Um cronograma de postagem no Instagram é um dos materiais mais importantes em uma estratégia de planejamento desta rede social. Ele ajuda a organizar e agendar os posts, evitando possíveis imprevistos que possam atrapalhar o que foi planejado.
Ele serve para estabelecer determinada coerência em relação ao conteúdo divulgado pela sua empresa, de modo que os posts dialoguem entre si. Por meio dele, você garante que as estratégias de marketing sejam seguidas para alcançar os objetivos estabelecidos.
No seu cronograma de postagem, você deve incluir as publicações que serão realizadas, e definir a frequência e os horários das postagens. É importante que todas essas informações sejam registradas, pois isso vai te ajudar a garantir que suas publicações tenham consistência.
Quer saber mais sobre o cronograma de postagem para o Instagram? Então confira nosso artigo a seguir, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Faça um levantamento dos conteúdos prioritários
Todo segmento comercial possui ocasiões especiais que devem ser lembradas e comemoradas, e o mesmo vale para energia solar. Pensando no público para quem você vende, quais eventos e conteúdos são indispensáveis para o seu cronograma de conteúdo?
Isso vale para datas comemorativas – como 29 de maio (Dia Mundial da Energia) e 05 de Junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) – e também para eventos marcantes no setor, como o Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS), o Brasil Solar Power e a Intersolar South America, entre outros.
Estamos falando de ocasiões especiais para o setor de energia solar, e por isso não podem passar batido. Datas como essas representam oportunidades de ampliar o debate sobre o assunto e falar sobre as inovações mais interessantes do mercado fotovoltaico.
Procure sempre pensar em como utilizar essas circunstâncias a seu favor, pois são quando os consumidores tendem a prestar mais atenção em temas aos quais comumente não dariam importância.
Não perca essa oportunidade de se posicionar no setor de energia solar de acordo com os temas mais comentados do momento.
Separe os temas por editorias
Depois que você tiver feito uma relação com eventos e datas que não podem faltar no seu cronograma de postagem, é hora de definir as outras categorias que farão parte do seu planejamento.
Separar os temas por editorias é importante para criar uma rotina de publicações com temas que sejam de interesse do seu público, e assim seus seguidores ficam habituados com as categorias exploradas.
Algumas ideias de editorias que podem ser exploradas são dicas de consumo consciente no dia a dia, relatos de clientes satisfeitos, bastidores do seu trabalho como integrador solar, vantagens de implementar energia solar em sua casa ou empresa, principais curiosidades sobre energia fotovoltaica, e assim por diante.
Para mais dicas sobre o que postar no Instagram, clique aqui e leia nosso artigo sobre o assunto.
O importante é que você saiba usar essas editorias a favor dos assuntos que julgar mais interessantes abordar em seu Instagram. Assim, você tem um bom direcionamento e cria certa coerência no seu conteúdo.
Com um cronograma que prevê quais serão as próximas publicações, fica mais fácil adotar esse sistema. Além disso, é uma maneira de visualizar melhor qual tipo de conteúdo tem mais sucesso em atrair a atenção do seu público.
Defina a frequência e o horário das postagens
Um cronograma completo e bem estruturado precisa conter a frequência e os melhores horários para realizar as postagens no Instagram. Leve em conta as preferências e hábitos do seu público-alvo, e fique sempre de olho nas métricas disponibilizadas pela plataforma.
Alguns dos melhores dias para postar no Instagram são às terças e quartas-feiras, entre as 11h e 14h, que é quando a maioria dos usuários está no horário de almoço do trabalho e tem um tempinho para checar as redes.
Atente também à frequência dos posts, mas lembrando que não adianta postar todos os dias se o conteúdo não for relevante. Se preciso, priorize uma quantidade menor de posts, mas que tenham capacidade de causar impacto.
Planeje quais recursos serão utilizados
O Instagram é uma das redes sociais com maior diversidade de recursos a serem explorados. Por isso, é importante definir no seu cronograma quais deles serão usados, de acordo com o formato que melhor se adequa a cada tipo de conteúdo.
Para mostrar as vantagens de investir em energia solar, um post em formato carrossel pode ser uma boa ideia, pois possibilita explorar uma grande quantidade de informações sem deixar o aspecto da imagem muito poluído.
Já para mostrar o dia a dia da empresa ou os bastidores da instalação de um sistema fotovoltaico, vale usar os Stories. E se a ideia é incentivar o engajamento, que tal criar enquetes ou disponibilizar uma caixinha de perguntas?
Use e abuse dos recursos que o Instagram oferece, e fique sempre de olho no que te proporciona os melhores resultados para poder repetir ou aprimorar depois.
Busque ideias e referências
Criar conteúdo se tornou uma necessidade para empresas e profissionais de diversas áreas que querem obter melhores resultados na divulgação de seus serviços. Essa, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil para quem não tem o marketing ou publicidade como sua especialidade.
Mas, se tratando do mundo digital, não faltam recursos para ajudar com isso, já que há muitas inspirações e referências nas quais você pode se basear para fazer seu cronograma de postagem.
Para ficar por dentro dos assuntos mais comentados, o Google Trends é a ferramenta ideal. Com ele, é possível encontrar insights valiosos para criar conteúdo de acordo com o que mais interessa ao seu público-alvo.
Além das muitas ferramentas que podem ajudar a otimizar o marketing da sua empresa, é importante também ficar de olho em empresas que trabalham no mesmo setor que você e/ou exploram assuntos que podem ser de interesse ao seu público-alvo.
Multinacionais como a Natura Cosméticos, a Unilever e a Nestlé, por exemplo, estão sempre abordando temas relevantes, como a sustentabilidade.
Procure pensar quais estratégias de marketing essas organizações estão usando que podem ser aproveitadas no seu negócio? Como você pode se inspirar no trabalho realizado por elas?
Registre os resultados
Por fim, tenha em mente que não basta fazer um cronograma de postagem bem estruturado. É importante aprimorá-lo constantemente, o que pode ser feito a partir dos resultados obtidos até então.
Pode ser necessário realizar algumas mudanças e adaptações, mas isso faz parte do processo.
Acompanhe com frequência os indicadores fornecidos pelo Instagram Insights, que fornece dados a respeito dos resultados da sua conta.
Lá, você consegue checar o número de curtidas, comentários, compartilhamentos, impressões e visualizações suas postagens tiveram, quantas pessoas salvaram, quantas contas foram alcançadas, e assim por diante.
Esses dados são muito valiosos, pois podem te ajudar a identificar os conteúdos que funcionam melhor e assim replicar fórmulas que deram certo.
Seguindo as dicas do nosso artigo, você conseguirá fazer um cronograma de conteúdo eficaz e assertivo para o Instagram da sua empresa de energia solar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.