Uma das tarefas domésticas mais comuns é passar roupa. Essa atividade é motivo de preocupação para muitas pessoas, já que consome bastante energia. Por conta disso, surgem muitas dúvidas de como economizar energia com o ferro de passar.

O ferro de passar é quem garante roupas bem apresentáveis para qualquer ocasião, mas é também o grande vilão quando o assunto é o seu consumo de energia. Ele é um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica e aumentam o custo da conta de luz no final do mês.

Então, saber como economizar energia com esse eletrodoméstico é muito importante para poupar o seu dinheiro.

Pensando em te ajudar com esse assunto, a Solfácil trouxe uma lista de dicas de como economizar energia com o ferro de passar e não gastar ainda mais dinheiro com a conta de luz. Confira!

Quanto consome um ferro de passar?

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), um ferro de passar consome cerca de 5% de toda a energia de uma casa.

O valor gasto mensalmente vai depender do tempo de uso do item e do valor da taxa de energia cobrada pela concessionária de energia responsável pela sua região. 

O ferro de passar é um dos aparelhos que mais encarecem a conta de luz
O ferro de passar é um dos aparelhos que mais encarecem a conta de luz

O ferro de passar é um dos aparelhos que mais encarecem a conta de luz. Caso seja usado todos os dias, o ferro vai significar um aumento de 30 kWh na conta de luz da sua residência no final de um mês, o que representa um gasto relevante que pode causar um grande impacto no orçamento familiar. 

Mas afinal, por que ele consome tanta energia?

Por que o ferro consome tanto?

O ferro de passar suga energia devido ao processo de aquecimento da sua resistência interna. Ela aquece de forma lenta e gradual e isso utiliza muita energia elétrica.

Sendo assim, ao utilizar o ferro de passar roupas todos os dias o eletrodoméstico vai repetir esse processo diariamente, levando a um gasto muito alto com a conta de luz. A melhor prática para evitar que isso aconteça é usar o ferro para passar grandes quantidades de roupa de uma só vez, aproveitando o aquecimento da resistência.

Para não ter surpresas na hora de pagar a conta de luz, tenha cuidado na hora de usar o ferro de passar
Para não ter surpresas na hora de pagar a conta de luz, tenha cuidado na hora de usar o ferro de passar

Para não ter surpresas na hora de pagar a conta de luz, é importante tomar alguns cuidados na hora de usar o ferro de passar. Confira agora as dicas de como economizar energia ao utilizar esse eletrodoméstico.

Escolha um modelo econômico

A economia de energia começa na escolha do seu ferro de passar. Se você quer gastar menos com a conta de luz, é importante comprar um modelo que não consuma tanto. E isso vale para qualquer eletrodoméstico, como geladeiras, micro-ondas, etc. 

A melhor maneira de se informar a respeito do consumo de energia desses itens é por meio do Selo Procel. Trata-se de uma etiqueta de consumo de energia que pode ser encontrada nos eletrodomésticos e demais tipos de equipamentos que fazem uso de energia, indicando a eficiência do item.

Um ferro de passar que não consuma muita energia vai te ajudar a economizar
Um ferro de passar que não consuma muita energia vai te ajudar a economizar

O método de avaliação do Selo Procel utiliza uma escala representada por cores e letras, sendo que o selo A é o mais eficiente, e o D o menos eficiente. Além disso, há subclasses, como A+++, que representa o equipamento mais eficiente quando comparado ao A+, por exemplo. 

Esse é o selo mais famoso e utilizado entre os selos de eficiência energética. É fixado aos equipamentos e contém uma série de informações sobre eles. Além da eficiência energética, também informa o fabricante, o lote do produto e o gasto energético mensal. 

Esse pode ser um grande diferencial na hora da compra para quem procura por um ferro de passar roupa mais econômico. Afinal, quando você investe em equipamentos mais eficientes energeticamente, garante a economia ao longo do tempo.

Cuidado na hora de pendurar as roupas

Uma boa estratégia para diminuir a quantidade de peças que vão precisar do ferro de passar é tomar um cuidado extra na hora de pendurá-las após tirar da máquina de lavar. 

Tente deixar as roupas bem separadas, longe uma das outras e bem esticadas. Em vez de pendurar diretamente no varal, utilize cabides. Dessa forma, você evita que se formem marcas indesejáveis. Para evitar deformações na peça, distribua corretamente os ombros das camisas e camisetas sobre o corpo do cabide.

Na hora de pendurar as roupas, tenha cuidado para amassar ainda mais as peças
Na hora de pendurar as roupas, tenha cuidado para amassar ainda mais as peças

Já quando for pôr o pregador, escolha as pontas ou as costuras para evitar marcas. Também é importante tomar cuidado para não deixar as peças por longos períodos de tempo penduradas. Quanto mais tempo expostas ao sol, mais difíceis de esticar ficam as peças.

Assim, na hora que for passar roupa, não é necessário tanto esforço, e alguns tecidos podem até mesmo dispensar o uso do ferro. Confira as instruções na etiqueta de cada peça para não fazer mais esforço do que o necessário e não correr riscos de estragar uma peça.

Passe mais peças de uma vez

Vai precisar ligar o ferro para passar alguma peça de roupa? Aproveite o aquecimento do item para passar várias peças de uma única vez. Se possível, espere até acumular uma grande quantidade de roupas a serem passadas e realize a tarefa em um único dia na semana.

Use o ferro para passar grandes quantidades de roupas
Use o ferro para passar grandes quantidades de roupas

Assim, você não precisa esquentar o ferro todos os dias, pois o que mais consome energia é justamente o processo de aquecimento.

Ao fazer tudo de uma só vez para passar grandes quantidades de roupa você aproveita que o ferro já está quente e otimiza o trabalho. A sua conta de luz agradece e seu bolso também.

Separe as peças de acordo com o tecido

Antes de começar a passar as peças, é interessante separá-las de acordo com o tipo de tecido. Isso ajuda a reduzir o gasto com energia e é um cuidado extra com as peças, pois alguns tecidos exigem temperatura mais alta, enquanto que outros precisam ser passados em temperaturas mais baixas.

Você também consegue gastar menos energia se for aquecendo o ferro aos poucos. Assim você não precisa ficar esperando o ferro esquentar ao máximo para poder passar as roupas. 

Quando o ferro ainda estiver esquentando, aproveite para passar as peças mais delicadas, por exemplo.

Elas precisam de menos calor que as de tecido mais pesado. Não esqueça de checar a etiqueta da roupa, ela sempre traz informações sobre a temperatura mais adequada. É importante seguir essas orientações para não correr o risco de danificar o tecido. 

Separar as roupas por tecido ajuda a otimizar o trabalho e economizar energia
Separar as roupas por tecido ajuda a otimizar o trabalho e economizar energia

Depois que terminar de passar as peças mais delicadas, aumente a temperatura do ferro e passe as roupas de algodão e demais tipos, até chegar nos tecidos mais pesados, que exigem bastante calor do ferro.  

 Por fim, desligue o ferro e aproveite o calor restante para passar outras peças delicadas que ficaram faltando. Em média, o ferro demora cerca de 10 minutos para esfriar, tempo suficiente para passar mais algumas peças, como as roupas íntimas e peças de nylon, por exemplo.

Forre a tábua de passar

Além de proteger a superfície da sua tábua de passar, aumentando a durabilidade da mesma, providenciar um forro para a tábua de passar roupas torna essa tarefa mais rápida e simples, pois cria uma superfície lisinha que facilita o deslizamento do ferro de passar.

Uma maneira de conseguir economizar energia com o ferro é forrando a tábua com um pedaço de alumínio. Assim a temperatura fica sempre quente e você não vai precisar ficar virando a peça toda hora. Com um bom forro para tábua de passar roupas, você consegue economizar energia e tempo também.

Passe roupa fora dos horários de pico

Essa dica vale não apenas para a hora de passar roupa, mas também para todos os dias na sua casa. Durante os horários de pico, deixe para usar apenas os aparelhos que forem essenciais. 

Procure usar o ferro de passar fora dos horários de pico
Procure usar o ferro de passar fora dos horários de pico

E se não estiver usando um determinado aparelho elétrico, retire-o da tomada. Mesmo os aparelhos que tem a opção stand by continuam consumindo energia.

Deixar muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo vai deixar a conta de luz ainda mais cara, principalmente no horário de pico. É importante evitar passar roupa nesses horários, pois a tarifa é mais cara. 

Esse período costuma se concentrar entre as 18h30 até as 20h. Devido à alta demanda, o sistema gerador de energia precisa trabalhar mais, o que torna o custo de produção maior.

Prefira os modelos de ferro a vapor

É possível escolher entre os modelos de ferro a seco e a vapor. A segunda opção demanda a inserção de água que vai ajudar no aquecimento do ferro.  

Vale priorizar os modelos a vapor, que são mais práticos e demandam menos esforço para alisar as roupas. Eles desamassam com facilidade tecidos mais grossos e que abarrotam facilmente, como o linho. Além disso, gastam menos energia do que os modelos a seco.

Ferros a vapor são uma ótima opção para economizar energia
Ferros a vapor são uma ótima opção para economizar energia

Os ferros a seco, embora sejam mais tradicionais, têm perdido popularidade por demandar um esforço maior ao deslizar. Além disso, gastam mais energia do que a outra opção, e necessitam do uso complementar de um produto de limpeza (como um revitalizador, facilitador ou água de passar roupas), principalmente em casos de tecidos mais grossos. 

Verifique as informações do fabricante das roupas

Na etiqueta interna das peças de roupas, você encontrará detalhes e orientações sobre como passá-las do melhor jeito possível. Dessa maneira, você vai saber exatamente como utilizar o ferro e não precisará gastar mais tempo do que o necessário para que ele esquente. 

As etiquetas geralmente contêm informações como os produtos adequados para lavar a peça, se ela pode ou não ser passada e qual a temperatura correta para isso. 

Nas etiquetas das roupas, você vai encontrar as informações sobre como se deve utilizar o ferro de passar e a temperatura correta
Nas etiquetas das roupas, você vai encontrar as informações sobre como se deve utilizar o ferro de passar e a temperatura correta

Em muitos casos, não é preciso nem mesmo se preocupar em passar algumas peças de roupas, pois o tecido impede que ela amasse. Basta pendurá-las com cuidado no varal e esperar até que estejam totalmente secas para poder guardá-las no armário. 

Viu só como é possível economizar energia mesmo utilizando um eletrodoméstico como o ferro de passar roupas? Agora que você já está por dentro das principais dicas para minimizar o consumo de eletricidade desse eletrodoméstico, conheça a seguir as soluções da Solfácil para energia solar.

Com elas, é possível diminuir ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso.

Veja o resumo completo do post no story abaixo:

Posts Similares