Uma possibilidade que poucas pessoas sabem que existe é a do aluguel de energia solar. Por mais estranho que possa parecer, essa é uma prática que está se difundindo no mercado e atraindo consumidores.

Algumas são as vantagens de optar por uma assinatura de eletricidade, as quais você verá mais abaixo. O importante, agora, é saber que este contrato possui um tempo determinado e pode ser feito tanto para empresas quanto para residências.

Para entender melhor todo esse conceito, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá compreender o que é e como funciona esse processo, bem como os benefícios de optar por tal estratégia.

O que é o aluguel de energia solar?

Como é possível imaginar pelo nome, o aluguel de energia solar se refere a um processo sem a necessidade de compra. Ou seja, ao invés de investir um montante na aquisição das placas solares, o consumidor paga uma assinatura mensal para ter direito à essa eletricidade renovável.

o que é assinatura de placa fotovoltaica - mão segurando dinheiro

A ideia é interessante e tem conquistado inúmeros clientes, em especial por seus benefícios financeiros. Assim, se apresenta como uma interessante possibilidade para aqueles que não podem arcar com a compra de todo o equipamento. Por consequência, a prática auxilia a popularizar a tecnologia no país.

Como funciona o aluguel de energia solar?

Ainda que seja bastante autoexplicativo, se faz necessário fazer um apontamento em meio a essa discussão. O aluguel de energia solar é possível não somente para pessoas físicas, mas também para pessoas jurídicas. Dessa forma, consegue se adaptar a diferentes cenários e tipos de clientes.

Aluguel de placas solares

Para aqueles que desejam instalar a tecnologia fotovoltaica em suas casas, há fornecedores com os mais diversos planos. Em geral, estes apresentam uma validade de 120 meses, período pelo qual o contratante deverá pagar a assinatura. Ao fim dos 10 anos, ele pode ficar com o equipamento, funcionando quase como um financiamento.

aluguel de energia solar

A diferença, porém, é que os custos são menores, além de haver algumas regalias. Muitos dos fornecedores oferecem, por exemplo, manutenção e instalação gratuitas, bem como aplicativos para controlar os painéis. Com isso, o aluguel de energia solar para uma casa se torna cada vez mais em uma realidade em território brasileiro.

Aluguel de usinas solares

No caso de empresas, a solução é um pouco diferente, não sendo preciso sequer instalar as placas em seu telhado. Para isso, já existe a opção de alugar uma usina solar, a qual gerará a eletricidade que seu negócio precisa. Em geral, ela se encontra distante do ponto físico, mas oferece as mesmas vantagens.

usinas fotovoltaicas para industrias

Alguns parceiros atuam durante todo o processo, inclusive construindo as usinas para o cliente. A partir deste ponto, cabe ao contratante apenas desfrutar da economia na conta de luz. E, se o montante gerado for maior que o necessário, é possível que a empresa utilize esse restante durante os próximos meses para abater seu consumo.

Por que investir no aluguel de energia solar?

Agora que entende o que é e como funciona o aluguel de energia solar, chega o momento de descobrir suas vantagens. Estas, aliás, são bem mais extensas do que apenas a economia em sua fatura. Ainda assim, este se apresenta como o principal fator de decisão de quem opta por essa alternativa. Para além dele, podem ser citados os benefícios que seguem.

Investimento menor

Não é novidade alguma que o investimento em placas solares não é baixo, sendo preciso uma linha de financiamento para isso. No caso do aluguel de energia solar, esse montante não se faz necessário, já que você não irá comprar os equipamentos. Além disso, provavelmente nem a instalação dos painéis será cobrada.

investimento pequeno - fot de moedas

Com isso, logo de cara é possível analisar uma grande vantagem da técnica, a qual possibilita que mais pessoas tenham acesso à tecnologia. Dessa forma, esta acaba se mostrando uma possibilidade mais acessível e viável para quem deseja investir em fontes renováveis, mas não possui o poder financeiro para isso.

Economia constante

Engana-se quem acredita que a economia fica restrita ao momento da assinatura do contrato. A lógica por trás da estratégia está justamente na economia constante, que tende a durar até o fim do período de assinatura. E há vários motivos para que essa afirmação faça tanto sentido.

aluguel de energia solar economia

Mais do que apenas a redução nos valores da conta de luz, é possível salvar um dinheiro em outras etapas do processo. A manutenção e a instalação ficam por conta do fornecedor, bem como o seguro de todo o aparato. No caso de empresas, o grande benefício está na construção da usina, que fica a cargo do fornecedor.

Espaço otimizado

Quando se fala de uma residência, o espaço não costuma ser um grande impeditivo, já que algumas placas já fazem o serviço. Para corporações, entretanto, a situação é outra, já que seria preciso um espaço muito maior do que o disponível para suprir seu consumo de energia. E o pensamento pode ser aplicado em shoppings, hotéis, indústrias e escolas.

espaço para paineis solares

Muito por conta disso, há empresas que evitam investir na técnica apenas por não terem onde posicionar as placas. O aluguel de energia solar por meio de uma usina externa se apresenta, portanto, como um imenso diferencial. Além de garantir o abastecimento do negócio, representa uma maior sustentabilidade à corporação.

Vale a pena investir no aluguel de energia solar?

De fato, apostar no aluguel de energia solar é uma possibilidade interessante para inúmeras pessoas. Sejam consumidores regulares ou grandes empresas, essa é uma opção nova e que agrada a muitos. Ainda assim, é preciso realizar todos os cálculos para definir se este é um bom negócio.

Primeiramente, deve-se pedir um orçamento para uma companhia que vende as placas solares. Pegue todos os custos envolvidos e pergunte sobre o financiamento de todo o equipamento. Verifique se há algum desconto e quais outros gastos podem surgir ao longo do contrato.

calculo para aluguel de energia solar - foto de calculadora

Com todos esses dados em mãos, pesquise sobre o aluguel de energia solar e verifique o que consegue. Aqui é o momento de negociar e buscar um acordo que seja benéfico para você e seu bolso. Confira também se a placa realmente será sua após o contrato e se há taxas além das comunicadas.

Somente baseado em todos esses dados você poderá determinar se esta é de fato uma boa alternativa para seu caso. Para chegar à conclusão, considere também pontos como a dependência do fornecedor, o tempo do aluguel e a sua tendência de permanecer no mesmo endereço por todos esses anos.

Lembre-se, alugando energia solar, não a torna propriedade, e você continua refém de uma eventual variação no custo da energia.

Energia Solar em sua Indústria com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua indústria e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares