O processo de vendas de qualquer empresa requer planejamento, e é por isso que muitas delas passaram a adotar o funil de vendas como estratégia para melhorar seus resultados e fidelizar clientes. Esse método está sempre se atualizando, e, devido às oportunidades que as inovações tecnológicas oferecem, o funil de vendas com chatbot pode ser um diferencial interessante de ser explorado. 

Os chatbots já são uma realidade presente em empresas de diversos segmentos, inclusive de energia solar. Por meio deles, é possível resolver as demandas dos consumidores com mais agilidade, o que atualmente é essencial para manter a credibilidade e reputação das empresas. 

Apesar do seu uso ser mais comum no atendimento ao cliente, essa não é a única possibilidade que os chatbots oferecem.

Eles podem ir ainda mais além, ajudando em todo o processo de vendas. Confira no artigo a seguir a estratégia que converte leads em clientes por meio de chatbots implementados ao longo de todas as etapas do funil de vendas. 

Entendendo melhor o funil de vendas com chatbot

Antes de falar sobre o uso de chatbot no funil de vendas, é importante recordar esses conceitos para que não existam dúvidas sobre as suas aplicações e funcionalidades no dia a dia de uma empresa.

O funil de vendas é uma representação visual do processo de vendas de uma empresa. Ele mostra as etapas pelas quais um cliente em potencial passa, desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da compra. 

Veja como é a interação dessas duas poderosas ferramentas

Ele é dividido em diferentes etapas, que podem variar de acordo com o tipo de negócio, mas geralmente estão relacionadas da seguinte forma: aprendizado e descoberta (topo do funil), reconhecimento do problema e consideração da solução (meio do funil) e decisão de compra (fundo do funil).

Essa estratégia é importante para ajudar a empresa a visualizar e compreender as etapas onde se encontra cada cliente durante o processo de vendas, quais são as etapas mais críticas e onde é necessário concentrar esforços para aumentar a conversão.

Os chatbots, por sua vez, são softwares desenvolvidos para simular diálogos com usuários através de uma interface de chat.

Esses softwares utilizam inteligência artificial e técnicas de processamento de linguagem natural para entender as perguntas e respostas dos usuários e fornecer uma resposta apropriada.

Essas ferramentas podem ser integradas a sites, redes sociais e WhatsApp. Estão se tornando cada vez mais populares, pois podem ajudar a reduzir custos operacionais, melhorar a eficiência do atendimento ao cliente e fornecer uma experiência de usuário mais personalizada.

No próximo tópico, saiba mais sobre vendas com chatboots. Entenda melhor esse contexto.

Por que utilizar vendas com chatbot? 

O investimento em chatbots pode ser muito interessante para empresas que desejam otimizar seu processo de vendas e oferecer uma experiência mais eficiente e personalizada para seus clientes.

Com disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, os chatbots são uma solução estratégica para que seus clientes não precisem aguardar por atendimento. Eles podem dar um retorno aos clientes a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial. 

Além disso, oferecem um atendimento mais rápido e eficiente, já que podem responder a várias perguntas ao mesmo tempo, sem que os clientes precisem esperar em filas de atendimento ou aguardar respostas por e-mail.

O uso dessas duas ferramentas, trazem resultados muito rentáveis

Como podem ser integrados a diferentes canais de comunicação (como o site oficial da empresa, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas), permitem que a empresa esteja presente em múltiplos pontos de contato com seus clientes e ofereça uma experiência omnichannel.

Outro ponto interessante no uso de chatbots é a oportunidade de personalização da experiência de compra.

Com o uso de softwares baseados em inteligência artificial, as empresas têm condições de oferecer respostas e recomendações personalizadas aos clientes, com base em seus interesses e comportamentos de compra anteriores. 

Além disso, a implementação de chatbots para vendas pode ajudar a reduzir os custos operacionais das empresas, já que o atendimento automatizado permite que a equipe de vendas foque em atividades de maior valor agregado.

Todos esses aspectos fazem com que o uso do chatbot para vendas contribua com o aumento das chances de conversão, já que oferece uma experiência mais eficiente e personalizada para seus clientes.

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, desenvolvido pela Mobile Time, 66% dos chatbots desenvolvidos no ano tiveram a finalidade de atuar no atendimento.

O uso de chatbots já é muito comum nas empresas. Mas poucas sabem utiliza-lo como aliado no funil de vendas

Apesar de ocupar uma fatia importante dessa demanda, outras finalidades vem ganhando cada vez mais espaço no mercado: o apoio ao backoffice representa 11% do uso de chatbots, vendas vem em seguida com 9%, depois o setor de cobrança com 6%, seguido pelo marketing com 3% e outros, com 5%.

Apesar do relatório de 2022 ter apresentado um aumento relevante em relação à 2021 para uso de chatbots pelo setor de vendas, há ainda muito espaço para ser explorado. Confira a seguir qual o papel do chatbot em cada etapa do funil de vendas.

Qual o papel do chatbot em cada etapa do funil? 

Como pudemos ver, sua empresa de energia solar pode usufruir de diversos benefícios ao optar por implementar um funil de vendas com chatbot.

Através da automatização oferecida por essa ferramenta, é possível estabelecer contato com um maior número de pessoas e garantir uma melhor segmentação do seu banco de dados.

Veremos a seguir como o chatbot pode atuar e fazer a diferença em cada etapa do funil de vendas.

Topo do funil

Conforme vimos anteriormente, o topo do funil é a etapa que o cliente passa pela experiência de aprendizado e descoberta, quando tem o primeiro contato com sua empresa e passa a desejar a solução oferecida por ela. 

Para ajudar nessa etapa, o chatbot pode ser disponibilizado no próprio site da sua empresa. Dessa forma, pode desempenhar um papel importante no processo de atração e engajamento de novos clientes.

Etapas do funil de vendas

Programe seu chatbot para iniciar uma conversa com o visitante do site e oferecer informações úteis e relevantes, como orientação sobre o uso de produtos, recomendações de conteúdo e promoções. 

Eles também podem ser utilizados para coletar informações sobre os visitantes, como suas preferências de produto, interesses e comportamentos de navegação.

Essas informações são extremamente valiosas e podem ser usadas posteriormente para personalizar a experiência do usuário e criar ofertas mais relevantes e atraentes.

Meio do funil

No meio do funil, o chatbot inicia a segmentação e nutrição dos leads. Isso é realizado de forma totalmente automatizada, garantindo que nenhum lead fique sem informação. 

Uma das formas mais comuns de explorar os chatbots no meio do funil de vendas é através de envios de mensagens personalizadas via e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas.

Configure a ferramenta para enviar conteúdo relevante, como artigos e vídeos com base nos interesses e necessidades dos clientes.

Nesta etapa, o chatbot encaminha para a equipe de venda os Leads qualificados e a assertividade da abordagem de vendas é muito mais alta

Além disso, os chatbots podem ser usados para agendar reuniões ou visitas técnicas com os clientes. Utilize-os para coletar informações sobre a disponibilidade e as preferências dos usuários e agendar automaticamente uma reunião com um membro da equipe de vendas.

Outra funcionalidade importante que o chatbot pode oferecer nessa etapa é identificar os leads mais qualificados para encaminhá-los para a equipe de vendas.

Ao fazer perguntas para determinar o nível de interesse e disponibilidade para comprar, o chatbot ajuda a equipe a priorizar seus esforços e se concentrar nos leads que apresentam maior potencial de conversão.

Fundo do funil

A última fase do funil de vendas é quando o lead finalmente se torna cliente. O chatbot pode desempenhar um papel crucial nesse momento, incentivando o usuário a fechar negócio por meio de mensagens personalizadas, anúncios e conteúdos informativos de acordo com o interesse de cada lead. Isso pode ser feito recorrendo à base de dados criada durante as etapas anteriores.

Sua empresa também pode explorar a ferramenta para que o processamento de pedidos e pagamentos seja feito por ela, permitindo que os clientes realizem transações diretamente através do chatbot.

Assim, oferece maior conveniência ao cliente, reduzindo o tempo e os custos associados ao processo de vendas.

Pós-venda

Apesar do modelo de funil de vendas se encerrar no fundo do funil, é de suma importância considerar também a etapa de pós-vendas, quando o negócio já foi fechado e o lead se transformou em cliente efetivo.

O chatbot também pode atuar nessa etapa, programado para responder a perguntas sobre pedidos, entregas, trocas e devoluções, entre outras questões relacionadas ao pós-venda.

O pós-venda é uma etapa muito importante de todo o processo. E mais uma vez quem pode realizar essa tarefa é o Chatbot

Essa ferramenta também pode oferecer suporte e orientação, com informações sobre a configuração e uso do produto. 

Essa é mais uma maneira interessante de investir na experiência do cliente e aumentar sua satisfação, o que pode levar à contratação de serviços adicionais no futuro.

Além disso, também maximiza o valor que o cliente obtém da compra realizada com a sua empresa, aumentando a probabilidade de recomendá-la a outras pessoas.

Em suma, a implementação de chatbots em cada etapa do funil de vendas pode trazer muitos benefícios e possibilidades para a sua empresa de energia solar.

Se você tem alguma pergunta ou opinião sobre como os chatbots podem ser utilizados no seu negócio, deixe um comentário abaixo. Teremos prazer em ajudar e esclarecer suas dúvidas!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares