Por conta da pandemia e da aceitação do home office, muitas pessoas buscam como economizar energia do notebook. Em especial em momentos como o atual, em que a conta de luz vem cada vez mais alta, essa é uma preocupação extremamente válida.

Mais do que isso, pensar dessa maneira também te permite poupar a bateria do computador, evitando que este perca sua vida útil. Com tudo isso em mente, é bom se inteirar a respeito de alguns conceitos, que vão do modo economia a programas e gerenciador de tarefas.

Ficou interessado neste tema? Confira nos parágrafos a seguir 10 incríveis dicas para economizar energia ao utilizar seu notebook e poupe também seu dinheiro. Para isso, fique atento e siga as sugestões abaixo!

Por que saber como economizar energia no notebook?

Sem dúvida alguma, os últimos anos não foram fáceis para o mundo, com desafios nos mais diversos cenários. Por conta disso, milhares de pessoas puderam perceber uma alta nos preços, incluindo na necessária conta de luz.

Entender como economizar a energia do notebook entra, então, como mais uma maneira de se adequar a essa situação. Ainda que muitos não saibam, o aparelho é um dos que mais consome energia no escritório. Para se ter uma noção, se ligado por 8 horas ao dia, este apresentará, sozinho, um gasto de 72 kWh ao mês, representando cerca de 40 reais em sua fatura.

como economizar energia do notebook para nao perder dinheiro

10 Dicas para economizar a energia do notebook

A fim de buscar essa tão falada economia — além de poupar a bateria de seu computador — é preciso mudanças.

Dessa forma, nos próximos tópicos você encontrará 10 dicas incríveis para economizar energia e manter seu notebook funcionando corretamente. Você perceberá que, com simples atitudes, é possível guardar um montante bastante interessante.

10. Verifique as configurações do aparelho

Para começar a economizar a energia com seu notebook, o primeiro passo é verificar as configurações dele. Isso se dá porque muitos dos aparelhos vem de fábrica com ajustes pré-definidos, os quais, em geral, gastam mais a bateria. A justificativa para isso encantar os consumidores com brilhos e contrastes mais altos.

configurações de um computador

Assim, em alguns minutos você pode configurar o computador para que ele se utilize de menos funcionalidades. Alguns pontos que podem ser alterados, por exemplo, dizem respeito ao tempo ligado da tela e a utilização do HD. Com essas simples mudanças já é possível verificar uma economia considerável.

09. Ajuste o brilho da tela

Talvez uma das dicas mais clichês para poupar a bateria do notebook e fazê-lo render mais é alterar o brilho.

De fato, esta é uma sugestão recorrente porque traz resultados expressivos. Para isso, então, basta ir novamente às configurações do aparelho e ajustar o brilho para um nível que você consiga enxergar.

como economizar energia do notebook ajustando o brilho

Este, aliás, é um tópico importante na discussão, já que tudo depende muito do ambiente em que você se encontra. A lógica é semelhante à de um celular, já que lugares mais claros requerem mais brilho. Se estiver em um cômodo fechado e sem tanta luz, é possível colocar o item no mínimo e ainda assim trabalhar sem forçar a vista.

08. Aproveite do modo econômico

Com o objetivo de oferecer produtos mais sustentáveis e amigáveis ao meio-ambiente, boa parte dos aparelhos atuais conta com um modo econômico. A depender do fabricante, ele pode ter diferentes nomes, como modo noturno. De qualquer forma, seu objetivo é poupar o computador e reduzir seu consumo.

modo descanso de um computador

Para isso, este modo realiza algumas mudanças para economizar a energia do notebook. Normalmente, elas estão ligadas ao brilho, conforme dito acima, o contraste e o tempo para desativar a tela. O interessante, porém, é que você pode personalizar os comandos para se adequar às suas necessidades.

07. Fique atento às conexões de Bluetooth e Wi-fi

Há alguns anos, quando os celulares não se conectavam com outros dispositivos, era comum deixar o bluetooth desligado. A principal motivação para isso era evitar que a bateria acabasse mais rápido. Hoje, entretanto, com relógios, fones de ouvido e até automóveis se conectando a eles, fica mais difícil fazer isso.

como economizar energia do notebook desligando o wifi

A lógica, porém, pode ser utilizada para os computadores, já que a maioria de suas conexões pode ser feita por cabos. Assim, desativar o bluetooth é uma boa maneira de poupar a bateria. Além dele, o wi-fi também explora bastante o aparelho. Sendo assim, se conseguir trabalhar offline, desligar a função pode ser bastante benéfico.

06. Considere os programas instalados e acessados

Não é novidade para quase ninguém que determinados softwares são muito mais pesados que outros. Por consequência disso, eles forçam muito mais o aparelho, fazendo com que este consuma em demasiado. Em geral, estes são programas de edição de imagem e vídeo, mas também podem ser jogos ou até mesmo ERPs de empresas.

programas pesados fazem o computador gastar mais

Outra dica valiosa na hora de economizar a energia de seu notebook é verificar quais são os programas que você realmente utiliza constantemente.

Muitas vezes, as pessoas baixam novas ferramentas que não se provam úteis. Ao invés de excluí-las, o usuário apenas deixa de acessá-la, fazendo com que ela continue a consumir a energia do aparelho.

05. Desconecte dispositivos externos

Uma atitude bastante inocente, que muitos fazem, e que infelizmente compromete o computador é deixar dispositivos conectados a ele.

Estes podem ser pen-drives, cartões de memória ou mesmo um modem 3G. Em geral, estes acessórios consomem da energia do notebook, afetando assim em seu rendimento.

como economizar energia do notebook desconectando dispositivos externos

Em grande parte das vezes, eles não estão nem sendo utilizados, apenas estão conectados por preguiça. Dessa forma, o mais indicado é desconectar todos os dispositivos que possam estar plugados em seu computador. A velocidade deste irá ficar mais veloz, ele renderá mais e gastará menos.

04. Aproveite do modo Standby

Além do modo noturno, ou modo descanso, há outra ferramenta interessante a ser utilizada. Esta é o standby, uma programação para que o computador fique inativo, mas pronto para ser acessado. A dica é ideal para casos em que haverá uma pausa em sua utilização de até 2 horas.

modo standby de computadores

Para mais tempo que isso, a prática é desaconselhada, visto que este modo também gasta energia. Sendo assim, para períodos maiores, sugere-se o desligamento do notebook, garantindo que ele possa economizar energia. É uma tarefa simples que pode auxiliar bastante seu bolso e o meio-ambiente.

03. Analise a temperatura

Mesmo não sendo nenhum expert no assunto, muito provavelmente você já ouviu falar sobre o superaquecimento de um computador. Em geral, isso acontece quando o aparelho se encontra sobrecarregado. O que poucos sabem, entretanto, é que esse tipo de situação faz com que o consumo de energia seja muito maior que o normal.

placa de temperatura 13°

Com isso em mente, é interessante sempre analisar a temperatura do dispositivo para se prevenir. O ambiente também deve ser considerado, bem como a incidência de luz solar. De preferência, procure deixar o notebook em um local fresco e arejado, e nunca no sol ou em cômodos muito quentes.

02. Evite ligar e desligar o aparelho

Muitas pessoas, na tentativa de economizar no uso de energia, optam por desligar seu computador sempre que sem da sua frente. Na teoria, a medida pode parecer interessante, mas a prática se mostra o oposto. O que acontece, na realidade, é que o aparelho precisa de um grande esforço para religar.

como economizar energia do notebook desligando o aparelho

Sabendo disso, o ideal, neste tipo de situação, é utilizar novamente o modo standby. Conforme dito mais acima, essa é uma estratégia válida para períodos inferiores a 2 horas longe do dispositivo. Por isso, somente recorra ao desligamento total do aparelho, se sua consequente retirada da tomada, apenas para um tempo superior.

01. Pesquise bem antes de comprar

Para finalizar, a dica que talvez seja a mais importante é também a mais óbvia, ou seja, pesquisar bem antes de comprar um computador. A grande verdade é que existem inúmeras alternativas no mercado e, por isso, uma boa busca é sempre recomendada. Como é de se imaginar, afinal, há modelos que consomem mais que outros.

como economizar energia do notebook pesquisando na internet

Por conta disso, sugere-se que, ao longo dessa procura, você analise minunciosamente o quão econômico o dispositivo é. Para economizar energia do notebook, você precisará que ele possibilite isso. Não à toa, diversos consumidores buscam a tabela de eficiência energética do INMETRO. Se for classificado como A, significa que é um aparelho com baixo consumo.

Aprenda a economizar com a Solfácil!

Como você pôde ver acima, há inúmeras maneiras de como economizar a energia do seu notebook. Mesmo com todo esse conhecimento, entretanto, este continua sendo um aparelho que consome bastante. A melhor solução, então, é buscar por fontes alternativas, as quais possibilitem que você utilize de seus dispositivos sem se preocupar com a conta ao fim do mês.

Assim, a Solfácil é a melhor opção para investir em painéis de energia solar, renovável e sem custo. Confiável e segura, a empresa conta com assistência de qualidade para te auxiliar a qualquer momento. Mais do que isso, te oferece a oportunidade de contar com uma fonte sustentável e gratuita de energia elétrica.

Resumo do post

Posts Similares