Dicas para proteger a bateria do computador

10

10

Por que saber como economizar energia no notebook?

Gray Frame Corner
Gray Frame Corner
Gray Frame Corner
Gray Frame Corner
Gray Frame Corner
Gray Frame Corner
Gray Frame Corner
Gray Frame Corner

Ainda que muitos não saibam, o aparelho é um dos que mais consome energia no escritório. Para se ter uma noção, se ligado por 8 horas ao dia, este apresentará, sozinho, um gasto de 72 kWh ao mês, representando cerca de 40 reais em sua fatura.

Verifique as configurações do aparelho

10

O primeiro passo é verificar as configurações dele. Isso se dá porque muitos dos aparelhos vem de fábrica com ajustes pré-definidos, os quais, em geral, gastam mais a bateria.

Ajuste o brilho da tela

9

Talvez uma das dicas mais clichês para poupar a bateria do notebook e fazê-lo render mais é alterar o brilho.

Para isso, então, basta ir novamente às configurações do aparelho e ajustar o brilho para um nível que você consiga enxergar.

Aproveite do modo econômico

8

Com o objetivo de oferecer produtos mais sustentáveis e amigáveis ao meio-ambiente, boa parte dos aparelhos atuais conta com um modo econômico. A depender do fabricante, ele pode ter diferentes nomes, como modo noturno.

O interessante, porém, é que você pode personalizar os comandos para se adequar às suas necessidades.

Fique atento às conexões de Bluetooth e Wi-fi

7

Há alguns anos, quando os celulares não se conectavam com outros dispositivos, era comum deixar o bluetooth desligado. A principal motivação para isso era evitar que a bateria acabasse mais rápido. Hoje, entretanto, com relógios, fones de ouvido e até automóveis se conectando a eles, fica mais difícil fazer isso.

Desativar o bluetooth é uma boa maneira de poupar a bateria. Além dele, o wi-fi também explora bastante o aparelho. Sendo assim, se conseguir trabalhar offline, desligar a função pode ser bastante benéfico.

Considere os programas instalados e acessados

6

 Na hora de economizar a energia de seu notebook verifique quais são os programas que você realmente utiliza constantemente. Muitas vezes, as pessoas baixam novas ferramentas que não se provam úteis. Ao invés de excluí-las, o usuário apenas deixa de acessá-la, fazendo com que ela continue a consumir a energia do aparelho.

Desconecte dispositivos externos

5

Uma atitude bastante inocente, que muitos fazem, e que infelizmente compromete o computador é deixar dispositivos conectados a ele. Estes podem ser pen-drives, cartões de memória ou mesmo um modem 3G. 

Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove

Essa forma, o mais indicado é desconectar todos os dispositivos que possam estar plugados em seu computador. A velocidade deste irá ficar mais veloz, ele renderá mais e gastará menos.

Aproveite do modo Standby

4

 Esta é o standby, uma programação para que o computador fique inativo, mas pronto para ser acessado. A dica é ideal para casos em que haverá uma pausa em sua utilização de até 2 horas.

Analise a temperatura

3

É interessante sempre analisar a temperatura do dispositivo para se prevenir. O ambiente também deve ser considerado, bem como a incidência de luz solar. De preferência, procure deixar o notebook em um local fresco e arejado, e nunca no sol ou em cômodos muito quentes.

De preferência, procure deixar o notebook em um local fresco e arejado, e nunca no sol ou em cômodos muito quentes.

Evite ligar e desligar o aparelho

2

Muitas pessoas, na tentativa de economizar no uso de energia, optam por desligar seu computador sempre que sem da sua frente. Na teoria, a medida pode parecer interessante, mas a prática se mostra o oposto. O que acontece, na realidade, é que o aparelho precisa de um grande esforço para religar.

Sabendo disso, o ideal, neste tipo de situação, é utilizar novamente o modo standby.

Pesquise bem antes de comprar

1

A grande verdade é que existem inúmeras alternativas no mercado e, por isso, uma boa busca é sempre recomendada. Como é de se imaginar, afinal, há modelos que consomem mais que outros.

Não à toa, diversos consumidores buscam a tabela de eficiência energética do INMETRO. Se for classificado como A, significa que é um aparelho com baixo consumo.

5 maneiras erradas de economizar no seu kit solar

ou