Como economizar energia com o ferro de passar

O ferro de passar é um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica e aumentam o custo da conta de luz no final do mês. 

Quanto consome um ferro de passar?

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, um ferro de passar consome cerca de 5% de toda a energia de uma casa.

Caso seja usado todos os dias, o ferro vai significar um aumento de 30 kWh na conta de luz da sua residência no final de um mês.

Por que o ferro consome tanto?

O ferro de passar suga energia devido ao processo de aquecimento da resistência. Ele aquece de forma lenta e gradual e isso utiliza muita energia elétrica.

Escolha um modelo econômico

E existe uma maneira de você saber se o seu novo ferro de passar vai ser econômico ou não. o Selo Procel A.

O selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, indica o nível de consumo de energia elétrica de um eletrodoméstico. Ele vai de A a E, sendo A a melhor opção em termos de economia de energia e o E o que mais vai consumir.

Cuidado na hora de pendurar as roupas

Depois de tirar as roupas da máquina, você precisa pendurar no varal para elas secarem. Nessa hora tome cuidado para que as roupas não amassem ainda mais.

Passe mais peças de uma vez

Junte todas as roupas que você precisa passar e faça essa tarefa de uma só vez. Assim você não precisa esquentar o ferro todos os dias, pois o que mais consome energia é justamente o processo de aquecimento.

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!

Forre a tábua de passar

Uma maneira de conseguir economizar energia com o ferro é forrando a tábua com um pedaço de alumínio. Assim a temperatura fica sempre quente e você não vai precisar ficar virando a peça toda hora.

Desligue os outros aparelhos enquanto não estiver usando

Isso vale não somente para a hora de passar roupa, mas também para todos os dias na sua casa. Se não estiver usando um determinado aparelho elétrico, retire-o da tomada.

Prefira usar o ferro de passar na opção seca

Usar o ferro no modo de vapor vai fazer com que o aparelho precise de uma potência maior e assim o consumo de energia também vai ser maior. Na opção seca o ferro vai precisar de menos potência e também vai ter um consumo de energia menor.

Comece pelas peças mais delicadas

As roupas mais delicadas exigem menos calor para serem passadas, então comece por elas. Assim você não fica mais tempo esperando o ferro esquentar ao máximo para poder passar as roupas.

Verifique as informações do fabricante das roupas

Na etiqueta interna das roupas, você vai achar as informações sobre como passá-las do melhor jeito possível. Dessa maneira, você vai saber exatamente como utilizar o ferro e não vai precisar gastar mais tempo do que o necessário para que ele esquente.

Como economizar energia com o ferro de passar

ou