Cobertura de galpão industrial: na hora de escolher o tipo de cobertura para uma estrutura, é importante levar em conta as características do lugar. Galpões, por exemplo, são edificações de grande extensão, geralmente usadas como armazéns ou para atividades que demandam uma boa disposição de espaço.

A partir desses aspectos, será feita a escolha do material que oferece o melhor custo-benefício e que mais se adéqua à obra em questão. 

Um fator que deve ser priorizado é a durabilidade do material da telha, pois interfere na necessidade de manutenções e na segurança da estrutura. Confira no artigo a seguir mais informações para fazer a escolha certa na hora de construir ou reformar seu galpão. Boa leitura! 

Quais os melhores tipos de telhas para Cobertura de galpão industrial?

As telhas disponíveis no mercado podem variar quanto à composição de seus materiais e com relação ao formato necessário para aplicação em espaços amplos. Saiba mais:

Telhas metálicas

As telhas metálicas são a principal escolha quando o assunto é a cobertura de galpões industriais. Um dos principais fatores para isso é a possibilidade delas serem feitas sob medida, demandando uma quantidade menor de peças para completar a estrutura de um telhado. 

As telhas metálicas são as mais usadas na cobertura de galpão industrial
As telhas metálicas são as mais usadas na construção de galpão

O material das telhas metálicas também não fica atrás: oferece maior resistência e durabilidade, e é de fácil manuseio e instalação. São ideais para galpões, principalmente naqueles que a estrutura também é metálica, ou pré-moldada de concreto. 

Além disso, proporcionam diversos tipos de curvaturas, e por isso podem se adaptar a telhados mais baixos ou íngremes. As telhas metálicas podem ser galvanizadas, termoacústicas ou galvalume. 

As telhas galvanizadas são feitas de aço, banhadas em zinco fundido, garantindo um sistema de galvanização que diminui as chances de ferrugem e oxidação. Esse tipo de telha é bastante resistente e durável, até mesmo porque o aço é inquebrável, o que garante total segurança na montagem e manutenção da estrutura.

A telha do tipo galvalume possui um revestimento superior à galvanizada. Enquanto que esta utiliza apenas zinco em sua composição, aquela recebe uma blindagem composta em 55% por alumínio, 46,5% por zinco e 1,5% de silício.

Essa constituição faz com que essa telha seja quatro vezes mais resistente que a opção anterior, e por isso é a escolha ideal para lugares nos quais a corrosão atmosférica é muito elevada, condição causada por umidade, temperatura, chuva, ventos e substâncias poluentes.

Já as telhas termoacústicas (também conhecidas como telhas sanduíche) são fabricadas com duas lâminas de aço, preenchidas com espuma de poliuretano ou poliestireno expandido. Essa composição oferece um isolamento térmico e acústico perfeito, mas podem apresentar um custo elevado se tratando da cobertura de grandes espaços, como é o caso dos galpões. 

Telhas de concreto

Esse tipo de telha pode ser fabricada a partir de fibra de papel orgânico ou da fibra de vidro impregnada com asfalto ou grânulos minerais.

Telhado de concreto, uma opção muito usada na construção de galpão
Telhado de concreto, uma opção muito usada na construção de galpão

Apresenta um custo relativamente menor em comparação às outras opções e demanda pouca manutenção. Mas por outro lado é muito pesada e não tem uma boa durabilidade, e por essas razões nem sempre é a mais indicada para a cobertura de galpões ou de grandes espaços em geral. 

Telhas de fibrocimento

Essas telhas são fabricadas com fibras sintéticas e cimento, como uma opção para substituir as antigas telhas de amianto, que representavam riscos à saúde. 

É uma opção leve e com custo relativamente baixo quando comparada aos outros modelos disponíveis no mercado. No entanto, absorvem muito calor, e por isso deixam o ambiente quente. Outro ponto negativo é que são frágeis, o que pode demandar a substituição periódica das peças, levando a custos extras em função desse tipo de manutenção.

Telhas onduladas para Cobertura de galpão industrial

Tratando do formato das telhas, as onduladas são uma das opções possíveis. São muito usadas principalmente para a cobertura de quadras esportivas, para garantir o acabamento diferente que é característico do telhado desse tipo de construção. Podem ser feitas em aço galvanizado ou galvalume, constituindo ótimas escolhas de cobertura. 

 Telhas autoportantes

Essas telhas são indicadas para compor obras formadas por grandes vãos, o que faz delas uma ótima opção para espaços amplos, como é o caso de empreendimentos industriais, prédios comerciais, ginásios poliesportivos e hangares.

São inteiriças, muitas vezes fabricadas no próprio local da obra e podem ter peças com grandes comprimentos. Feitas no tamanho que o cliente precisa a partir de bobinas contínuas de aço galvanizado, galvalume ou alumínio, evitam o desperdício de material e atendem às características específicas de cada projeto. 

Telhado com telha autoportante para cobertura de galpão industrial
Telhado com telha autoportante para cobertura de galpão industrial

As telhas autoportantes são fixadas umas às outras através de parafusos, por meio de uma capa enrijecedora, que confere unidade, rigidez e um fechamento perfeito do telhado. Podem alcançar tamanhos enormes, mas a boa notícia é que, apesar disso, são muito fáceis de instalar e demandam pouca manutenção. 

Como fazer a escolha certa para Cobertura de galpão industrial?

Com as informações aqui reunidas, a escolha das telhas para o seu galpão deve ser mais simples. Agora é a hora de pensar qual dos modelos aqui citados é o mais adequado para o seu projeto. Escolha o formato e observe a constituição de cada modelo de telha, verificando se atendem às suas necessidades.

Para a cobertura de áreas de médio ou grande porte, as telhas do tipo autoportante podem ser uma excelente escolha. Se o seu espaço não for tão amplo, telhas onduladas provavelmente serão o suficiente. 

Também é preciso escolher se você prefere telhas produzidas com matéria-prima de baixo custo (mas que demandam manutenção mais frequente e despesas constantes), ou com uma base melhor, com menos chances de ter aborrecimentos no futuro.

Nesses pontos, as telhas metálicas oferecem mais vantagens que as demais, e por isso são comumente as mais sugeridas por profissionais e fornecedores do setor de construção civil. 

Story referente ao post

Story resumo do post

Posts Similares