É chamada de irrigação solar a técnica para fornecimento controlado de água para as plantas viabilizada a partir da energia do sol. Usada para proporcionar ao solo um teor de umidade suficiente para suprir as necessidades hídricas das culturas e aumentar a produtividade, a irrigação é uma atividade essencial para as culturas agrícolas.  

A aplicação da energia solar no agronegócio é atualmente umas das mais promissoras inovações em relação à geração de energia limpa e sustentável no campo. Como a irrigação é uma das principais atividades nesse contexto, quando aliada à energia solar possibilita vantagens como a diminuição dos custos de produção e o desenvolvimento sustentável. 

No artigo a seguir, você vai conferir mais detalhes sobre a irrigação solar e seu funcionamento. Boa leitura! 

Como funciona a irrigação solar?

Os projetos de irrigação geralmente representam altos gastos para os produtores rurais, em função do bombeamento de água, que faz uso da energia elétrica. Para reduzir os custos de produção, muitas propriedades estão adotando sistemas de irrigação solar, que aproveitam a alta incidência dos raios solares para gerar energia elétrica a menor custo. 

Além da economia, outra vantagem do uso de energia solar na irrigação está relacionada à melhor autonomia energética. A energia fotovoltaica pode ser implementada em qualquer lugar com boa incidência solar, mas é especialmente bem-vinda em áreas onde a energia elétrica convencional não chega, ou apresenta falhas na distribuição.

Como funciona a irrigação solar?
Como funciona a irrigação solar?

Assim, possibilita maior controle com relação ao uso da energia e da água e evita problemas como a irrigação deficiente ou excessiva do solo. 

Há três métodos principais para aproveitamento da energia solar na irrigação: o primeiro deles serve apenas para promover a irrigação em si, mantendo seu funcionamento durante o dia; o segundo tipo envolve não só o funcionamento da irrigação, mas também o abastecimento do reservatório de água, possibilitando a irrigação durante a noite; o terceiro método, por fim, abastece diretamente o reservatório, que por sua vez fica encarregado de promover a irrigação.

Como a procura por energia solar aumenta a cada ano, inclusive no contexto do agronegócio, a tendência é que apareçam cada vez mais inovações conectando a energia solar não apenas à irrigação mas também às muitas atividades agrícolas realizadas no campo.

Atualmente, já é possível contar com pivôs funcionando ininterruptamente por 24 horas com energia fotovoltaica, sistemas integrados e híbridos, abastecidos com energia solar e outras fontes de energia renovável, tecnologias para controle e gestão de processos, entre muitas outras novidades que já estão disponíveis aos produtores rurais que desejam automatizar e modernizar suas produções. 

A energia solar fotovoltaica se adequa a diversos cenários, beneficiando diferentes tipos de propriedades. Como nem sempre o campo recebe energia elétrica da rede de distribuição ou obtém abastecimento adequado sem interrupções, uma das opções possíveis são os sistemas isolados (off-grid) ou híbridos.

Uma das opções possíveis são os sistemas isolados (off-grid) ou híbridos.
Uma das opções possíveis são os sistemas isolados (off-grid) ou híbridos.

Esse tipo de sistema conta geralmente com um banco de baterias para o armazenamento da energia excedente. Assim, essa reserva é utilizada para possibilitar a irrigação em dias nublados ou durante à noite, quando necessário.

Há também os sistemas fotovoltaicos conectados à rede, chamados de sistemas on-grid. São os mais recomendados em locais onde o abastecimento de energia elétrica convencional é viável.

Além da energia solar gerada pelos painéis solares, eles também contam com a conexão com a rede elétrica da distribuidora. Através disso, são gerados créditos energéticos para serem descontados na conta de luz no final do mês, proporcionando ainda mais economia. 

Independente da forma de armazenamento da energia excedente, um sistema fotovoltaico é um bom investimento para suprir a demanda de energia de uma propriedade rural como um todo.

Além da aplicação em sistemas de irrigação e bombeamento de água, também serve para a automatização e modernização de outros processos, como a ordenha e monitoramento de animais, por exemplo, e atividades mais comuns, como iluminação, refrigeração, ventilação, etc.

A versatilidade dessa tecnologia amplia as possibilidades dos produtores
A versatilidade dessa tecnologia amplia as possibilidades dos produtores.

A versatilidade dessa tecnologia amplia as possibilidades dos produtores, que agora podem intensificar a qualidade e desempenho de sua produção e direcionar a economia obtida com o uso da energia solar para outras atividades.

Útil tanto para a agricultura quanto para a pecuária, a energia solar se tornou uma importante aliada para o agronegócio, que encontrou nela a possibilidade de reduzir o seu impacto ambiental. Confira no item a seguir outras vantagens relacionadas à adesão dessa tecnologia.

Benefícios da energia solar 

A principal vantagem da energia solar fica indiscutivelmente por conta da economia no bolso do consumidor, o que também vale no caso dos produtores rurais. Se tratando dos sistemas de irrigação solar, essa economia representa a redução nos custos de produção.

Seja em comparação ao uso da energia convencional quanto no caso dos geradores a diesel, a energia solar se mostra uma melhor opção pois é mais econômica, menos poluente e garante maior autonomia energética. 

Benefícios da energia solar
Benefícios da energia solar.

Além disso, vale a pena considerar que os sistemas fotovoltaicos têm vida útil de pelo menos 25 anos, representando a possibilidade de geração de energia praticamente sem custo por cerca de duas décadas após a instalação dos equipamentos. 

O payback da tecnologia fotovoltaica é outra vantagem atrativa, já que o retorno do investimento é muito rápido: o valor investido retorna entre 4 e 7 anos, em forma de economia com energia. Sendo assim, a tecnologia fotovoltaica é também um investimento, já que tem se mostrado mais vantajosa do que as opções mais competitivas de renda fixa. 

Como a energia solar pode ser usada para alimentar toda e qualquer atividade agrícola que dependa de energia, potencializa ainda mais a redução nos custos de produção. E quanto mais economia, maior a margem de lucro para o produtor. 

Aderir à energia solar fotovoltaica no campo permite maior produtividade aos sistemas de irrigação e bombeamento de água, além das muitas outras possibilidades de aplicação. É uma tecnologia versátil, inovadora e com alta durabilidade, representando maior praticidade à propriedade como um todo. 

Como atualmente há diversas linhas de financiamento específicas para viabilizar projetos de energia fotovoltaica no campo, esse investimento se tornou uma inovação especialmente interessante para os produtores rurais. Os bancos, por sua vez, estão cada vez mais interessados em oferecer facilidades em prol da sustentabilidade, já que se trata de uma preocupação que concerne a todos.

Posts Similares