Uma das tarefas mais comuns em casa é passar roupa. Muitas pessoas não gostam dessa atividade e têm dúvidas de como economizar energia com o ferro de passar.

O ferro de passar é um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica e aumentam o custo da conta de luz no final do mês. Então, saber como economizar energia é importante para salvar o seu dinheiro.

Pensando em te ajudar, a Solfácil trouxe uma lista de dicas de como economizar energia com o ferro de passar e não gastar ainda mais dinheiro com a conta de luz.

Quanto consome um ferro de passar?

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, um ferro de passar consome cerca de 5% de toda a energia de uma casa.

pessoa fazendo a soma das contas de casa e descobre que o ferro gasta demais
O ferro de passar é um dos aparelhos que mais encarecem a conta de luz

Caso seja usado todos os dias, o ferro vai significar um aumento de 30 kWh na conta de luz da sua residência no final de um mês.

Por que o ferro consome tanto?

O ferro de passar suga energia devido ao processo de aquecimento da resistência. Ele aquece de forma lenta e gradual e isso utiliza muita energia elétrica.

Se você repetir esse processo todos os dias, o gasto com a conta de luz vai ser muito alto. Portanto é melhor usar o ferro em grandes quantidades e de uma só vez, assim você aproveita o calor do ferro. 

Mulher preocupada com as contas e com a energia do ferro de passar
Para não ter surpresas na hora de pagar a conta de luz, tenha cuidado na hora de usar o ferro de passar

Confira agora as dicas de como economizar energia com o ferro de passar roupas.

Escolha um modelo econômico

A economia de energia começa na escolha do seu ferro de passar, se você quer gastar menos com a conta de luz, é importante comprar um modelo que não consuma tanto.

E existe uma maneira de você saber se o seu novo ferro de passar vai ser econômico ou não. o Selo Procel A.

pessoa passando roupa com ferro de passar
Um ferro de passar que não consuma muita energia vai te ajudar a economizar

O selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, indica o nível de consumo de energia elétrica de um eletrodoméstico. Ele vai de A a E, sendo A a melhor opção em termos de economia de energia e o E o que mais vai consumir.

Cuidado na hora de pendurar as roupas

Depois de tirar as roupas da máquina, você precisa pendurar no varal para elas secarem. Nessa hora tome cuidado para que as roupas não amassem ainda mais.

Tente deixá-las separadas, longe uma das outras e bem esticadas no cabide. Assim, na  hora que for passar roupa, não é necessário tanto esforço.

varal com roupas
Na hora de pendurar as roupas, tenha cuidado para amassar ainda mais as peças

Inclusive alguns tecidos não precisam do ferro de passar roupas. Veja as instruções na etiqueta de cada peça para não fazer mais esforço do que o necessário e não correr riscos de estragar uma roupa.

Passe mais peças de uma vez

Junte todas as roupas que você precisa passar e faça essa tarefa de uma só vez. Assim você não precisa esquentar o ferro todos os dias, pois o que mais consome energia é justamente o processo de aquecimento.

De uma só vez você aproveita que o ferro já está quente e faz tudo em um único dia. 

pessoa dobrando roupas
Use o ferro para passar grandes quantidades de roupas

A sua conta de luz agradece e seu bolso também. 

Forre a tábua de passar

Uma maneira de conseguir economizar energia com o ferro é forrando a tábua com um pedaço de alumínio. Assim a temperatura fica sempre quente e você não vai precisar ficar virando a peça toda hora.

Desse jeito você consegue economizar energia e tempo também.

Desligue os outros aparelhos enquanto não estiver usando

Isso vale não somente para a hora de passar roupa, mas também para todos os dias na sua casa. Se não estiver usando um determinado aparelho elétrico, retire-o da tomada.

plugin para tomada
Deixar muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo, vai deixar a conta de luz ainda mais cara

Mesmo em stand by eles vão consumir energia e vão aumentar o valor da conta de luz no final do mês. E também fora da tomada, as chances de uma sobrecarga são bem menores.

Prefira usar o ferro de passar na opção seca

Usar o ferro no modo de vapor vai fazer com que o aparelho precise de uma potência maior e assim o consumo de energia também vai ser maior. 

Na opção seca o ferro vai precisar de menos potência e também vai ter um consumo de energia menor.

Comece pelas peças mais delicadas

As roupas mais delicadas exigem menos calor para serem passadas, então comece por elas. Assim você não fica mais tempo esperando o ferro esquentar ao máximo para poder passar as roupas.

Conforme o ferro for esquentando, passe para roupas mais grossas e aquelas que exigem mais calor

meias infantis no varal
Peças mais delicadas não precisam de tanto calor para ficarem bem passadas

Em média, o ferro demora cerca de 10 minutos para esfriar, é bastante tempo para passar mais algumas peças de roupas mais delicadas, como as roupas íntimas, peças de nylon, até poder guardá-lo. 

Verifique as informações do fabricante das roupas

Na etiqueta interna das roupas, você vai achar as informações sobre como passá-las do melhor jeito possível.

Dessa maneira, você vai saber exatamente como utilizar o ferro e não vai precisar gastar mais tempo do que o necessário para que ele esquente. 

etiqueta de roupa
Nas etiquetas das roupas, você vai encontrar as informações sobre como se deve utilizar o ferro de passar e a temperatura correta

E em muitos casos não é nem preciso passá-las, basta esperar as roupas secarem para poder guardá-las no armário. 

Agora que você sabe como economizar energia com o ferro de passar, conheça as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso. 

Como a Solfácil pode lhe auxiliar

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Ao integrar a solução de financiamento com parceiros estratégicos e know-how para projetos e homologações, criamos um ambiente favorável para implementação da energia solar, seja por parte do consumidor ou por parte do integrador. Quer saber mais? Defina seu interesse:

Veja o resumo completo do post no story abaixo:

Posts Similares

Estórias Solares