Quem trabalha com agronegócio sabe o papel determinante que a energia elétrica exerce em sua cadeia de produção. A boa notícia é que o Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à geração de uma das formas de energia mais limpas que existem. Estamos falando, é claro, da energia solar

A exploração desse tipo de energia em nosso país é facilitada pela grande incidência de luz solar em todo o território nacional, o que se deve à proximidade com a Linha do Equador.

Sendo assim, a energia solar representa uma alternativa interessante para quem depende da eletricidade para manter suas operações funcionando, como é o caso do agronegócio. 

Para os produtores rurais, a energia solar oferece uma série de benefícios, como redução de custos, aumento da produtividade e muito mais! O número de sistemas fotovoltaicos instalados no setor rural aumentou significativamente nos últimos anos, e a tendência é continuar crescendo. 

Se você ficou interessado(a) em saber mais sobre esse assunto, confira o artigo a seguir! Nele, vamos dar mais detalhes de como funciona a energia solar, a sua importância e os benefícios que oferece para o agronegócio brasileiro e suas diversas possibilidades de aplicação. Acompanhe! 

Como a energia solar funciona? 

A energia solar é uma forma de energia renovável obtida a partir da radiação solar. Ela é capturada e convertida em energia utilizável por meio de dispositivos chamados painéis solares, compostos por células fotovoltaicas que absorvem a luz solar e a transformam em eletricidade.

O funcionamento dos painéis solares baseia-se em um fenômeno chamado de efeito fotovoltaico, descoberto por Alexandre Edmond Becquerel em 1839. As células fotovoltaicas são feitas geralmente de silício, um material semicondutor.

Quando a luz solar incide sobre essas células, os fótons da radiação solar transferem energia para os elétrons presentes no material semicondutor, gerando uma corrente elétrica.

Os painéis solares são geralmente instalados em telhados, terrenos ou estruturas especialmente projetadas para receber a luz solar de maneira eficiente.

Veja mais sobre o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos
Veja mais sobre o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos

Esses equipamentos são conectados a um inversor, que converte a corrente contínua gerada pelos painéis em corrente alternada, adequada para uso doméstico e comercial.

Há duas modalidades de sistemas fotovoltaicos que podem atender ao agronegócio. Para os produtores que possuem conexão com a rede da concessionária de energia, a solução mais propícia são os sistemas on-grid.

Nessa modalidade, os painéis solares são conectados à rede elétrica, permitindo que a energia gerada seja utilizada diretamente pelos consumidores ou injetada na rede para compensação futura, através dos créditos energéticos. 

Essa modalidade possui um menor custo de implantação (e, consequentemente, menor tempo para que aconteça um retorno do investimento).

Caso ocorra falha no abastecimento de energia, o sistema fotovoltaico se desconecta da rede e o consumidor pode ficar sem acesso à energia até que a concessionária restabeleça o fornecimento. 

Em locais remotos ou isolados, onde não há acesso à rede elétrica, os sistemas solares podem ser usados com um banco de baterias para armazenar a energia gerada e utilizá-la quando necessário.

Essa é a modalidade off-grid, que é desconectada da rede de distribuição e é uma excelente alternativa para substituir geradores a diesel. Desse modo, o produtor rural garante um excedente de energia que é armazenado nas baterias, para uso durante a noite e/ou em dias chuvosos.

Como funciona o armazenamento da energia solar gerada em excesso
Como funciona o armazenamento da energia solar gerada em excesso

A independência em relação à concessionária de energia é uma das principais vantagens dos sistemas off-grid em relação aos on-grid, já que o produtor não fica sujeito às instabilidades no fornecimento de energia.

Por outro lado, há a desvantagem de requerer um investimento mais elevado, devido ao custo das baterias necessárias para o armazenamento de energia. 

Uma terceira possibilidade para garantir o fornecimento de energia em regiões rurais seria um sistema on-grid com backup, que seria como uma união das duas modalidades.

Ao investir nessa alternativa, é possível manter o sistema conectado à concessionária e, no caso de falta de energia, o abastecimento fica por conta do banco de baterias, que pode ser menor do que o que seria necessário para um sistema off-grid.

Independente da escolha, a energia solar apresenta diversas vantagens. É uma fonte de energia limpa, pois não emite gases de efeito estufa durante a geração. Além disso, é uma fonte inesgotável, já que o sol é uma fonte de energia abundante e renovável. 

O investimento nessa forma de geração de energia elétrica também contribui para a redução da dependência de combustíveis fósseis e da instabilidade dos preços de eletricidade, com o bônus de promover o desenvolvimento sustentável de diferentes tipos de negócios. 

Segundo o Boletim Mensal de Energia publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a energia solar teve um crescimento de 60% no último ano. A previsão é de que ela conquiste cada vez mais espaço, correspondendo a 17% da matriz energética brasileira até 2030.

E o investimento do agronegócio nessa forma de geração de energia é fundamental para esse crescimento, como veremos melhor no tópico a seguir.

Qual a atual situação da energia solar no agronegócio brasileiro?

A maior parte das atividades econômicas no mundo depende diretamente da energia elétrica, e com o agronegócio não é diferente.

As atividades realizadas no campo geralmente são muito intensas e numerosas, resultando em um alto consumo energético e comprometendo boa parte do orçamento do produtor rural. 

Por essa razão, a adoção de energia solar pelo agronegócio tem se tornado uma tendência cada vez mais forte.

Como os espaços de cultivo para a produção rural são amplos e com um bom aproveitamento da luz solar, favorecem a instalação da tecnologia necessária para a geração de energia fotovoltaica. 

Como esta atualmente, a energia solar posicionada no mercado do agronegócio
Como esta atualmente, a energia solar posicionada no mercado do agronegócio

Hoje em dia, o Brasil é um dos países com a matriz energética mais limpa do mundo: quase 45% de sua totalidade é composta por fontes renováveis. A exploração da energia solar fica atrás apenas das hidrelétricas, que representam atualmente mais da metade da fonte de energia elétrica do país.

Desde 2012 (quando foi publicada a Resolução Normativa nº 482 pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL), os produtores rurais já investiram mais de R$ 3 bilhões em energia solar, com a geração de mais de 21 mil empregos. 

Os dados comprovam a importância desse setor no desenvolvimento econômico do país e no fomento à adoção desse tipo de energia, como forma de impulsionar a transição energética brasileira.

Continue a leitura para conferir os principais benefícios que a energia solar oferece para os produtores rurais.

Quais as vantagens da energia solar para o agronegócio?

Levando em consideração o alto consumo de energia envolvido em suas operações, é possível afirmar que o agronegócio é um dos setores que mais usufruem dos benefícios que a energia solar tem a oferecer. Quer descobrir quais são? Veja a seguir.

Redução dos custos com o uso da energia solar

Afinal, como a energia solar reduz os custos do agronegócio? A economia proporcionada por essa forma de geração de energia é, definitivamente, um dos principais atrativos para qualquer tipo de consumidor cogitar investir em energia solar.

A instalação de um sistema solar fotovoltaico em área rural pode fazer com que as despesas com energia elétrica sejam significativamente reduzidas: estimativas apontam que, em muitos casos, é possível obter até 95% de economia, sendo necessário apenas o pagamento referente à taxa pela ligação do sistema com a distribuidora.

Essa é, definitivamente, uma das vantagens mais atraentes que a energia solar tem a oferecer para o agronegócio.

Com a produção movida por um sistema fotovoltaico, as despesas vão reduzir drasticamente, e é possível aproveitar a economia para fazer novos investimentos e aumentar a competitividade no mercado rural. 

Maior produtividade e competitividade

Uma das principais formas de utilização da energia solar no agronegócio é por meio da geração de eletricidade para alimentar as operações das propriedades rurais.

Os sistemas de energia solar fotovoltaica aproveitam a energia do sol para alimentar máquinas, equipamentos de irrigação, sistemas de armazenamento e refrigeração, entre outros.

Ao suprir a produção da eletricidade necessária para essas e outras atividades rurais, a energia solar supre uma das principais demandas do agronegócio.

Além disso, também confere uma vantagem competitiva ao produtor rural, proporcionando mais destaque e reconhecimento ao trabalho realizado por ele.

Isso significa que, ao adotar a energia solar, os produtores podem melhorar sua eficiência operacional, reduzir custos, aumentar a sustentabilidade e promover uma imagem positiva para os consumidores.

Imunidade contra a inflação energética

A conta de energia elétrica costuma sofrer variações de um mês para outro, e na área rural isso pode ter um impacto ainda maior. Nesse sentido, a energia solar oferece uma importante vantagem em termos de imunidade contra a inflação energética. 

Ao optar por gerar energia a partir do sol, os produtores rurais têm a chance de diminuir sua dependência das concessionárias de energia elétrica e se proteger dos aumentos constantes nos preços da eletricidade. 

O agronegócio tem muito a ganhar com isso. Como a conta de energia passa a se manter baixa e estável, o produtor não precisa lidar com aumentos inflacionários.

Investindo em instalações solares em larga escala, o setor pode reduzir significativamente seus custos operacionais, aumentar sua eficiência e melhorar sua competitividade no mercado.

Rápido retorno do investimento (payback)

O retorno do investimento realizado em energia solar é muito rápido. Estimativas indicam que entre 4 a 7 anos o valor investido retorna em forma de economia com energia. Quanto maior o gasto mensal com eletricidade, mais rápida será essa compensação. 

Isso acontece porque, logo no primeiro dia após a instalação dos equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica, o local já passa a ter uma economia significativa na conta de luz.

Depois que o investimento realizado é “quitado” por meio dessa economia, o produtor rural passa a lucrar com o sistema instalado. 

Longa vida útil

Os sistemas de energia solar fotovoltaica possuem uma vida útil considerável, geralmente variando entre 25 a 30 anos. Isso significa que, quando devidamente projetados, instalados e mantidos, esses sistemas podem gerar eletricidade de forma confiável e eficiente por um longo período.

A vida útil do sistema de energia solar, é um dos pontos positivos que esse sistema apresenta
A vida útil do sistema de energia solar, é um dos pontos positivos que esse sistema apresenta

Levando isso em consideração, vale a pena pontuar a importância de investir em equipamentos de alta qualidade, capazes de resistir às condições climáticas, como chuva, vento, calor e frio, sem perder sua eficiência ao longo do tempo. 

Mesmo após a vida útil estimada de 25 a 30 anos, os sistemas solares fotovoltaicos não deixam de funcionar completamente.

A maioria dos sistemas continua a gerar eletricidade, embora com uma eficiência reduzida. Nesses casos, é possível realizar atualizações ou substituições parciais de componentes para garantir o bom desempenho contínuo do sistema.

Instalação e manutenção sem complicações

Outra grande vantagem que o investimento em energia solar oferece para o agronegócio é a facilidade em relação à instalação e às manutenções. Isso significa que não é necessário pausar as operações para que o sistema seja instalado. 

Como esse processo é simples e rápido, em pouco tempo o produtor rural poderá gerar sua própria energia sem atrapalhar seus lucros ou a produção de sua empresa.

A instalação é feita por profissionais capacitados, que desenvolvem o melhor projeto de acordo com a necessidade de cada consumidor. 

Além disso, o sistema fotovoltaico não requer manutenções frequentes, já que as chuvas fazem boa parte do trabalho de limpeza dos painéis. Uma manutenção preventiva a cada seis meses para remover o excesso de sujeira nos painéis solares já é suficiente para garantir sua eficiência e vida útil.

Mais autonomia ao produtor rural

Ao ter um sistema próprio de geração de energia, o produtor ganha mais autonomia e não fica refém das tarifas da concessionária. 

Independente da escolha (seja por um sistema on-grid ou off-grid), o produtor tem a garantia de fornecimento energético mesmo durante períodos com falta de claridade, seja por meio dos créditos energéticos ou pelo armazenamento no banco de baterias.

No modelo off-grid, essa autonomia é ainda maior, já que nessa modalidade não há ligação com a distribuidora e, portanto, o cliente deixa de sofrer com problemas de abastecimento.

Sustentabilidade e marketing verde

Se a reputação da empresa frente aos consumidores, investidores e à sociedade é uma preocupação do produtor rural, o investimento em energia solar também contribui em relação a isso. 

A preocupação com o meio ambiente se tornou algo muito importante e um requisito para as grandes empresas, demandando que os empreendedores sejam capazes de comunicar essa prioridade ao seu público.

Mais sustentabilidade e respeito com o meio ambiente
Mais sustentabilidade e respeito com o meio ambiente

Atualmente, soluções comprometidas com essa questão são um ótimo ponto a favor dos negócios. Realizar suas operações a partir da instalação de um sistema fotovoltaico evita a emissão de poluentes e demonstra o comprometimento do agronegócio em relação à preservação da natureza.

Linhas de financiamento

As linhas de financiamento específicas para a implementação de projetos fotovoltaicos em áreas rurais são outra grande vantagem para os produtores que desejam investir nesse tipo de tecnologia. 

Essa facilidade torna o investimento ainda mais interessante. Como a energia solar é uma energia limpa, entende-se que sua adoção crescente tende a beneficiar a todos.

É por isso que cada vez mais bancos estão interessados em oferecer linhas de crédito exclusivas para esse fim. Veja nosso artigo completo sobre as melhores opções para seu cliente de energia solar.

Agora que você já está por dentro de todas as vantagens que pode apresentar para o seu cliente que é produtor rural e deseja investir na instalação de um sistema solar fotovoltaico, confira a seguir algumas das principais formas que essa tecnologia pode ser aproveitada no campo. 

Como a energia solar pode ser aproveitada no agronegócio?

O agronegócio utiliza energia para quase toda sua produção, e já não é mais necessário ficar dependente dos altos custos das concessionárias de energia e dos geradores a diesel.

A energia solar gerada pelo sistema fotovoltaico pode fornecer eletricidade para as mais diversas etapas da produção agrícola. Veremos a seguir alguns dos processos que mais se beneficiam com isso. 

Residências e áreas de vivência

A aplicação mais básica da eletricidade gerada no sistema fotovoltaico é para a residência do produtor e demais áreas de convivência do local. Essa energia pode ser muito útil para proporcionar conforto e economia ao produtor, sua família e demais moradores da propriedade.

Ao optar pela instalação de um sistema on-grid, é possível utilizar a energia excedente para gerar créditos energéticos que podem ser utilizados em outras propriedades da região, desde que sejam abastecidas pela mesma concessionária e estejam registradas no mesmo CPF ou CNPJ.

Agricultura de precisão

Falando mais especificamente do uso de energia solar em relação às operações da propriedade rural, ela pode ser de grande serventia para o monitoramento e gestão da produção. 

Sendo assim, desempenha um papel importante no avanço da agricultura de precisão, fornecendo energia limpa e confiável para alimentar os sistemas e tecnologias necessários para essa abordagem agrícola avançada.

Tranquilidade e precisão pro agricultor
Tranquilidade e precisão pro agricultor

A energia solar pode ser útil para fazer o monitoramento e gestão da produção. Com um sistema off-grid, o produtor tem a oportunidade de alimentar as torres de comunicação, rádios, equipamentos, GPS e o que mais for necessário para acompanhar as regiões trabalhadas, tudo isso sem ter grandes gastos com energia e sem depender da distribuidora local. 

Bombeamento de água com energia solar

As bombas de água são muito utilizadas na zona rural, seja para consumo próprio, irrigação, abastecimento de água para o gado ou qualquer outro tipo de aplicação.

Como muitas vezes são posicionadas em regiões remotas, há certa dificuldade quanto ao acesso à rede elétrica ou ao uso de geradores à diesel. 

Quando movidas a energia solar, as bombas de água oferecem uma grande facilidade para o produtor: são mais confiáveis que os geradores, não precisam ser reabastecidas e podem ser instaladas desconectadas da rede da distribuidora de energia. 

Ventilação em aviários e currais

O maior custo para manutenção de granjas e rebanhos está relacionado à energia, devido à ventilação necessária para manter aviários e currais, principalmente nas épocas de calor.

A climatização constante é necessária e consome bastante eletricidade. Essa é, portanto, uma operação que pode ser beneficiada com a adoção da energia solar. 

Ordenha e resfriamento de leite

Equipamentos como as ordenhadeiras e os tanques de resfriamento de leite também podem funcionar com a ajuda da energia solar. Isso permite que os produtores de leite reduzam seus custos operacionais, além de garantir a qualidade e a segurança do produto final.

A energia solar também oferece autonomia energética, o que é especialmente benéfico em áreas rurais com acesso limitado à rede elétrica convencional.

Com a energia solar, os produtores de leite podem melhorar a eficiência da ordenha e manter o leite resfriado adequadamente, promovendo assim a qualidade e a comercialização do produto.

Cerca elétrica para proteção do rebanho

Outra aplicabilidade da energia solar no agronegócio é a eletrificação das cercas que manejam o gado. Por meio dessa tecnologia, é possível alimentar a cerca elétrica de forma autônoma e eficiente. 

Controle absoluto do seu rebanho, com garantia de energia em qualquer situação
Controle absoluto do seu rebanho, com garantia de energia em qualquer situação

Isso proporciona uma solução sustentável e confiável, permitindo que os produtores rurais protejam seu rebanho de forma eficaz contra a entrada de predadores ou invasões indesejadas.

Como esse abastecimento é simples e não consome muita energia, precisa de poucos módulos fotovoltaicos para a função.

Secagem e armazenamento de grãos

Depois de colhidos, os grãos precisam passar por um processo de secagem, que reduz o risco de deterioração e garante maior segurança e qualidade para o seu armazenamento. 

Esse processo de secagem é feito com um maquinário, que pode ter maior eficiência utilizando a energia solar como fonte de calor. Com isso, o ar das estufas ficam aquecidos e são levados às câmaras de secagem.

Lavouras de café e de outros produtos

A energia solar pode desempenhar um papel significativo no cultivo de café e de outros produtos agrícolas (como carnes, leites e derivados), oferecendo benefícios tanto para a produção quanto para o armazenamento.

Os sistemas solares fotovoltaicos podem fornecer energia para alimentar os sistemas de irrigação, ajudando a garantir um fornecimento adequado de água para as lavouras e sistemas de resfriamento, o que é especialmente importante em regiões com temperaturas elevadas, como boa parte dos estados brasileiros. 

Monitoramento e gestão das propriedades

Hoje em dia, os produtores rurais estão mais conectados do que nunca. Sendo assim, é importante que tenham um escritório com acesso à internet em suas propriedades rurais, o que ajuda a garantir a gestão da propriedade. 

Gestão da sua propriedade na palma da sua mão, e sem a preocupação de falta de energia e quedas nos sistemas de monitoramento
Gestão da sua propriedade na palma da sua mão, e sem a preocupação de falta de energia e quedas nos sistemas de monitoramento

Essa é mais uma aplicabilidade da energia solar para o agronegócio. São muitas vantagens e possibilidades, não é mesmo?

Vale a pena investir em uma tecnologia como essa, capaz de abrir tantos caminhos. Se esse artigo foi útil para você, continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros conteúdos como o que você viu até aqui. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares