Energia solar. Os gastos com energia elétrica no Brasil é uma preocupação que impacta diversos tipos de consumidores, desde os residenciais, passando pelos comerciais até o setor industrial. 

Com mais de 500 mil unidades em funcionamento atualmente, o setor industrial é responsável pelo consumo de 41% da energia elétrica no Brasil, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O alto consumo de eletricidade em indústrias e fábricas faz com que a procura por formas alternativas de geração de energia seja cada vez maior. 

Altos valores na conta de luz podem impactar profundamente o funcionamento e manutenção de qualquer negócio, gerando apreensão aos gestores de diferentes segmentos empresariais.

A energia solar é uma das soluções possíveis e mais viáveis nesse sentido, pois além de diminuir os custos nas contas de luz, também contribui com a redução dos impactos ambientais para a geração de energia. 

Quer saber mais sobre a contribuição da energia solar para a sua indústria e como investir nessa tecnologia? Confira tudo isso e ainda mais no artigo a seguir. 

O consumo da eletricidade nas indústrias brasileiras

O consumo exagerado de energia elétrica no Brasil atinge números preocupantes: considerando indústrias, comércios e residências, chega a 22 milhões de kW em relação ao desperdício de energia, segundo o que aponta o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Em cifras, isso representa uma fortuna equivalente a US$ 1,54 bilhões ao ano.

As industrias representam uma grande parcela do consumo de energia elétrica.
As industrias representam uma grande parcela do consumo de energia elétrica.

Esse cenário faz com que seja urgente o investimento em formas alternativas de geração de energia, sobretudo por parte da indústria, responsável por quase metade da eletricidade produzida no país. E a energia solar tem se mostrado uma das principais alternativas nesse sentido. Saiba mais no próximo item.

Quais as vantagens de investir em energia solar para indústrias? 

Além da economia na conta de luz, há diversas outras vantagens para as empresas do setor industrial que adotam a energia solar. É possível obter maior produtividade no setor, maior autonomia energética e confiabilidade no sistema de produção, e menos demandas de manutenções. Todos esses benefícios são muito bem vindos, não é mesmo?!

A energia solar em indústrias é fácil de instalar, ainda mais em indústrias, que oferecem maiores possibilidades de espaços a serem explorados. Galpões com grandes coberturas e até mesmo áreas descobertas podem ser facilmente adaptadas para receber a instalação de placas fotovoltaicas. 

Até mesmo um estacionamento aberto pode servir como usina de produção de energia solar. Ao mesmo tempo que oferece uma cobertura para o estacionamento dos veículos, utiliza a estrutura para acomodar os painéis solares. São duas formas de modernizar sua indústria em apenas uma vez. 

Além da instalação ser simples, a manutenção das placas fotovoltaicas também é realizada de maneira muito prática, e requer pouco investimento. Basta um pano macio, sabão neutro e um pouco de tempo, mas no caso de grandes usinas solares instaladas em indústrias, o melhor a fazer é contratar uma equipe especializada nesse tipo de serviço. 

Outro ponto a ser considerado pelos gestores que pensam em fazer esse investimento é que se trata de uma forma de adequar sua fábrica às normas de proteção ambiental. Atualmente, há diversos incentivos do governo para que as empresas estejam em conformidade com normas de proteção ambiental.

O governo hoje em dia oferece diversos auxílios e incentivos para a produção de energia verde
O governo hoje em dia oferece diversos auxílios e incentivos para a produção de energia verde

São selos, isenções de impostos e prêmios que agregam valor às marcas e empresas. Afinal de contas, a sustentabilidade deve ser uma preocupação de todos. 

A adequação a essas regulações ajuda a viabilizar o funcionamento das indústrias, possibilitando que causem menos riscos ao meio ambiente. Uma vez que o seu negócio atender a essas normas, é válido usar essas informações a seu favor, comprovando sua preocupação com a proteção ambiental.

Atualmente, uma boa parte dos consumidores prefere dar prioridade às empresas que são eco-friendly, e dão atenção redobrada a essa questão. 

Notou como a energia solar pode agregar valor à sua indústria de várias formas? Além de promover a redução de custos na produção e a eficiência energética do seu negócio, é uma fonte de energia renovável e de baixo impacto, que ajuda a promover a conscientização acerca do uso consciente de recursos naturais.

Agora confira a seguir o que você deve fazer para instalar um sistema de energia solar em sua fábrica. 

Como instalar energia solar nas indústrias?

O primeiro passo, é claro, é procurar por empresas especializadas em serviços de energia solar para ter acesso a diferentes orçamentos.

Para obter o valor mais próximo possível da realidade, as empresas vão avaliar o consumo de eletricidade da fábrica em questão e as condições do local que vai receber a instalação dos painéis fotovoltaicos, entre outros aspectos que comumente são considerados nesse momento. 

Uma das avaliações mais importantes nesse momento é observar se a edificação possui infraestrutura adequada para receber um sistema de energia fotovoltaica. Também é preciso avaliar se no local há muita incidência de sombras e ventos, como é a circulação de ar e o espaço total da superfície disponível para instalação dos módulos.

Todos esses detalhes devem ser analisados para garantir que nada comprometa a eficiência do sistema, o que pode resultar em produção de energia insuficiente e insatisfação por parte de quem realizou o investimento. 

Para escolher o melhor orçamento, certifique-se de optar por uma empresa qualificada, com reconhecimento e experiência no setor, para não ter surpresas desagradáveis mais adiante.

A empresa escolhida fará a instalação do sistema com base em todos esses passos e considerações, visando garantir o melhor funcionamento das placas e a maior eficiência possível na produção de energia elétrica. 

Ainda em dúvida se vale a pena investir em energia fotovoltaica para a sua indústria? Então dê uma olhada no próximo tópico deste artigo. 

O investimento em energia solar vale a pena para as fábricas?

Ainda que as vantagens da energia solar sejam muito atrativas para qualquer empresa, o custo para a sua implantação é muito alto (sobretudo depois do aumento no valor dos equipamentos que houve durante a pandemia). O investimento necessário que essa tecnologia requer é um ponto importante a ser considerado

No entanto, vale a pena fazer algumas estimativas e colocar os valores no papel. Indústrias que investem em um sistema de energia solar capaz de atender sua demanda de energia por completo, podem notar uma redução considerável na conta de energia logo no mês seguinte à instalação.

A energia solar pode ajudar as industrias a economizar financeiramente.
A energia solar pode ajudar as industrias a economizar financeiramente.

Com a economia cumulativa ao longo dos meses e anos seguintes, é como se o sistema fotovoltaico pagasse a si próprio. Estima-se que o  ROI (Retorno sobre O Investimento) aconteça em média de 3 a 5 anos após a instalação.

Além disso, considere que a vida útil padrão de um sistema solar fotovoltaico é de 25 anos, o que faz valer ainda mais a pena o seu investimento. 

Além disso, já não é segredo que o Brasil está enfrentando uma grave crise no suprimento de energia devido à sobrecarga das hidrelétricas. Como consequência disso, o governo está oferecendo diversos meios de financiamento para incentivar o uso de energia solar em indústrias.

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), por exemplo, oferece juros subsidiados e regras flexibilizadas. Assim, financia recursos para a compra de painéis solares, com juros que variam de 2,3% a 5,5% ao ano, abaixo da inflação. 

Aliando as vantagens da energia solar às facilidades financeiras oferecidas, fica difícil não se render à essa tecnologia, não é?! Entre em contato conosco hoje mesmo para obter mais informações sobre a aplicação em seu negócio.

Posts Similares