Inúmeras são as pessoas que se perguntam sobre como saber se sua geladeira gasta muita energia. Especialmente em momentos como o atual, essa preocupação é mais que justificada. Ainda assim, é preciso calma para fazer essa análise.

Não adianta desligar o eletrodoméstico ou apenas substituir o item mais velho por um novo. Na verdade, diversos fatores implicam no consumo desse aparelho, estando estes ligados a variados temas. Sendo assim, informação se apresenta como o bem mais valioso para pensar no assunto.

Para entender mais sobre tudo isso, confira os parágrafos a seguir. Neles, você poderá compreender afundo a importância de ter esses dados, qual o consumo médio do item e como calculá-lo. Mais do que isso, aproveite 8 dicas especiais para economizar em sua conta de energia!

A importância de saber se sua geladeira gasta muita energia

Em meio à vida corrida, uma grande parte dos consumidores esquece de conferir o que tem causado o aumento em sua conta de luz. Muitas vezes, essas pessoas acabam colocando toda a culpa na inflação e na política. O que não sabem, porém, é que alguns de seus eletrodomésticos podem ser os verdadeiros responsáveis por tal aumento repentino. E, sem dúvidas, o refrigerador é um deles.

importancia de ver o consumo de eletrodomesticos

Não à toa, saber se sua geladeira gasta muita energia é vital para controlar seus gastos. Mais do que isso, ter esse conhecimento pode também melhorar a eficiência do aparelho e, assim, te auxiliar mais em sua rotina. Isso sem falar que, obviamente, ao reduzir o seu consumo, você também colabora com o meio ambiente, pensando também no bem-estar de todos ao seu redor.

Como saber se sua geladeira gasta muita energia pela média do mercado

Uma das principais maneiras de como saber se sua geladeira gasta muita energia é por meio do mercado. Isso se justifica porque as próprias fabricantes têm esse controle, podendo ser um dado útil para você. Assim, somente é preciso pesquisar o modelo desejado e verificar seus dados técnicos. Buscar pelo índice de eficiência energética do Inmetro também é bastante indicado.

média de como saber se sua geladeira gasta muita energia

Para te auxiliar, entretanto, abaixo você pode conferir uma média de consumo de alguns aparelhos disponíveis no mercado. O cálculo foi feito pela ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica — e é dividido de acordo com a capacidade, em litros, dos eletrodomésticos, além de seu tipo.

TipoCapacidadeConsumo mensal (kW/h)
Geladeira28025
Geladeira31028,1
Geladeira36031,5
Geladeira + Freezer35053,1
Geladeira + Freezer40058,1
Geladeira + Freezer44067,4

110 ou 220: Qual geladeira gasta mais energia?

Uma das grandes dúvidas a respeito desse tema se refere à voltagem do aparelho, ou seja, se ele é 110v ou 220v. Ao contrário do que muitos podem imaginar, a versão com maior voltagem tende a ser mais econômica.

Isso não significa, porém, que seja uma obrigação contar com esse modelo. Primeiramente, você deve analisar se há de fato uma tomada para ela e sua cozinha. Sem isso, de nada adiantará o esforço.

tomada de 110v ou 220v para refrigerador

Agora, se está querendo saber se a sua geladeira gasta muita energia, não precisa, necessariamente, se preocupar com esse ponto. Uma justificativa simples para isso é que mesmo, modelos de 110v podem ser eficientes se utilizados da maneira correta.

Mais importante do que isso, faça questão de adquirir um que apresente classificação A de consumo segundo o Inmetro. Dessa forma, mesmo consumindo mais, dificilmente o refrigerador interferirá em sua conta de luz.

8 Dicas para saber se sua geladeira gasta muita energia elétrica

Na hora de fazer toda essa análise, muitos consumidores acabam esquecendo de adicionar a sua parte nessa conta. Há diversos pontos, afinal, que eles mesmos podem auxiliar para que o aparelho consuma menos no dia a dia. Por não saber, ou ainda se esquecer, acabam ajudando para que seu refrigerador gaste mais. Assim, confira a seguir 8 formas de melhorar o consumo de sua geladeira.

1. Verifique a posição

Pode até parecer óbvio, mas um dos fatores que mais fazem um refrigerador gastar mais é sua posição. Em especial, isso ocorre quando ele é posicionado ao lado de objetos que aquecem, como fogões ou micro-ondas.

Colocá-lo em locais onde há muita incidência solar também é bastante desaconselhado. A lógica, afinal, é que o aparelho terá que trabalhar mais para manter uma temperatura baixa. Sem esse desafio, ele trabalha em sua condição normal, rendendo mais.  

como saber se sua geladeira gasta muita energia de acordo com a posição na cozinha

2. Confira a vedação

Como você já deve ter percebido, todas os aparelhos como esse possuem borrachas que têm como função vedar as portas. Na prática, essa ferramenta visa evitar a saída do ar frio e, consequentemente, aumentar a temperatura interna.

Fica simples saber que sua geladeira gasta muita energia se tais borrachas estiverem má-instaladas ou mesmo danificadas. Ficar de olho neste detalhe se apresenta, então, como uma forma bastante simples de economizar todos os meses.

vedação de refrigerador deve estar certa

3. Cuidado com os alimentos

Novamente por conta da vida corrida que a sociedade vive, é comum que, ao terminar de comer, você coloque tudo o que sobrou na geladeira. Ainda que seja uma atividade inocente, ela pode determinar o porquê de você pagar mais pela energia.

A lógica aqui é semelhante às demais, visto que o aparelho terá que se esforçar mais para refrigerar seu interior. Assim, recomenda-se esperar pelo menos meia hora antes de guardar os alimentos no eletrodoméstico. Mas, por segurança, faça o teste e verifique se a temperatura ainda está alta, o que irá requerer mais um tempo fora da geladeira.

alimentos na geladeira aberta

4. Regule sempre a temperatura

Talvez você nem tenha percebido, mas todos os refrigeradores possuem uma regulagem de temperatura. Em geral, os aparelhos contam com as opções “mínimo”, “médio” ou “máximo”, ou ainda podem seguir as estações do ano.

Como é de se imaginar, essas alternativas não estão lá por acaso. Sua função, basicamente, é adaptar a temperatura interior à exterior. Dessa forma, quando está mais frio, é possível fazer menos esforço para resfriar o ambiente interno. Quer saber o porquê de sua geladeira gastar muita energia? Ela pode estar simplesmente desregulada.

como saber se sua geladeira gasta muita energia pela regulagem de temperatura

5. Mantenha o aparelho limpo

Pode soar meio estranho, mas a limpeza de seu eletrodoméstico pode afetar diretamente no consumo. A explicação para isso é simples, visto que partículas de sujeira podem tornar mais difícil o trabalho da geladeira.

Com isso, ela acaba tendo que se esforçar mais para manter seu interior na temperatura ideal. Para resolver o problema, então, basta passar um pano úmido e mantê-la sempre higienizada.

geladeira limpa com três cervejas dentro

6. Evite desligar o refrigerador

Infelizmente, há um mito de que, se desligar o aparelho durante a noite, seu consumo será menor. A verdade, entretanto, é que isso não somente deixa de economizar, como ainda faz sua geladeira gastar muita energia.

Para entender essa lógica, imagine que, ao desligá-la, a temperatura interna tende a subir bastante. Quando a religar, então, o trabalho que ela terá para alcançar a sua temperatura ideal será muito maior. E, obviamente, esse esforço extra consome muito mais energia.

como saber se sua geladeira gasta muita energia e deve desligar a noite?

7. Não abra a porta constantemente

Já é de conhecimento público que inúmeros usuários abrem a porta de seus refrigerados para pensar na vida. Ainda que possa até ser uma estratégia interessante para ter insights, ela afeta diretamente no consumo do eletrodoméstico.

Novamente, segue-se a lógica de alguns dos tópicos acima, visto que o ar frio sai do aparelho. Por consequência, é preciso um esforço extra, e mais consumo, para estabelecer a temperatura ideal. Como fazer sua geladeira parar de gastar muita energia? Abra-a apenas quando for necessário.

como saber se sua geladeira gasta muita energia parar de abrir a porta

8. Garanta a manutenção em dia

Por fim, se faz preciso destacar que, como é de se esperar, aparelhos com a manutenção em dia consomem menos. Muito por conta disso e da tecnologia defasada, refrigeradores mais velhos tendem a gastar mais energia.

Com essa informação em mente, é interessante manter a manutenção de sua geladeira sempre atualizada, evitando assim que futuros problemas possam interferir em sua conta de luz.  

manutenção de refrigeradores usados

Aprenda a economizar com a Solfácil!

Não é novidade alguma que a conta de energia está cada vez mais alta, independentemente dos fatores externos. Assim, mesmo entendendo como saber se sua geladeira gasta muita energia, você ainda terá que arcar com esse custo ao fim do mês. Para evitar tal cobrança, nada melhor do que ter ao seu lado, parceiros que te tragam conhecimento e experiência!

Para isso, a Solfácil é a melhor opção para investir em painéis de energia solar, renovável e sem custo. Confiável e segura, a empresa conta com assistência de qualidade para te auxiliar a qualquer momento. Mais do que isso, te oferece a oportunidade de contar com uma fonte sustentável e gratuita de energia elétrica.

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares

Estórias Solares