O Egito se encontrará com uma delegação tunisiana de empresários e investidores das áreas de energias novas e renováveis. Assim, visam discutir a cooperação, investimento e troca de experiências em projetos usando energia solar.

Ayman Heiba, um dos coordenadores egípcios, ​​acrescentou que esta visita enquadra-se na estratégia do governo egípcio de utilizar energias novas e renováveis ​​como alternativa às fontes tradicionais de energia. 

Trata-se de uma tentativa de implementar sistemas de energia solar como fonte de eletricidade para contar com fontes limpas para suprir parte das necessidades elétricas do país. 

Também visa reduzir as emissões e preservar o meio ambiente, especialmente com a energia solar disponível durante todo o ano no Egito. Por fim, também contribui para a redução do consumo de combustível tradicional.

Acordo internacional pela energia solar

O projeto SHIP adotado pela UNIDO em cooperação com o Ministério da Indústria trabalha para localizar e utilizar a energia solar. Especialmente o uso de calor, em aplicações industriais, o que contribui para a racionalização do consumo de gás e diesel.

Heiba ​​explicou que será assinado um protocolo de cooperação entre a SEDA no Egito. Ela é uma associação de empresas, investidores e especialistas em energia renovável. Assim, os tunisianos poderão passar sua experiência com a tecnologia à frente.

Então, o Egito busca cooperar com a Tunísia para aumentar a demanda por aquecedores solares. Além disso, os egípcios buscam aprimorar a fabricação local de tecnologia de energia solar e incentivar sua aplicação em processos de aquecimento na indústria nacional.

Adicionalmente, Heiba ​​revelou que os projetos de energias renováveis ​​representam cerca de 20% da capacidade elétrica total instalada na rede nacional, salientando que esta percentagem está prevista para aumentar para 42% até 2035.

Expectativas dos egípcios com o acordo

Além disso, uma delegação egípcia foi à Tunísia em junho passado para conhecer sua experiência na implementação de projetos de aquecimento solar. Ela visitou vários projetos afiliados à Companhia Tunisiana de Eletricidade e Gás. Bem como, vários locais que incluem aquecedores solares e a Agência Nacional de Controle de Energia.

energia solar Egito e Tunísia
Acordo entre países pela energia solar.

Também realizou uma reunião com funcionários do Attijariwafa Bank – o parceiro no projeto de Promoção da Energia Solar. Os responsáveis ​​do banco apresentaram o programa de financiamento dos projetos solares e as formas de financiamento dos mesmos. 

Heiba ​​revelou que o principal obstáculo e desafio enfrentados pelo investimento na área de energia solar no Egito é o fato de o mercado da área estar sofrendo com a confusão devido a algumas mudanças globais.

Também, a dificuldade de abertura de créditos documentários. Além disso, o custo dos sistemas solares aumentou em até 35% devido ao aumento do preço dos componentes e do frete.

Ele ressaltou que a legislação e os controles existentes no Egito para regular o mercado de trabalho no setor solar são bons. Mas precisam de um pacote de incentivos e programas de financiamento para incentivar investidores e cidadãos a apoiar projetos de energia solar.

Por fim, essas visitas e acordos podem ser benéficos para ambas as partes, com troca de tecnologias, mercadorias e investimentos. Assim como os cidadãos desses países poderão aproveitar os benefícios financeiros que a energia solar traz.

Posts Similares