Não é novidade que a energia solar ajuda a quebrar diversas barreiras de infraestrutura. Assim, locais afastados e comunidades remotas podem ter acesso à eletricidade barata e sustentável.

Isso é de extrema importância para manter serviços públicos essenciais para a vida humana. Um exemplo disso é o projeto que está permitindo que diversos hospitais e locais de saúde possam funcionar, mesmo em áreas rurais de Gana.

Energia solar em hospitais rurais de Gana

A Associação Cristã de Saúde de Gana (CHAG) acabou de inaugurar seu 1º projeto de energia solar no país africano. Ele foi construído em um hospital público na cidade de Drobo.

A intenção desse projeto é diminuir a necessidade e o uso de diesel para manter a eletricidade de serviços essenciais. Ainda mais com a alta de combustíveis, que tornam a atuação na área de saúde insustentável nessas regiões afastadas.

Energia solar ajudando a saúde pública em Gana
Energia solar ajudando a saúde pública em Gana

Pela falta de infraestrutura, muitos cidadãos se veem sem opções de hospitais e médicos. Assim, dependem de ações externas que levam medicações e profissionais até as vilas de tempos em tempos.

Por isso, essa ação de levar energia solar para os hospitais rurais tem uma grande importância para a saúde pública ganesa. Ao todo, a CHAG espera impactar 344 pontos de saúde sob responsabilidade de Igrejas Cristãs.

Dessa forma, diversas regiões que não conseguem ter um acesso frequente a médicos e remédios terão suas vidas impactadas.

Outros benefícios do projeto

No começo do ano de 2023, outra iniciativa ajudou 37 hospitais militares a continuar suas atividades de saúde pública. O país constantemente recebe esses auxílios para manter serviços essenciais para sua população.

Agora, espera-se que a necessidade do diesel seja reduzida em mais de 50% em todos os locais que receberem o projeto de energia solar da CHAG. Ainda mais nos locais que conseguem ter incidência solar em 72% do dia no país.

Outro ponto positivo dessa iniciativa é a geração de empregos, tanto de engenheiros, como de instaladores. Do total de pessoas contratadas, 40% eram mulheres formadas em engenharia e que estavam desempregadas.

Além disso, o projeto conseguiu adaptar motos que, através da energia solar, mantêm medicações refrigeradas. Assim, esses veículos podem fazer o transporte desses remédios entre os hospitais e, também, levá-los até comunidades afastadas.

Dessa forma, o projeto não se limita apenas a levar energia solar para áreas afastadas ou sem acesso à eletricidade. Na verdade, é uma ação que tem grande impacto na economia e na saúde de centenas, ou até mesmo milhares, de ganeses.

Por fim, espera-se que investidores possam ajudar na expansão dessa iniciativa que serve de exemplo para todo o mundo. Enquanto isso, a CHAG continua com o apoio popular para levar os sistemas fotovoltaicos para novos locais.

Fonte: ESI Africa

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares