Cresce cada vez mais o número de instalações de sistemas de energia solar fotovoltaica no Brasil. Apesar disso, o valor do investimento em painéis solares continua elevado e isso pode refletir no imposto de renda, com custos que variam a partir de R$ 10 mil.

Com valores tão altos, é comum surgirem questionamentos sobre a necessidade de declarar a aquisição do sistema de energia solar no Imposto de Renda. De maneira geral, compras de bens cujo custo de aquisição tenha sido superior a R$ 5 mil precisam ser informadas na declaração do IR, mas apenas por quem já é obrigado a realizá-la, segundo as regras da Receita Federal. 

Isso significa que, por si só, a compra ou posse de um sistema de energia solar fotovoltaica não precisa obrigatoriamente ser declarada. No entanto, como esse tipo de instalação se trata de uma benfeitoria ao imóvel, declará-lo representa um grande benefício para quem opta por fazê-lo. 

Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir, reunindo todas as informações que você precisa saber sobre a dedução de gastos e investimentos em energia solar no Imposto de Renda. Acompanhe! 

Imóveis com energia solar têm benefícios no Imposto de Renda? 

Como já sabemos, não é obrigatório que o investimento em painéis solares conte no Imposto de Renda, mas essa iniciativa pode ser tremendamente vantajosa, já que valoriza o imóvel sem gerar mais tributos para o contribuinte. 

Investiu em energia solar? Veja se você tem benefícios ao declarar esse investimento no seu Imposto de Renda
Investiu em energia solar? Veja se você tem benefícios ao declarar esse investimento no seu Imposto de Renda

Isso acontece porque o valor de reformas e benfeitorias feitas na propriedade pode ser acrescido ao valor do imóvel na declaração, aumentando o seu custo de aquisição.

Essa é a única situação na qual o proprietário tem a oportunidade de aumentar o valor do imóvel informado no documento de declaração, já que não é possível fazer a correção pelo valor de mercado. 

O valor envolvido na instalação do sistema solar deve ser declarado na Ficha de Bens e Direitos, na qual se especifica o investimento realizado no imóvel. É necessário ter em mãos a nota fiscal, onde constará todas as cifras e informações sobre as placas instaladas.

Guarde as notas posteriormente, para caso seja necessário fazer a comprovação da benfeitoria à Receita Federal.

Em casos nos quais a compra da casa e do sistema fotovoltaico tenham sido realizadas no mesmo ano fiscal, é preciso lançar separadamente o valor de cada. Continue a leitura para descobrir como fazer a declaração do seu sistema fotovoltaico no Imposto de Renda. 

Como declarar o sistema de energia solar no Imposto de Renda?

Adquiriu um sistema fotovoltaico para o seu imóvel e gostaria de incluí-lo na declaração de imposto de renda? Para fazer isso, basta somar o valor investido no equipamento ao valor do imóvel na ficha de Bens e Direitos.  

Caso você tenha adquirido os seus painéis solares no ano fiscal anterior, vá até o item referente ao seu imóvel na declaração e, no campo condizente ao período em questão, some ao custo de aquisição de imóvel apenas o que foi desembolsado pelo equipamento no ano ao qual se refere. 

Veja como deve ser declarado o investimento em energia solar no imposto de renda
Veja como deve ser declarado o investimento em energia solar no imposto de renda

Desse modo, se você tiver pago o valor integral do sistema no ano fiscal anterior, deve somar ao custo de aquisição do imóvel o valor integral do sistema.

Caso você tenha parcelado ou financiando a compra e a instalação e não tenha terminado de quitá-las ainda, some apenas o valor desembolsado no ano fiscal, incluindo o valor da instalação e eventuais juros e custos de financiamento. Esse procedimento precisará ser feito ano a ano, até que você termine de pagar pelos painéis solares. 

Na hora de realizar a declaração do imposto de renda, lembre-se de informar, no campo “Discriminação”, que você acrescentou ao valor do imóvel o custo de benfeitorias, ou seja, o investimento aplicado para a instalação do sistema gerador de energia solar fotovoltaica. 

Outro detalhe ao qual vale a pena atentar são os comprovantes da compra, da instalação e do eventual financiamento do seu sistema de energia solar. Reafirmamos a importância de guardar todas as notas fiscais e recibos para comprovar o valor dessas benfeitorias junto à Receita, caso seja necessário.

Esses comprovantes precisam ser guardados por até 5 anos a partir da futura venda, doação ou transmissão da propriedade por herança. 

Agora você já sabe que pode obter benefícios na declaração do Imposto de Renda ao investir em energia solar, e o que deve ser feito para garantir essas vantagens.

Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, continue a leitura para entender como a aquisição de um sistema de energia solar pode contribuir para valorizar o seu imóvel.

Como a energia solar pode valorizar os imóveis? 

Quem tem um imóvel e pensa em vendê-lo, provavelmente já se pegou pensando nas reformas que poderiam ser feitas na edificação para atrair o interesse de mais compradores. O problema é que reformas muitas vezes levam tempo, são processos trabalhosos e desgastantes e que podem sofrer mudanças no orçamento com o decorrer da obra.

Valorização do imóvel é um dos pontos positivos que a energia solar pode oferecer
Valorização do imóvel é um dos pontos positivos que a energia solar pode oferecer

Se você está buscando uma forma de valorizar seu imóvel sem precisar encarar as preocupações inerentes a uma reforma, que tal investir em energia solar? Aderir a essa tecnologia é uma forma estratégica de aumentar o preço do imóvel, o que pode ser muito mais vantajoso do que uma reforma. 

São várias as facilidades que fazem desse investimento algo muito mais interessante do que iniciar uma obra.

Os equipamentos que compõem um sistema de energia solar são mais fáceis e rápidos de serem instalados, e o orçamento inicial dificilmente passa por alterações, já que demanda uma análise estrutural minuciosa para a realização do projeto. 

Além disso, outra tremenda vantagem é que os benefícios de um sistema solar fotovoltaico duram por pelo menos 25 anos, com uma economia considerável nas contas de energia. 

Investir em energia renovável é, sem dúvidas, uma das formas mais rápidas e inteligentes de modernizar um imóvel e valorizá-lo mediante o mercado imobiliário. Afinal, quem não gostaria de investir em uma propriedade que possui autonomia energética e economia de até 95% nas contas de luz? 

Esse é o investimento ideal para quem deseja valorizar seu imóvel, principalmente se tratando de propriedades antigas, que podem se beneficiar bastante com um toque de modernidade e tecnologia de última geração. 

O Brasil conta, atualmente, com 19 GW de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, com mais de 1,8 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. A tecnologia solar fotovoltaica já está presente em todos os estados brasileiros, em mais de 5 mil municípios.

Além de obter benefícios relacionados à valorização do imóvel e dedução de gastos e investimentos no Imposto de Renda, a instalação de sistemas fotovoltaicos proporciona autonomia energética e imunidade em relação às flutuações das tarifas de energia.

O retorno firnanceiro e a economia que a energia solar oferece a seus usuários são extremamente significativas
O retorno firnanceiro e a economia que a energia solar oferece a seus usuários são extremamente significativas

O tempo de retorno do investimento de um sistema solar varia entre três e seis anos. Como a vida útil dos equipamentos é de 25 anos, isso significa cerca de 2 décadas de retorno financeiro.

Como deu para notar, vantagens são o que não faltam quando o assunto é investimento em energia solar.

Gostou desse tema? No Blog da Solfácil você sempre encontra conteúdo de qualidade para se manter informado a tudo o que diz respeito a esse assunto. Confira também nosso perfil no Instagram para você ter acesso a muito mais, até a proxima.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares