Um dos benefícios de se ter painéis solares para a geração de eletricidade são os créditos de energia solar que você vai gerar sempre que houver uma produção maior do que o consumo.  

Essa vantagem pode ajudar a reduzir ainda mais o valor da conta da energia de luz em sua casa.

O que são créditos solares?

A Resolução Normativa 482/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece um sistema de compensação de eletricidade, quando o consumidor tem geração de energia solar, superior ao consumo de luz gerada pela concessionária. 

Caso a produção de eletricidade através da energia solar seja maior que o consumo da residência, essa sobra volta para a concessionária e o morador vai receber créditos que podem ser usados no abatimento da conta de luz.

Esses créditos vão te ajudar a reduzir ainda mais o valor da conta de luz

Como o sistema de energia solar não gera luz durante a noite, a eletricidade utilizada nos períodos noturnos vem da rede elétrica da concessionária. E o que será consumido nesse horário vai gerar gastos que vão ser cobrados na conta de luz.

Mas se a produção foi maior que o consumo, é possível utilizar os créditos para reduzir esse valor e até mesmo zerar a conta de luz.

Qual a duração dos créditos

A partir da data em que se teve a sobra na produção da energia, os créditos têm duração de 60 meses, o que dá 5 anos para fazer a utilização.

Como funciona o financiamento de energia solar na Solfácil?
Como a duração desses créditos é longa, eles vão te ajudar a economizar ao longo dos anos

Mas não se preocupe em saber exatamente quando foi gerado esse crédito, pois eles são utilizados automaticamente quando houver a necessidade de fazer o abatimento na conta de luz.  

Como esses créditos podem te ajudar?

Além da energia solar já representar uma economia na conta de luz, os créditos podem ajudar ainda mais nessa economia.

Existem períodos do ano em que a geração de energia vai ser maior, especialmente nos meses do verão, e você vai receber créditos que podem compensar a produção mais baixa no inverno e assim a conta de luz vai vir com um valor mais baixo.

Um dos fatores que elevam o preço da conta de luz são os impostos e as tarifas que recaem sobre o consumo de energia. 

Com energia solar tenho luz se faltar na rua
Ao utilizar energia vinda da rede elétrica, você vai ter que pagar por esse consumo

São impostos como o PIS/PASEP, COFINS e o ICMS. Os dois primeiros são impostos federais e eles têm a taxação igual em todos os estados do Brasil.

Já o último tem uma porcentagem diferente em cada estado e também regras diferentes de isenção e descontos na tarifa. 

Mas em suma, todos esses impostos vão elevar o valor da conta de luz e vão acabar pesando no seu bolso.

Se o seu sistema de energia solar produzir mais do que o consumo, você vai ter os créditos para fazer o abatimento do valor da conta de luz  e assim não será um gasto tão grande no orçamento da família.

E como a geração de créditos solares vai reduzir o valor da conta, mesmo caso ocorra uma alta no valor de geração de energia, você vai ter uma segurança maior de que essa alteração não vai ser tão significativa. 

A conta de luz sofre aumentos constantes, mas os créditos vão te ajudar a economizar

Ainda mais que o sistema de energia solar produziu a própria eletricidade então o consumo de luz vinda da concessionária vai ser muito baixo.

É possível utilizar os créditos para diminuir o valor da conta de outra residência?

A Aneel tem algumas regras sobre o compartilhamento de créditos da energia solar, mas é sim possível utilizar esse benefício em outra localidade.

Auto-consumo remoto

O chamado auto-consumo remoto pode ser a solução para quem tem um escritório ou apartamento e não há espaço para instalar os painéis fotovoltaicos.

É possível instalar painéis em uma outra residência para a geração dos créditos solares  e depois fazer a transferência para reduzir o preço da conta de luz.

Muitas vezes não é possível colocar os paneis solares em casa localizadas na cidade. No campo é mais fácil

Mas para isso acontecer, os dois imóveis devem estar localizados em regiões abastecidas pela mesma concessionária e as contas de luz precisam estar sob a mesma titularidade de CPF ou CNPJ.

Geração compartilhada?

A geração compartilhada ocorre quando um grupo de pessoas, sejam físicas ou jurídicas, se unem para a instalação de painéis solares pensando na geração de energia para todos os participantes do grupo, desde que estejam localizados na mesma área de atendimento da concessionária.

Nesse tipo de geração, é permitida a transferência dos créditos solares para uma outra residência, mesmo que sob outra titularidade, desde que seja firmado em contrato.

Geração em condomínios

Nesse sistema, os consumidores têm independência na hora do pagamento de luz, o que significa que cada um paga por aquilo que consumiu. 

Para a geração em prédio também há esse benefício dos créditos

O que for gerado a mais pelos polos painéis solares será distribuído entre todos os moradores do prédio para que ocorra o abatimento no valor da conta. 

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Veja um story resumido do texto!

Posts Similares