A energia solar tem crescido cada vez mais nos últimos anos, e graças a sua eficiência e benefícios, muitos começaram a se perguntar se é possível trocar toda energia por energia solar. No entanto, para responder essa pergunta é necessário levar em consideração vários fatores, como a região e o clima.

A energia solar é uma espécie de energia que utiliza a luz do sol como fonte para gerar eletricidade. Isso faz com que seja uma geração mais sustentável e limpa, usando uma fonte renovável que temos em abundância em nosso país.

Embora a estimativa seja que a luz solar pudesse gerar energia o suficiente para abastecer o país inteiro, é necessário entender mais sobre seu funcionamento e suas variáveis. Foi pensando nisso que separamos um post falando mais sobre a energia solar e qual a possibilidade de usá-la como fonte primária em nosso país. Confira a seguir!

Cenário da energia solar no Brasil hoje

Atualmente, o Brasil conta com mais de 4 mil usinas solares em funcionamento, além dos mais de 300 mil sistemas de energia solar fotovoltaica privados instalados em empresas e residências por todo solo brasileiro.

hoje, o mercado de energia solar no Brasil está cada vez maior e a tendência é que ele cresça pelo menos 50% em 2022
hoje, o mercado de energia solar no Brasil está cada vez maior e a tendência é que ele cresça pelo menos 50% em 2022

A estimativa é que toda essa energia junta, gere aproximadamente 4GW, que seria o suficiente para abastecer mais de 1,2 milhão de residências no total. Desde 2012, quando a energia solar ganhou espaço em nosso país, acredita-se que os investimentos tenham ultrapassado os 14 bilhões de reais.

Hoje em dia, a energia solar representa menos de 3% da fonte primária elétrica nacional, embora o Brasil faça parte do top 15 países que mais usam a energia solar como fonte geradora de eletricidade. Mas, mesmo nesse cenário animador, as usinas hidrelétricas ainda representam aproximadamente 70% dos geradores de energia, enquanto carvão e petróleo são menos utilizadas, somando um total de 5%.

Já a eólica representa mais de 10% da energia gerada em solo brasileiro, também considerada uma fonte limpa e com baixo impacto no meio ambiente.

É possível abastecer todo o Brasil com energia solar?

Sendo um país com clima subtropical na maioria das regiões, o potencial de geração de energia solar no Brasil é bastante elevado. Afinal, a estimativa é de que todo o sol que nosso país recebe seja capaz de gerar eletricidade para suprir a demanda de todas as famílias juntas do Brasil e do mundo, desde que haja usinas o suficiente para captar o máximo de luz solar possível.

a potência e quantidade da luz solar é o suficiente para abastecer toda a energia necessária no Brasil e no mundo
a potência e quantidade da luz solar é o suficiente para abastecer toda a energia necessária no Brasil e no mundo

Um dos problemas, no entanto, seria nos espaços para a instalação de parques solares, que normalmente são grandes e com milhares de placas solares, capazes de captar luz solar durante todo o dia. Para abastecer toda a demanda do país, seria necessário muitas placas, o que demandaria um espaço muito grande para a instalação das usinas solares comparado com as hidrelétricas.

Além disso, seria necessário pensar em um sistema que conseguisse suprir a demanda de todas as famílias durante a noite por meio das baterias, levando também em consideração os dias chuvosos e nublados, especialmente nas regiões mais úmidas do país. Isso resultaria em um sistema com preços elevados, demandando um investimento alto para as concessionárias.

Afinal, o grande desafio é conseguir fazer com que a energia solar para abastecimento de todo o país seja eficiente e ao mesmo tempo, com um custo mais baixo. 

Mas, enquanto a energia solar não é uma realidade como matriz primária de energia no nosso país, é possível trocar toda energia por solar em casas e empresas, especialmente em regiões mais quentes.

É possível trocar toda energia por solar em casa?

Sim, é possível que toda a sua energia seja proveniente da geração distribuída de um sistema de energia solar fotovoltaico. Para isso, porém, você teria que instalar um sistema Off Grid, no qual sua residência ou empresa não possui nenhuma conexão com na rede elétrica da distribuidora e sua energia durante a noite e em dias nublados seriam provenientes das baterias do seu sistema.

a energia solar é capaz de suprir toda a demanda de uma residência, desde que haja baterias o suficiente para a demanda em sistemas Off Grid
a energia solar é capaz de suprir toda a demanda de uma residência, desde que haja baterias o suficiente para a demanda em sistemas Off Grid

Essas baterias são responsáveis por armazenar toda energia solar que é gerada em excesso. Ou seja, toda energia solar que sua residência não usa durante o dia, que seria usada como energia elétrica durante a noite e durante dias chuvosos e nublados para complementar a geração.

Leia também Conheça os 10 maiores mitos e verdades sobre energia solar

Vale lembrar, porém, que para que isso seja possível, além de ter autorização para o sistema Off Grid, você ainda precisa de espaço o suficiente para as baterias e geradores, a fim de garantir que você não fique sem eletricidade por falta de armazenamento.

Por se tratar de um sistema relativamente maior, a instalação Off Grid é usada especialmente em zonas rurais e áreas mais afastadas, onde a energia da rede pública não consegue atender.

Uma saída para quem deseja ser mais sustentável, porém, é criar um sistema de energia solar em um terreno para abastecer sua residência e outras unidades que estejam no mesmo CPF ou CNPJ, já que nesses casos seria possível criar um sistema de energia solar grande o suficiente para o abastecimento completo de todas as unidades, sem necessidade de ligação com a rede de distribuição de energia solar. 

Nos sistemas On Grid, no entanto, também é possível gerar energia solar o suficiente para suprir toda a demanda da residência. Nesses casos, a ligação com a rede é feita especialmente como uma forma de garantir que você terá energia caso produza menos em determinadas épocas do ano.

Viu como é possível trocar toda energia por solar na grande maioria dos casos? Embora o abastecimento de todas as famílias por meio da energia solar ainda seja algo em discussão e que precisa ser avaliado pelas grandes empresas geradoras de energia, você já pode começar a usufruir da energia gerada pela luz do sol em sua residência com um sistema de energia solar fotovoltaico particular.

Você conhece a energia solar fotovoltaica e sabe como ela funciona? Aprenda mais sobre essa fonte de energia limpa e renovável no site da Sol Fácil!

Posts Similares