. Mesmo modelos de 110v podem ser eficientes se utilizados de maneira correta e consciente. 

Mais importante do que a voltagem, é atentar para a classificação do Selo Procel de Economia de Energia.

O Selo Procel é uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer os equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes e que consomem menos energia dentre as opções disponíveis no mercado. 

Essa classificação é realizada em parceria com o Inmetro, e portanto é o que há de mais seguro em relação à eficiência de aparelhos. Na hora de comprar um novo item, não esqueça de consultar as informações presentes no Selo, que geralmente fica posicionado em local visível no produto. 

Como dito acima, não basta apenas comprar uma geladeira econômica, pois o que faz realmente a diferença é como ela será utilizada no dia a dia em sua casa. Confira a seguir algumas dicas importantes em relação a isso. 

8 Dicas para saber se sua geladeira gasta muita energia elétrica

Na hora de fazer uma análise em relação ao consumo de sua geladeira, muitos consumidores acabam esquecendo de considerar sua própria responsabilidade nessa conta.

Há diversas estratégias que podem ser adotadas para que o aparelho consuma menos no dia a dia.

Mas por não conhecê-las, ou por se esquecer de colocá-las em prática, muita gente acaba sobrecarregando o funcionamento do seu aparelho, fazendo com que ele consuma mais energia e tenha mais participação nos gastos da conta de luz. 

Confira a seguir 8 maneiras de verificar se sua geladeira gasta muita energia e como melhorar o seu consumo.

1. Verifique a posição

Pode até parecer óbvio, mas um dos fatores que mais fazem um refrigerador consumir grandes quantidades de energia é sua posição. Em especial, isso ocorre quando ele é posicionado ao lado de objetos que aquecem, como fogões, fornos ou aparelhos micro-ondas.

Colocar a geladeira em locais onde há muita incidência solar direta também não é recomendado. Isso faz com que o aparelho tenha que trabalhar mais para manter uma temperatura baixa.

É importante observar a localização da sua geladeira, e afasta-la de superfícies quentes
É importante observar a localização da sua geladeira, e afasta-la de superfícies quentes

Portanto, nossa primeira dica para saber se sua geladeira gasta mais energia do que o necessário é verificar o local onde ela está posicionada em sua cozinha.

Opte por acomodá-la em um local fresco, longe dos aparelhos citados e livre de incidência solar. Sem essas interferências, o eletrodoméstico vai trabalhar em condições normais, rendendo mais. 

2. Confira a vedação

Como você já deve ter percebido, geladeiras e freezers possuem borrachas que têm como função vedar as portas. Na prática, essa ferramenta visa evitar a saída do ar frio para impedir o aumento da temperatura interna.

Sendo assim, se essas borrachas estiverem mal instaladas ou danificadas, a vedação da geladeira fica comprometida, o que pode fazer com que ela acabe gastando muito mais energia para manter a temperatura interna apropriada.

Confira se a vedação da geladeira não esta comprometida
Confira se a vedação da geladeira não esta comprometida

Notou aumento na conta de luz? Verifique as borrachas da geladeira. Se elas não estiverem vedando direito, certamente serão um dos principais motivos para esse acréscimo. 

Portanto, ficar de olho nesse detalhe e fazer a manutenção das borrachas da geladeira sempre que necessário é uma das formas de garantir seu funcionamento adequado.

Para verificar se estão vedando bem, tente prender uma folha de papel na porta. Se a folha cair, significa que a borracha não está vedando como deveria, e já é hora de trocá-la.

3. Cuidado com os alimentos

O ritmo corrido do dia a dia faz com que diversos aspectos sejam negligenciados, como o cuidado com os alimentos na hora de guardá-los na geladeira. 

É muito comum que, após as refeições, a comida que sobrou seja guardada na geladeira, antes mesmo de esfriar.

Esse hábito pode ser mais um responsável pelo aumento do consumo da geladeira e, consequentemente, acréscimo nas contas de luz. Isso acontece porque o aparelho terá que se esforçar mais para refrigerar seu interior, tendo em vista o alimento ainda quente armazenado.

Observe a temperatura dos alimentos antes de levá-los ao refrigerador
Observe a temperatura dos alimentos antes de levá-los ao refrigerador

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se esperar pelo menos meia hora antes de guardar os alimentos no eletrodoméstico. De qualquer forma, sempre vale a pena verificar se a temperatura ainda está alta, e guardar os itens apenas quando já estiverem mais frios.

4. Regule sempre a temperatura

Isso muitas vezes pode passar despercebido, mas todos os refrigeradores possuem uma regulagem de temperatura. Em geral, os aparelhos contam com as opções “mínimo”, “médio” ou “máximo”, ou, ainda, podem conter variações segundo as estações do ano.

Como é de se imaginar, essas alternativas não estão lá por acaso. A verdade é que podem fazer toda a diferença no consumo da sua geladeira. Se você não sabe o motivo da sua geladeira estar gastando muita energia, pode ser simplesmente uma questão de regulagem.

Regule a temperatura do equipamento de acordo com a necessidade de desempenho
Regule a temperatura do equipamento de acordo com a necessidade de desempenho

A função dessas opções é, basicamente, adaptar a temperatura interior à temperatura exterior. Dessa forma, quando está mais frio, é possível fazer menos esforço para resfriar o ambiente interno, consumindo menos energia elétrica.

5. Mantenha o aparelho limpo

Outro aspecto que pode ser determinante no consumo da geladeira são suas condições de limpeza. Isso porque as partículas de sujeira podem tornar ainda mais difícil o trabalho realizado pelo aparelho para refrigerar seu interior e manter a temperatura adequada.

Limpeza e higiene colaboram para o bom funcionamento do equipamento
Limpeza e higiene colaboram para o bom funcionamento do equipamento

Por isso, nossa quinta dica é manter o aparelho sempre bem higienizado. Resquícios de comida podem cair nas prateleiras, mas basta passar um pano úmido para evitar que isso atrapalhe o funcionamento. Além disso, procure manter certa frequência de limpeza, para evitar que a sujeira se acumule com o tempo.

6. Evite desligar o refrigerador

Você provavelmente já deve ter ouvido o mito de que tirar a geladeira da tomada durante a noite pode diminuir o seu consumo de energia. 

Ao desligar sua geladeira por um determinado período de tempo, a temperatura do seu interior tende a subir consideravelmente. Ao religá-la, precisará trabalhar muito mais para alcançar a sua temperatura ideal novamente.

Esse esforço extra acaba consumindo muito mais energia do que manter a geladeira funcionando normalmente durante a noite.

Não desligue a geladeira, nem no período noturno
Não desligue a geladeira, nem no período noturno

Portanto, desligar a geladeira tem o efeito contrário: além de não resultar em nenhuma economia, ainda faz com que o motor da sua geladeira tenha trabalho dobrado para recuperar a temperatura interna adequada. Sendo assim, desligue o aparelho apenas quando for estritamente necessário.

7. Não abra a porta constantemente

Já é de conhecimento público que inúmeros consumidores abrem a porta de seus refrigeradores “para pensar”, como dizia uma comunidade na antiga rede social Orkut.

A comunidade continha mais de um milhão de membros, e apesar de ter gerado um meme imortal, é importante pontuar que esse hábito não é lá muito interessante para quem deseja diminuir a conta de luz ou prezar pelo consumo consciente.

Evite abrir a porta da geladeira a todo momento
Evite abrir a porta da geladeira a todo momento

Ao longo do dia, pode-se recorrer à geladeira na busca por algum lanchinho, verificando quais são as opções. No entanto, abrir a geladeira com frequência ou passar um bom tempo com a porta aberta faz com que o ar frio saia do aparelho, resultando em um esforço extra do seu motor para estabelecer a temperatura ideal. 

Sendo assim, esse é mais um hábito para ser inserido no seu cotidiano: abra a geladeira apenas quando for necessário, já tendo em mente o que gostaria de pegar dentro do aparelho para que a porta não fique aberta por muito tempo.

8. Garanta a manutenção em dia

Por fim, se faz necessário destacar que aparelhos com a manutenção em dia consomem menos energia. Por conta disso e da tecnologia defasada, refrigeradores mais antigos tendem a gastar mais energia. Se você tem um aparelho mais velhinho em casa, atentar para o tempo de manutenção é ainda mais importante. 

Nem sempre é possível identificar o que, exatamente, ocasionou o aumento no consumo de energia, mas ter a manutenção da sua geladeira sempre atualizada vai ajudar a evitar problemas futuros. Isso diz respeito não apenas à economia na conta de luz, mas também em relação a reparos que possam ser necessários quando o item não passa pela manutenção adequada.

Com essas dicas, você agora já sabe como identificar se a sua geladeira pode ser a responsável pelo aumento na fatura de energia, e o que fazer para reverter esse problema. 

Quer uma dica extra que vai fazer ainda mais diferença no seu consumo de energia? Invista em energia solar! Além de obter uma economia de até 95% na conta de luz, essa economia provê a geração de energia limpa e a partir de uma fonte renovável.

Toda manutenção preventiva, é sempre mais barata do que a tardia
Toda manutenção preventiva, é sempre mais barata do que a tardia

Outra vantagem interessante é que você deixa de depender tanto das distribuidoras de energia. A Solfácil é a primeira fintech especializada em investimentos no setor de energia solar, e pode te ajudar a conquistar o sonho da autonomia energética. 

Essas sugestões foram úteis para você? Compartilhe esse artigo para alcançar ainda mais pessoas e contribuir com um consumo mais consciente.

Aprenda a economizar com a Solfácil!

Não é novidade alguma que a conta de energia está cada vez mais alta, independentemente dos fatores externos. Assim, mesmo entendendo como saber se sua geladeira gasta muita energia, você ainda terá que arcar com esse custo ao fim do mês. Para evitar tal cobrança, nada melhor do que ter ao seu lado, parceiros que te tragam conhecimento e experiência!

Para isso, a Solfácil é a melhor opção para investir em painéis de energia solar, renovável e sem custo. Confiável e segura, a empresa conta com assistência de qualidade para te auxiliar a qualquer momento. Mais do que isso, te oferece a oportunidade de contar com uma fonte sustentável e gratuita de energia elétrica.

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares