Quem trabalha diretamente com vendas sabe que conquistar novos clientes é significativamente mais caro do que manter os existentes. Segundo Philip Kotler, renomado consultor de marketing, esse esforço pode ser de 5 a 7 vezes mais caro para sua empresa. Pensando nisso, uma ótima ferramenta para agir neste sentido é o programa de recompensas.

É por isso que as empresas têm investido cada vez mais em iniciativas de fidelização como os programas de recompensa, com o intuito de fazer com que seus melhores compradores continuem adquirindo seus produtos ou serviços e vejam vantagens nisso. 

Em uma pesquisa realizada pela NielsenIQ, 84% dos consumidores disseram que se sentem mais inclinados a comprar de uma marca se ela oferecer um programa de recompensa. Nada mal, hein?

Confira no artigo a seguir como funciona um programa de recompensas, as vantagens que essa estratégia oferece e como montar o seu! Boa leitura! 

O que é um programa de recompensas?

O próprio nome “programa de recompensas” já é bem sugestivo, uma vez que o objetivo é justamente recompensar o cliente por algo, como uma compra que ele tenha realizado ou pontos que ele tenha acumulado com suas compras ao longo do tempo.

Dessa forma, o cliente pode usufruir de vantagens, prêmios, descontos e muito mais, enquanto a empresa se beneficia de tudo o que um relacionamento mais próximo e duradouro com seu público pode oferecer, como mais engajamento, vantagem competitiva em relação à concorrência e fortalecimento da sua imagem no setor que atua.

Veja como funciona um programa assim

Também conhecido como programa de fidelidade ou de pontos, esse tipo de iniciativa é muito útil para estimular o relacionamento com os seus clientes.

Isso acontece justamente porque o programa funciona a partir da reciprocidade: a cada vez que o consumidor efetua uma nova compra, a empresa oferece um benefício (como pontos, por exemplo) para que ele continue a comprar, estimulando-o a se tornar um cliente engajado e fiel.

Segundo a CrowdTwist, 82% das pessoas pertencentes à Geração Z (definição para quem nasceu entre os anos 1995 e 2010) está ativa em pelo menos um programa de recompensas.

Isso diz muito sobre os hábitos de consumo dessa parcela da população, que prefere comprar de empresas que ofereçam algo a mais a partir da sua experiência de compra.

As recompensas oferecidas nesse tipo de programa são como uma forma da empresa comunicar ao cliente o quanto a relação entre eles é estimada e valiosa. Há vários tipos de recompensas que podem ser exploradas pelo seu negócio, desde que façam sentido para o seu público-alvo.

Os principais programas funcionam a partir do sistema de resgate de pontos, no qual, ao atingir determinada pontuação, o cliente tem o direito de resgatar a recompensa oferecida.

As regras podem variar de programa para programa e de acordo com os objetivos da empresa que deseja implementar essa estratégia. 

Essa é uma excelente maneira de manter a base de clientes fiel à marca sem precisar fazer grandes investimentos. Até mesmo porque, como vimos, sai mais em conta investir em clientes engajados do que conquistar clientes novos.

Confira a seguir como criar um programa de recompensas eficaz para a sua empresa de energia solar.

Como criar um programa de recompensas?

Como você viu até aqui, criar um programa de fidelidade é uma estratégia bastante eficaz para manter o engajamento do público e aumentar as vendas. Confira a seguir algumas recomendações fundamentais para criar um programa que faça sucesso mediante os clientes da sua empresa.

1. Defina o objetivo da sua estratégia

Antes mesmo de começar a elaborar seu programa de recompensas, é preciso definir qual objetivo você deseja alcançar com ele. Talvez seja aumentar as vendas, recuperar clientes, promover a marca ou outras metas específicas.

Importante definir o objetivo da sua ação

Para que essa estratégia seja realmente eficaz em motivar e engajar os seus clientes, é fundamental definir um objetivo claro e bem estruturado, que estabeleça a direção e o propósito dessa iniciativa.

O objetivo ajuda a definir todas as outras etapas, como a seleção de recompensas apropriadas, as métricas que deverão ser acompanhadas e os critérios para participar do programa.

Além disso, um objetivo claro ajuda a garantir que o programa de recompensas esteja alinhado com a estratégia e os valores da empresa, incentivando comportamentos e conquistas que impulsionem o sucesso organizacional. 

Ao definir um objetivo, é possível identificar os resultados-chave que se espera alcançar com o programa de recompensas, e torna-se mais fácil avaliar se o programa está atingindo os resultados desejados ou se precisa ser ajustado.

2. Entenda o seu público-alvo

Para que o seu programa de recompensas atinja os resultados desejados, é preciso levar em conta qual é o público que você deseja atingir. Quais são seus hábitos de compra? E suas preferências? Quais os tipos de recompensas que podem ser atraentes para essas pessoas? 

Todos esses aspectos devem ser pensados, pois vão ajudar a sua empresa a traçar um plano para atender as expectativas desses consumidores e garantir que eles engajem em seu programa. É preciso ter em mente que essa estratégia deve ser implementada como algo complementar para incentivar o relacionamento entre cliente e empresa. 

O foco deve ser esse, a construção e fortalecimento dessa relação. O programa de recompensas é apenas um dos meios que podem ser utilizados para esse fim.

Veja a importância de definir seu público alvo, e como defini-lo

Sendo assim, não faria sentido implementar um programa que não levasse em conta as preferências dos seus clientes, pois é pouco provável que isso surtiria um efeito positivo. 

Se você quer que seus clientes comprem com frequência e se identifiquem com a sua marca, é preciso fazer a sua parte: realize pesquisas, ofereça produtos relacionados com as compras anteriores, crie listas de desejos que o próprio consumidor pode personalizar de acordo com seus gostos e necessidades, e assim por diante.

Dessa maneira, sua empresa terá ofertas assertivas e relevantes, que de fato estejam de acordo com o que os clientes esperam dela – ou, quem sabe, sirvam até para surpreendê-los positivamente.

3. Elabore as regras do programa

Até aqui, você já definiu os objetivos do seu programa de recompensas e buscou uma compreensão do que faz mais sentido oferecer ao seu público de acordo com seus hábitos e preferências.

Chegou a hora de estruturar o seu programa, definindo questões como a forma que o cliente vai acumular pontos (se será por número de compras, valor gasto ou algum outro tipo de métrica), quais serão as regras para o resgate dos prêmios e o período de validade dos pontos acumulados.

Os programas de recompensa funcionam basicamente da seguinte forma: o cliente compra um produto e ganha pontos por essa aquisição. Ao acumular pontos suficientes, ele pode trocá-los por algum tipo de recompensa.

Apesar do acúmulo de pontos acontecer tradicionalmente a partir de compras realizadas, há outras formas menos convencionais de estruturar seu programa de recompensas.

Sua empresa pode, por exemplo, optar por recompensar os clientes que assistem seus vídeos, baixam e utilizam seu aplicativo, comentam e compartilham os conteúdos nas redes sociais, se inscrevem em seu blog e demonstram outros sinais importantes de envolvimento com a marca.

4. Defina quais serão as recompensas

Depois de estruturar como o seu programa de recompensas vai funcionar, o próximo passo é definir quais serão as recompensas oferecidas. Algumas possibilidades interessantes são descontos, brindes, prêmios ou outros tipos de benefícios.

Estude seu cliente, para que suas recompensas façam um sentido real para eles

Lembre-se de sempre considerar o perfil do seu público e o que é interessante para ele.

Oferecer recompensas é uma ótima maneira de fidelizar os clientes, já que nem sempre a qualidade dos serviços ou produtos pode ser o suficiente para alcançar esse objetivo. Sendo assim, as recompensas precisam ser verdadeiramente atrativas.

Por isso é tão importante ouvir o consumidor, para garantir a construção de um programa que seja realmente efetivo.

5. Promova o programa

Com o seu programa de recompensas estruturado e pronto para ser implementado, chegou a hora de promovê-lo por meio de seus canais de marketing. Vale a pena destacar alguns pontos a respeito do seu programa de recompensas, como a facilidade de fazer negócio com a sua empresa e receber benefícios a partir disso. 

Escolha um bom nome, que sirva para despertar curiosidade e interesse e para incentivar os clientes a participarem. De preferência, opte por um nome autoexplicativo, que em poucas palavras seja capaz de mostrar ao cliente que ele receberá recompensas ao participar do programa.

O nome deve gerar identificação e fazer com que os compradores se sintam animados em fazer parte dele.

Use ferramentas como o e-mail marketing, para promover seu programa de recompensas

Explore as redes sociais, o e-mail marketing, o marketing boca a boca e outras formas de divulgação online e offline. Promova anúncios pagos e se certifique de que a iniciativa se tornará conhecida pelo seu público. 

Não se esqueça de criar uma página no site oficial da empresa para descrever com clareza como funciona o programa, quem pode participar, quais são as recompensas e demais regras e informações acerca da sua dinâmica.

Tudo deve ser bem explicado para evitar dúvidas nos clientes que tiverem interesse em participar. 

6. Explore possíveis parcerias

Outra forma interessante de promover seu programa de recompensas é estabelecendo parcerias com outras empresas ou figuras públicas, como influenciadores digitais ou renomados especialistas da área. 

Esse tipo de programa é uma ótima maneira de expor sua marca a novos públicos, e explorar parcerias é uma forma de potencializar esse alcance e impacto. Mesmo marcas de diferentes segmentos podem se unir para proporcionar mais benefícios aos seus clientes, desde que a parceria faça sentido. 

7. Monitore o desempenho

Por fim, é importante acompanhar o desempenho do seu programa de recompensas ao longo do tempo.

Analise métricas que sejam relevantes para os objetivos traçados, como o número de participantes do programa, as recompensas resgatadas, o impacto no número de vendas, e assim por diante.

Faça análises constantes do desempenho do seu programa

Esse acompanhamento é fundamental para averiguar se sua estratégia está alcançando os objetivos que foram definidos lá no início, e o que pode ser adaptado para obter resultados ainda melhores.

A criação de um programa de recompensas pode exigir tempo e alguns recursos, mas, quando bem implementado, pode gerar grandes vantagens para a sua empresa, como uma relação mais próxima com seu público e um maior engajamento por parte de seus clientes. 

Ficou com alguma dúvida de como criar um programa de recompensas para clientes de energia solar? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo, e assim que possível te ajudaremos a resolvê-la! E continue nos acompanhando, estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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