Energia solar à noite? Um sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica funciona a partir da captação dos raios solares, que são convertidos em eletricidade para ser usada no consumo do dia a dia de uma residência, empresa ou indústria. 

Uma vez que a energia solar depende dos raios solares, é comum surgirem dúvidas sobre como isso funcionaria na prática, em dias nublados, com chuva ou durante a noite. No artigo a seguir, você vai entender melhor como é gerada a energia solar e como ela funciona em situações que os raios solares não estão presentes. Boa leitura! 

Como a energia solar é gerada? 

A captação da energia solar é feita através dos painéis fotovoltaicos, compostos por células solares. Essas células, por sua vez, são geralmente feitas de silício cristalino, um material semicondutor dominante usado na tecnologia fotovoltaica. 

Entenda como a energia solar é gerada
Entenda como a energia solar é gerada

Essas células são as responsáveis pela etapa inicial da geração de energia, que diz respeito somente à captação da energia solar. Em seguida, é necessário converter essa energia, o que é feito pelo inversor solar. Trata-se de um aparelho projetado especificamente para converter a energia obtida, tornando-a compatível com a rede elétrica convencional. 

Essa é a base do funcionamento de um sistema de energia solar. Suas principais vantagens são o fato de ser produzida a partir de uma fonte renovável, ou seja, que não acaba, e por ser uma energia limpa, que não prejudica o meio ambiente. Além disso, aderir a essa forma de geração de energia proporciona uma grande economia na conta de luz. 

Agora que você já sabe como a energia solar é gerada, entenda a seguir como ela funciona na parte da noite. 

E à noite, como a energia solar funciona?

Como é de se imaginar, durante a noite e em outros momentos nos quais a luminosidade do sol não se faz presente, não é possível captar a energia dos raios solares. Mas isso não significa um prejuízo à geração da energia do sistema, e também não quer dizer que nesses momentos o local fique sem energia elétrica. 

Para entender como a energia solar funciona em momentos nos quais não é possível captar a energia dos raios solares, é preciso entender que nem toda a energia captada durante o dia é convertida de imediato. Isso significa que nem tudo o que é captado pelas células solares passa imediatamente para o inversor solar, que torna a energia pronta para o consumo. 

Os painéis solares possuem estruturas projetadas para acumular energia ao longo do dia, armazenando o que é chamado de energia excedente, ou seja, além do necessário para o funcionamento diurno do sistema.

Veja como funciona o sistema fotovoltaico a noite
Veja como funciona o sistema fotovoltaico a noite

Essa energia fica estocada para ser usada durante a noite ou em dias de chuva, compensando os períodos nos quais o sistema não opera por falta de raios solares. O sistema de captação solar e o modelo de geração garantem que mesmo nesses momentos o fornecimento de energia não seja interrompido. 

Há dois tipos de modelos de sistema, o on grid e o off grid, que funcionam de maneiras diferentes quanto à essa energia excedente. Confira mais detalhes a seguir. 

Modelo on grid

Nesse modelo, que é o mais utilizado em centros urbanos, o sistema fotovoltaico recebe o suporte da rede distribuidora de energia, garantindo que seja possível ligar lâmpadas, TV, ar-condicionado e qualquer outro eletrodoméstico no período noturno. 

O modelo on grid funciona fazendo uma compensação de energia entre a produção dos painéis solares e o consumo, utilizando a rede da distribuidora convencional como suporte para que o abastecimento não seja interrompido quando não há captação de energia solar. 

Caso a produção diária de energia gerada durante o dia seja superior à demanda da unidade consumidora, o excedente é injetado na rede elétrica convencional, gerando créditos que podem ser usados posteriormente. Mesmo nos casos em que durante o dia não há produção de energia o suficiente, a distribuidora de energia supre as necessidades daquele imóvel.

Homem no telhado colocando placas solares.
Homem no telhado colocando placas solares.

Esse sistema possui um medidor de energia bidirecional, que mostra a quantidade de eletricidade consumida da distribuidora e quanto foi devolvido para a rede por meio da captação solar. Isso facilita o monitoramento e o controle sobre qualquer gasto.

O sistema de compensação de energia elétrica está previsto na normativa ANEEL 482/12, cujo objetivo é garantir que o consumidor não fique sem eletricidade.

Um projeto de mapeamento do consumo é feito para permitir que a compensação aconteça, de modo que o sistema fotovoltaico seja o mais eficiente possível, produzindo energia suficiente para as necessidades do imóvel. Nesse modelo de geração, a economia mensal na conta de luz pode chegar a 95%.

Modelo off grid

O sistema off grid, por sua vez, trabalha de forma independente, sem ligação com a rede elétrica de distribuição local. As necessidades noturnas do imóvel são supridas por meio do suporte de baterias, que são carregadas durante o dia com a tecnologia de captação solar

Entenda como funciona o modelo de energia solar off grid
Entenda como funciona o modelo de energia solar off grid

Durante o dia, os painéis produzem energia solar fotovoltaica, e o excedente é armazenado pelas baterias, que irão funcionar à noite, garantindo o fornecimento conforme as necessidades da residência ou empresa. 

Esse sistema é mais usado em imóveis localizados em áreas rurais que não possuem acesso à eletricidade, mas não pára por aí: também pode servir para veículos, foodtrucks e sistemas de câmeras de monitoramento, entre outros.  

A existência dessas possibilidades diferentes só tem a fortalecer ainda mais a energia solar enquanto alternativa renovável, limpa e econômica, comprovando que pode atender a diversas necessidades. Compartilhe esse artigo para propagar os benefícios e a versatilidade da energia solar.

Posts Similares