Os proprietários agora têm uma oportunidade sem precedentes de aproveitar a energia do sol e gerar sua eletricidade, graças aos avanços inovadores dos painéis solares. No domínio das soluções de energia solar residencial, o painel solar tradicional e as telhas solares surgem como concorrentes robustos.

Confira a seguir uma comparação dessas duas opções fotovoltaicas, examinando seu design, eficácia, processos de instalação, recursos de integração e implicações ambientais.

Design e Estética

Os painéis solares, os mais estabelecidos dos dois, consistem em módulos que abrigam várias células fotovoltaicas. Esses módulos são normalmente fixados em edifícios ou telhados para capturar a luz solar e convertê-la em eletricidade.

Por outro lado, as telhas solares integram-se perfeitamente aos materiais de cobertura tradicionais. Notavelmente, eles geram eletricidade, mantendo uma semelhança com as telhas convencionais.

Eficiência e saída de energia

Eficiência e potência são pontos de referência cruciais ao comparar painéis solares. Devido ao seu tamanho e exposição superior à luz solar, os painéis solares geralmente exibem uma maior eficiência na conversão de luz em eletricidade.

Apesar de seu tamanho relativamente menor e design integrado, levando a uma eficiência ligeiramente reduzida, as telhas ainda podem contribuir significativamente para atender aos requisitos de energia doméstica.

Painéis solares em residências
Painéis solares em residências

Instalação e Complexidade

A instalação de painéis solares envolve montá-los em telhados ou estruturas existentes, necessitando de racks, fiação e integração com o sistema elétrico da casa. As telhas solares, por outro lado, se misturam perfeitamente ao próprio material da cobertura.

Esta integração intrínseca pode levar a um processo de instalação mais intrincado, embora ambas as soluções exijam uma instalação profissional. Consequentemente, o custo geral e o cronograma do projeto podem ser influenciados pela complexidade do processo de instalação.

Custo e Retorno do Investimento

Os painéis solares geralmente oferecem um custo inicial mais baixo por watt em comparação com as telhas solares. No entanto, o apelo estético das telhas e o potencial de economia de energia a longo prazo podem compensar essa discrepância de custo.

O retorno sobre o investimento (ROI) para ambas as opções variam com base em fatores como preços locais de energia, incentivos disponíveis e eficiência do sistema. Tomar uma decisão informada requer cálculos minuciosos de tempo de retorno e economia de longo prazo.

Considerações ambientais

Tanto os painéis solares quanto as telhas solares contribuem para a redução das emissões de carbono e da dependência de combustíveis fósseis. O consumo de energia durante a fabricação e instalação também é um fator a considerar ao escolher entre os dois.

Devido ao seu design integrado, as telhas solares podem ter uma energia incorporada maior em comparação com os painéis solares. No entanto, sua capacidade de se integrar perfeitamente à arquitetura existente pode reduzir a necessidade de materiais de cobertura adicionais.

Conclusão

Enquanto as telhas solares se destacam na integração estética, os painéis solares oferecem maior eficiência e instalação simplificada. Em última análise, a decisão deve estar alinhada com as prioridades do proprietário, restrições orçamentárias e objetivos de energia de longo prazo.

Fonte: Solar Quarter

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares