As telhas solares apresentam maior resistência e mais leveza quando comparadas às placas solares convencionais, fazendo com que esses equipamentos ganhem cada vez mais espaço no mercado de energia solar. Afinal de contas, exerce duas funções: faz parte da cobertura do imóvel e ainda contribui com a geração de energia elétrica. 

Confira no artigo a seguir os principais diferenciais das telhas solares e quantas delas são necessárias por metro quadrado. Vamos lá! 

Prós e contras das telhas solares

As telhas solares são comumente confundidas com painéis solares, mas a verdade é que podem ser uma opção ainda melhor e mais eficaz em relação a alguns aspectos. Possuem maior potência, harmonizam melhor com a arquitetura das edificações e oferecem mais praticidade. Fatores como esses podem fazer toda a diferença na hora da compra. 

Entenda os reais prós e contras entre as telhas comuns e telhas solares
Entenda os reais prós e contras entre as telhas comuns e telhas solares

Elas também são fáceis de instalar e apresentam melhor acabamento estético, por isso em relação à aparência podem ser uma opção mais atrativa. Enquanto os painéis solares têm cores que podem divergir do restante do telhado, as telhas solares são desenvolvidas para combinar facilmente com as telhas comuns, ou até mesmo para replicá-las.

Para consumidores que desejam priorizar um telhado bonito em sua construção, elas são a melhor alternativa. 

Mas em relação à praticidade, será que vale a pena optar pelas telhas solares em relação aos painéis fotovoltaicos?

Objetivamente falando, elas são uma escolha viável em casos específicos nos quais o consumidor tem intenção de substituir todo o telhado do imóvel.

Quando são utilizados painéis solares, a solução para garantir a inclinação e ângulo ideias muitas vezes envolve o uso de suportes, proporcionando mais flexibilidade. Já quanto às telhas solares, é preciso que essa seja de fato uma opção adequada à estrutura do telhado para obter um bom resultado.

As telhas solares são fabricadas com tecnologia de ponta e estrategicamente resistentes a vazamentos e chuva de granizo. Instaladas como as telhas comuns, possuem células fotovoltaicas encapsuladas ou sobrepostas fixadas em seu corpo.

Confira se vale a pena utilizar telhas solares
Confira se vale a pena utilizar telhas solares.

A eficiência energética é outro aspecto que deve ser levado em conta, pois está relacionado ao desempenho final oferecido pela tecnologia e, consequentemente, à capacidade de atender à demanda energética do cliente.

Os painéis solares têm geralmente uma eficiência entre 16% e 22%, enquanto que as telhas solares podem alcançar, em média, de 10% a 20%. Com essa variação semelhante, as telhas não deixam a desejar em relação aos painéis convencionais quanto a esse aspecto. 

Se tratando da sua durabilidade, ainda não há informações a respeito, já que se trata de uma tecnologia recente e que ainda não foi utilizada por tempo suficiente para tirar conclusões certeiras sobre a sua vida útil. 

Agora que você já conhece os principais pontos positivos e negativos das telhas solares, é hora de descobrir quantas delas são necessárias para cobrir um metro quadrado. 

Quantas telhas solares são necessárias? 

As telhas solares são geralmente um pouco maiores do que telhas cerâmicas comuns. Sendo assim, são necessárias 7,5 telhas solares para preencher 1 metro quadrado de cobertura, enquanto que é preciso contar com 13 a 27 telhas de outros tipos para ocupar o mesmo espaço. 

Veja quantas telhas solares são necessárias para sua obra
Veja quantas telhas solares são necessárias para sua obra.

Cada telha possui geração média mensal de 1,15 kWh. Quanto à quantidade de energia a ser gerada, é possível ter uma noção a partir da seguinte relação entre consumo e quantidade de telhas: 

  • 45 a 60m² de construção (Consumo de 120KWh/mês): 88 telhas (12m²);
  • 60 a 80m² de construção (Consumo de 240KWh/mês): 175 telhas (23m²);
  • 80 a 150m² de construção (Consumo 480KWh/mês): 350 telhas (47m²).

Com esses dados, já é possível ter uma ideia da quantidade de telhas solares que serão necessárias para cobrir a sua construção e para atender à demanda de energia. Quanto aos valores dessa tecnologia, confira no tópico a seguir.  

Quanto custam as telhas solares? 

Esse equipamento ainda é uma novidade tanto para as fabricantes de energia solar quanto para o mercado. Sendo assim, como ainda não foram totalmente introduzidas ao mercado brasileiro, é esperado que as telhas solares tenham um preço mais elevado em comparação a sistemas fotovoltaicos compostos por painéis solares tradicionais. 

Tudo o que você precisa saber sobre os valores de telhas solares
Tudo o que você precisa saber sobre os valores de telhas solares.

Sua média de preço é de R$ 764,75 por m², mas o custo final de um projeto composto por telhas solares pode variar de acordo com o tamanho e tipo de equipamento escolhido, quantidade de energia necessária e a área de instalação.

Vale lembrar que, para garantir o desenvolvimento de um projeto fotovoltaico de qualidade, é necessário fazer o dimensionamento da energia solar, considerando todas as particularidades da instalação.

Telha solar fotovoltaica fabricada no Brasil 

A primeira telha solar totalmente brasileira passou a ser desenvolvida em 2020 pela empresa Eternit, que afirma que ela pode gerar até 1,15 kWh por mês e conta com uma potência de 9,16 W. 

Com essa potência, 4 a 6 telhas são o suficiente para atender às necessidades de uma casa pequena. O restante da cobertura, portanto, pode ser composto de telhas de fibrocimento comuns. 

Batizada de Eternit Solar, também é feita de fibrocimento e trata-se de uma tecnologia revolucionária, criada com o intuito de democratizar o acesso à energia sustentável. Desde o início de seu projeto, passou por processos para que sua geometria fosse adequada e permitisse a incorporação das células fotovoltaicas. 

Seu formato é ondulado e levemente plano no topo das ondulações, onde são integradas as células. A peça apresenta dimensão de 2,44 m x 1,10 m.

Seu peso permanece praticamente o mesmo em relação às telhas comuns, por isso possibilita a instalação em estruturas pré-existentes, sem necessidade de realizar modificações na estrutura do telhado. 

Saiba como esta o mercado de telha solar no Brasil
Saiba como esta o mercado de telha solar no Brasil

O que já promete ótimos resultados deve ficar ainda melhor. Para aprimorar o desenvolvimento das telhas solares e ter uma melhor avaliação quanto ao seu desempenho e adequação aos diferentes perfis de cliente, a Eternit elaborou projetos-piloto encaminhados para variados tipos de imóveis. 

Os projetos-piloto das telhas solares da Eternit envolvem estruturas diversas, como casas populares, comunidades, galpões e construções sem telhado aparente.

Além dessas, também está prevista a incorporação em instalações comerciais, postos de gasolina e projetos na área agrícola e aviária.

Os projetos devem ser avaliados ao longo dos próximos meses e, obtendo análises bem-sucedidas, será definido o cronograma para possibilitar a sua comercialização. 

Com a rápida e constante atualização do mercado de energia solar, a tendência é que as telhas solares se tornem cada vez mais atrativas e tecnológicas. Gostou das vantagens que elas têm a oferecer? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

 

Confira aqui o story do post!

Posts Similares