Antes de realizar um investimento importante, é fundamental avaliar alguns aspectos para se assegurar de fazer um bom negócio. Além do seu custo elevado, um sistema fotovoltaico para geração de energia solar é algo que vai fazer parte da edificação e mudar sua forma de consumo durante, pelo menos, as próximas duas décadas.

Tendo isso em vista, vale a pena tomar alguns cuidados antes de escolher a empresa que prestará o serviço. Até mesmo porque com o crescimento do setor de energia solar, o número de empresas atuantes também aumentou, ampliando as opções disponíveis no mercado para quem está interessado em investir nessa tecnologia. São mais de 20 mil empresas atuantes no Brasil, oferecendo serviços na área.

Confira a seguir o que você deve levar em conta para escolher a melhor empresa para fazer o seu projeto de instalação de energia solar. 

O histórico da empresa

A escolha da empresa que ficará responsável pelo desenvolvimento do seu projeto fotovoltaico é uma decisão importante, por isso é imprescindível procurar por algumas formas de comprovação do seu bom trabalho. 


Confira a Live de MKT Digital para o Integrador


Ao fazer uma busca na internet, é normal se sentir perdido e com muitas dúvidas, já que são muitas as empresas atuando na área atualmente, resultado do crescimento do setor de energia solar no Brasil. Como fazer a melhor escolha? 

Observe e analise o histórico da empresa
Observe e analise o histórico da empresa

Um sistema fotovoltaico é um investimento de longa duração, responsável por transformar o consumo de eletricidade em sua residência ou negócio. Sendo assim, é preciso decidir por uma empresa que tenha boas referências e boa estrutura para executar seu trabalho. Vale a pena também conferir sobre o seu tempo de atuação e os projetos já instalados por ela. 

Antes mesmo de solicitar um orçamento, vale a pena procurar opiniões e feedbacks dos clientes já atendidos pela empresa em questão. Verifique se estão satisfeitos, se foram bem atendidos e se o serviço prestado atendeu às expectativas. 

O site Reclame Aqui, por exemplo, é muito útil nesses casos, mostrando a reputação de estabelecimentos que já tiveram problemas com seus clientes. Até mesmo as avaliações no Google contribuem para formar uma opinião, já que a empresa não consegue apagar eventuais comentários negativos sobre seus serviços. 

Além disso, há também algumas plataformas voltadas especificamente para o mercado de energia solar. O Portal Solar e o site América do Sol, por exemplo, disponibilizam catálogos com os profissionais recomendados. Essa é uma boa maneira de buscar referências nas quais se amparar para fazer a melhor escolha. 

A qualidade dos equipamentos de energia solar

Tão importante quanto a qualidade dos serviços prestados anteriormente pela empresa é a qualidade dos próprios equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico. O crescimento do setor também impacta na diversidade de modelos e marcas oferecidas no mercado, por isso é preciso ter cuidado redobrado com os itens escolhidos. 

A qualidade dos equipamentos de energia solar
Avalie a qualidade dos equipamentos

Para avaliar a qualidade de um produto, é indispensável ter entendimento de como ele funciona. Além disso, vale a pena se informar sobre as marcas que são referência e estão consolidadas no mercado. 

Busque saber se os equipamentos têm certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e se passaram pelos testes da Norma IEC 61215. Os equipamentos aprovados nos testes realizados a partir dessa norma possuem menos riscos de apresentar problemas precoces.

Como um sistema fotovoltaico de qualidade geralmente possui garantia de eficiência de pelo menos 25 anos, vale a pena consultar se o fornecedor dos equipamentos terá condições de prestar a devida assistência após um tempo considerável de uso dos materiais.

Se for uma empresa nova e que ainda não está consolidada no mercado, há o risco de ela deixar de existir daqui a alguns anos, representando uma dificuldade caso seja necessário exigir a garantia. 

Os preços e facilidades de pagamento

Como já mencionado neste artigo, o investimento em um projeto fotovoltaico tem valor elevado, e por isso muitas vezes só se torna viável em função das facilidades no pagamento. Sendo assim, avaliar as opções disponibilizadas pela empresa também é importante. 

Avalie os preços e condições de pagamento
Avalie os preços e condições de pagamento

Um bom caminho para ter uma referência do valor médio de um sistema fotovoltaico na sua região e para a sua demanda em específico é solicitar alguns orçamentos em diferentes empresas. Assim, você fica por dentro do que é justo pagar pelo serviço. 

Outra boa dica é se informar a respeito de modalidades de pagamento que podem facilitar a compra, incluindo linhas de financiamento e formas de parcelamento. Todas essas informações podem fazer a diferença na hora da compra, facilitando o seu negócio.

A garantia da instalação das placas de energia solar

Você sabia que os sistemas fotovoltaicos podem apresentar problemas logo após a instalação? Isso é muito raro, principalmente se você tiver seguido as outras dicas citadas até aqui, mas quando acontece geralmente está relacionado a algum erro ou descuido na hora da instalação

Esse tipo de defeito no sistema pode ser evitado com uma instalação adequada, cuidadosa e de boa qualidade. Como qualquer tipo de serviço está fadado a apresentar problemas, é importante dar preferência a uma empresa que ofereça garantia estendida da instalação dos equipamentos.

A garantia da instalação das placas de energia solar
Observe a garantia de instalação

Assim, os profissionais envolvidos ficam responsáveis por realizar os reparos necessários, sem cobrar qualquer adicional por isso. 

Esse é um direito do consumidor. A maioria das empresas de energia solar oferece entre um a dois anos de garantia para os seus serviços. Quanto mais tempo de garantia, melhor, assim você diminui as chances de ter qualquer dor de cabeça e gastos extras com seu sistema fotovoltaico no futuro. 

O atendimento

A capacitação e disposição dos profissionais em oferecer o melhor serviço também é algo a ser levado em conta. Afinal de contas, é importante que a equipe responsável pelo atendimento seja capaz de responder todas as dúvidas que possam surgir durante o processo de contratação.

Isso significa que os profissionais encarregados pelo atendimento ao cliente devem estar atualizados a respeito do funcionamento dos equipamentos comercializados pela empresa.

Verifique e valide o atendimento da empresa
Verifique e valide o atendimento da empresa

Além disso, precisam compreender o que o cliente procura, para ter condições de indicar a solução mais adequada para a sua demanda. 

Um atendimento personalizado pode fazer toda a diferença, e isso vale também para o setor de energia solar. É fundamental que a empresa consiga estabelecer uma relação de confiança com seus clientes, como um sinal do seu comprometimento com a boa qualidade do serviço oferecido. 

O pós-venda da empresa de energia solar

Essa é a etapa do processo de venda que vem depois da compra. Para garantir um pós-venda de qualidade, a empresa precisa se comprometer em oferecer um bom atendimento mesmo após a compra ter sido efetivada. 

Isso é importante pois é necessário considerar que os equipamentos podem precisar de manutenções com o passar do tempo. Sendo assim, o pós-venda é mais um aspecto a ser considerado na hora de contratar uma empresa de energia solar, garantindo que ela de fato ofereça a assistência que você precisa. 

Como a Solfácil pode lhe auxiliaR

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Ao integrar a solução de financiamento com parceiros estratégicos e know-how para projetos e homologações, criamos um ambiente favorável para implementação da energia solar, seja por parte do consumidor ou por parte do integrador. Quer saber mais? Defina seu interesse:

Confira aqui o story do post!

Posts Similares

Estórias Solares