O setor de energia solar está em constante crescimento e evolução, já que a demanda por produtos fotovoltaicos cresce a cada ano. Sendo assim, é esperado que novas tecnologias surjam constantemente, visando otimizar a geração de energia. 

Com isso em vista, a indústria de módulos fotovoltaicos tem dedicado especial atenção ao desenvolvimento de soluções inteligentes. É o caso da tecnologia Half Cell, criada com a ideia de oferecer maior eficiência energética aos painéis e reduzir o custo de produção e de venda.

Cabe ao integrador solar estar sempre por dentro das opções mais modernas do setor. Confira a seguir mais detalhes sobre essa tecnologia e quais as vantagens que ela oferece em relação às demais. 

O que é a tecnologia Half Cell?

Um painel solar convencional é, geralmente, formado por em torno de 60 ou 72 células solares. Já os painéis de meia célula (ou Half Cell) são compostos por 120 ou 144 células fotovoltaicas cortadas ao meio. 

Tudo sobre tecnologia Perc Half Cell
Tudo sobre tecnologia Perc Half Cell.

Esse método diminui pela metade a disponibilidade ou quantidade de células nas placas solares. Elas podem ser policristalinas, mas geralmente são PERC monocristalinas para obter melhores resultados.

O termo PERC vem de Passivated Emitter Rear Cell (Emissor Passivado e Contato Traseiro), tecnologia caracterizada pela aplicação de uma camada refletiva para maximizar a radiação e ter uma margem menor de perda de energia. 

As células fotovoltaicas convencionais geralmente apresentam um formato redondo ou circular, e a forma mais simples de aplicá-las é por meio de seções quadradas.

Se tratando da tecnologia Half Cell, a proposta é outra: obtém-se uma seção quadrada por meio da fabricação tradicional, e, em seguida, é realizado mais um processo de corte com a aplicação de uma tecnologia chamada TLS (Thermal Laser Separation) para dividir as células ao meio. 

A realização desse procedimento não causa nenhum dano físico ou mecânico ao sistema. Ele foi responsável por oferecer uma alternativa interessante aos painéis solares convencionais.

As filas de células Half Cell são conectadas em série, e duas dessas seções são conectadas em paralelo, criando um módulo com tensão geral igual a um painel regular.

Esse método demanda a instalação de um número menor de painéis e ainda possibilita uma redução no tempo de retorno sobre o investimento. 

Tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia em painéis solares
Tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia em painéis solares.

Agora que você já entende como funcionam os painéis solares PERC Half Cell, é preciso ter suas vantagens na ponta da língua para oferecer o melhor aos seus clientes. Mais adiante veremos os principais pontos de destaque em relação a essa tecnologia.

Quais são as vantagens da tecnologia Half Cell? 

O sistema Half Cell foi desenvolvido com a proposta de reduzir as perdas de energia ocorridas durante a conversão, oferecendo o máximo de potência possível.

Esse aspecto, por si só, já representa um grande ponto a seu favor, mas há diversos outros benefícios que esse tipo de tecnologia oferece. Veja a seguir os principais. 

Tecnologia Perc Half Cell tem maior tolerância ao sombreamento

Os painéis solares do tipo PERC Half Cell apresentam maior tolerância em relação às sombras durante a captação de energia. Sua divisão ao meio gera um número maior de grupos de células em um único painel.

Sendo assim, é como se cada um desses grupos trabalhasse de forma independente. 

Portanto, quando ocorre o sombreamento em algum grupo do painel, os demais não necessariamente são afetados (como acontece com os painéis convencionais), e, assim, podem continuar trabalhando com eficiência. 

Os painéis com a tecnologia Perc Half Cell te maior tolerância a sombreamento
Os painéis com a tecnologia Perc Half Cell te maior tolerância a sombreamento.

Com isso, todo e qualquer efeito de sombra ou hot spots afetará apenas uma parte do módulo, e a eficiência de geração continuará sendo a maior possível.

Com o sistema half cell presente no módulo, a geração superior se mantém em 100% enquanto apenas a metade sombreada sofre com tais efeitos.

Menos problemas técnicos coma tecnologia Perc Half Cell

Como, nesse caso, os painéis solares têm o dobro do número de células, possuem também o dobro do número de linhas de células. Isso significa que os problemas que afetam uma fileira não se estendem às demais células, o que vale para o sombreamento ou demais falhas técnicas.

Isso também é possível porque os módulos compostos por células Half Cell se subdividem em duas partes, e são implementados 3 diodos de bypass no centro dos módulos. Assim, formam-se dois circuitos elétricos distintos, que trabalham de forma independente um do outro. 

Essa é uma vantagem que se desdobra em muitas outras, já que ao fornecer um equipamento mais resistente a problemas técnicos, você certamente terá melhores condições de garantir a satisfação do seu cliente.

Além disso, terá menos preocupação em relação às manutenções necessárias. 

Maior desempenho térmico

Os painéis desenvolvidos com a tecnologia PERC Half Cell apresentam uma redução da corrente que circula em suas células. Com isso, diminui a dissipação do calor, havendo menos desperdício de energia e evitando o superaquecimento dos painéis. 

Com isso, diminui as chances de diversos tipos de riscos, como os relacionados ao desenvolvimento de focos de incêndio e outras falhas que podem gerar problemas técnicos.

Apesar dos painéis captarem a energia por meio do Sol, é fundamental que possam funcionar sem superaquecimento, o que diminuiria seu desempenho na geração de energia.

Menor quantidade de painéis a serem instalados

Como a tecnologia PERC Half Cell possui uma eficiência maior em relação às convencionais, uma instalação composta por painéis desse tipo demanda uma quantidade menor deles para suprir a demanda de energia.

Com a tecnologia Perc Half Cell a demanda de painéis a serem instalados é bem menor
Com a tecnologia Perc Half Cell a demanda de painéis a serem instalados é bem menor.

Com isso, consequentemente representam também um retorno mais rápido do investimento realizado. 

Redução do tempo de retorno sobre o investimento

Já que a tecnologia Half Cell precisa apenas da metade das placas solares para suprir a mesma demanda de energia que os painéis convencionais, o retorno do investimento acontece mais rapidamente quando comparado aos modelos tradicionais disponíveis no mercado. 

Esse é um dos pontos que mais chamam a atenção de pessoas que desejam investir em energia solar, já que o retorno financeiro é um aspecto importante a ser analisado.

Se o principal objetivo dos seus clientes é economizar, então a tecnologia Half Cell certamente é uma das melhores opções. 

Melhor desempenho com pouca luz

Outro ponto positivo em relação aos painéis PERC Half Cell é o fato de serem menos suscetíveis às condições de sombra ou pouca luz.

Isso se deve principalmente a uma diferença sutil presente no sistema de fiação dos painéis solares com células Half Cell, a mesma responsável pela maior tolerância ao sombreamento. 

Aumento da eficiência

Por serem cortadas ao meio, as células fotovoltaicas Half Cell geram metade da corrente elétrica quando comparadas a um módulo tradicional. Isso possibilita a redução das perdas que acontecem nos terminais, nos contatos elétricos e nas próprias células. 

Além disso, o espaçamento existente entre as células aumenta a eficiência óptica, permitindo que a luz captada se espalhe de forma mais adequada. Assim, obtêm-se uma maior eficiência dos módulos.  

Diminuição dos preços

Para finalizar, outro ponto a favor da tecnologia PERC Half Cell é que essa é uma das opções mais baratas para o consumidor que deseja investir em energia solar.

Com esta tecnologia, seus custos em investimento podem ser muito menores
Com esta tecnologia, seus custos em investimento podem ser muito menores.

Como precisa de metade da matéria-prima para a construção das placas solares, esse tipo de painel possui uma vantagem competitiva em relação aos demais. 

Com isso, os gastos com energia também diminuem, já que o novo modelo contribui para que o sistema fotovoltaico esteja menos suscetível ao aumento da temperatura.

Todos esses benefícios fazem com que os painéis solares do tipo PERC Half Cell estejam entre as melhores opções disponíveis do mercado, configurando uma excelente indicação para os seus clientes. 

Esperamos que esse artigo tenha sido eficaz em esclarecer os principais benefícios da tecnologia PERC Half Cell, para que você possa implementá-los em seu repertório de vendas. Para ficar sempre por dentro de nossas dicas, continue acompanhando nosso blog!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares