A gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental no setor de energia solar, pois é necessário garantir um suprimento consistente e confiável de componentes e equipamentos para a realização de suas atividades.

A energia solar está ganhando cada vez mais destaque como uma fonte limpa e renovável de energia, e isso resultou em um aumento significativo na demanda por painéis solares, inversores, baterias e outros dispositivos relacionados.

Ao adotar uma abordagem eficaz para a gestão de fornecedores, sua empresa pode melhorar sua eficiência operacional e garantir o sucesso a longo prazo de seus projetos.

Confira no artigo a seguir mais detalhes sobre a gestão de fornecedores e como realizá-la. 

O que é a gestão de fornecedores e por que ela é importante?

Empreendedores já estão bastante familiarizados com o termo “gestão”, que se refere à administração, controle e mensuração de diversos processos, com o intuito de atingir determinado resultado.

Quando o assunto é a gestão de fornecedores, é preciso levar em conta como esses parceiros serão escolhidos e como será administrada a relação com eles, com base em alguns critérios. 

Em suma, a gestão de fornecedores é o processo que envolve a captação, avaliação e manutenção da relação com outras empresas que fornecem insumos que viabilizam a realização das atividades do seu negócio.

Porque é importante realizar a gestão de fornecedores de uma empresa de energia solar

No setor de energia solar, os principais fornecedores são as empresas que fornecem equipamentos como placas solares, inversores, fiação e tudo o mais que é necessário para realizar a instalação de energia solar nas propriedades dos seus clientes.

A qualidade do equipamento vai depender diretamente da qualidade do fornecedor que está entregando o material.

Os parceiros que disponibilizam insumos não relacionados à energia solar também devem ser considerados fornecedores. Sendo assim, esse conceito também pode abranger consultorias de RH, lojas de móveis para escritórios e outros tipos de empresas que contribuem para a realização das operações do seu negócio. 

A gestão de fornecedores é um procedimento importante em qualquer empresa, já que essas parcerias representam um papel fundamental no trabalho que é realizado pelos seus colaboradores.

Sendo assim, realizar uma gestão eficiente e de qualidade ajuda a entregar o melhor serviço possível aos seus clientes. 

Essa forma de gestão é indispensável para garantir a excelência dos seus equipamentos, desde as cadeiras e mesas utilizadas no dia a dia pela sua equipe, passando pelas tecnologias necessárias para atender os clientes até os painéis e inversores solares que farão parte do projeto fotovoltaico. 

Quanto a isso, é importante entender quais empresas são capazes de atender a sua demanda e aos seus critérios, para evitar adquirir produtos ineficazes que possam comprometer a qualidade do serviço oferecido e até mesmo gerar prejuízos financeiros.

Ao investir em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, o consumidor deseja ter segurança de que receberá produtos confiáveis, com garantia e longa vida útil.

Garantia de qualidade ao entregar os serviços e produtos aos seus clientes

Implementar uma gestão de fornecedores ajuda a assegurar a credibilidade dos produtos com os quais sua empresa trabalha, de modo que essa garantia também possa ser repassada aos clientes.

Esse também é o caminho para ganhar flexibilidade na negociação e ter uma lista atualizada de potenciais parceiros, com os quais você pode entrar em contato no futuro caso o seu fornecedor atual não consiga atender a sua demanda por algum motivo. 

E a importância da gestão de fornecedores não pára por aí! Essa é também uma excelente forma de reduzir os custos da sua empresa, já que possibilita o levantamento de preços e a identificação facilitada daqueles que oferecem o melhor custo-benefício e com os quais vale a pena manter um relacionamento a longo prazo. 

Falando em relacionamento, a gestão também contribui nesse sentido. Os fornecedores são importantes parceiros de negócio – por isso, ao encontrar empresas com preços e prazos mais adequados à sua realidade, é interessante poder contar com estratégias para garantir a qualidade dessa relação.

A partir disso, você é capaz de estabelecer contratos que sejam benéficos para ambas as partes envolvidas na negociação.

Agora que você já sabe o que é a gestão de fornecedores e a importância que ela representa para sua empresa de energia solar, é hora de aprender algumas dicas para implementar essa ideia. Confira no próximo tópico!

Como realizar a gestão de fornecedores e negociar contratos?

Não há uma única regra, caminho ou receita quando o assunto é gestão de fornecedores. A única forma de descobrir o que pode gerar resultados mais satisfatórios para a sua empresa é testando. Confira a seguir algumas sugestões que podem te ajudar.

Tenha clareza sobre os objetivos do seu negócio

Sua empresa é única e tem suas próprias características, especificidades, necessidades e expectativas. É fundamental ter entendimento de quais são os aspectos que a definem, bem como seus objetivos. 

Antes de fazer qualquer planejamento ou implementar novos processos em sua empresa, é preciso resgatar esses objetivos e se certificar de que as mudanças a serem realizadas dialoguem com eles. Essa é uma forma de garantir que suas prioridades e perspectivas de crescimento ao longo do tempo sejam respeitadas e atendidas.

Estabeleça os objetivos e diretrizes de sua empresa, assim, saberá quais parceiros serão capazes de suprir sua demanda e atender suas necessidades

Ao fazer um planejamento estratégico da sua empresa, lembre-se de incluir missão, visão, valores e objetivos de curto, médio e longo prazo. Esse documento deve partir do diagnóstico da situação atual da empresa e de onde você deseja chegar em alguns anos.

Esse processo vai ajudar a estabelecer as necessidades e demandas da empresa perante os fornecedores, para que você encontre parceiros que estejam alinhados à sua visão de negócio.

Realize uma análise criteriosa

Depois de elencar os objetivos, é importante mapear quais são os fornecedores que atuam na sua região e quais são as possibilidades oferecidas por cada um. A esse processo dá-se o nome de prospecção, que envolve o registro dos dados dessas empresas. 

Crie uma lista com todos os fornecedores que se adequam ao que você procura, e entre em contato com cada um para compreender as condições oferecidas por eles, como o tipo de equipamentos, as quantidades que são capazes de atender, os prazos e até mesmo as possibilidades de negociação.

Todas essas informações servirão para criar um banco de dados completo, que pode ser atualizado conforme necessário.

Além desse panorama geral, é interessante acompanhar o histórico da empresa nos últimos anos e buscar o feedback de outros empreendedores que já trabalharam com ela antes, para saber o quão confiável ela é. Essa pesquisa pode fazer toda a diferença na hora de tomar uma decisão entre os fornecedores disponíveis.

Avalie os fornecedores periodicamente

Na melhor das hipóteses, sua empresa conseguirá fazer uma boa prospecção e identificar logo de cara alguns fornecedores de qualidade.

Ainda assim, vale lembrar que o mercado de energia solar está em constante atualização, por isso é preciso se manter atento às transformações para ser capaz de sempre oferecer o melhor serviço para seus clientes.

Realizar avaliações periódicas pode ser muito útil nesse sentido, seja por meio de auditorias ou através do feedback dos clientes. Isso servirá para garantir que seus produtos e equipamentos mantenham o padrão de qualidade que sua empresa deseja, ou até mesmo encontrar fornecedores que ofereçam um contrato mais atrativo.  

Busque garantia

Os equipamentos que fazem parte de um kit fotovoltaico geralmente possuem garantia, o que representa um grande diferencial tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes.

Essa garantia dá a segurança necessária em relação à durabilidade do sistema e trocas, no caso de problemas de fábrica. Por isso, é importante ficar atento ao tempo de garantia oferecido pelo fornecedor e verificar quais empresas oferecem as melhores condições nesse sentido.

Construa um bom relacionamento

É preciso ter em mente que, ao encontrar bons fornecedores, você provavelmente irá estabelecer relações de longo prazo com eles. Construir um relacionamento de qualidade é um dos grandes segredos para ter uma gestão de fornecedores eficiente.

Sendo assim, busque desenvolver relações baseadas na cooperação e na confiança, sempre mantendo um diálogo aberto e honesto com seus fornecedores. Mesmo quando surgirem problemas durante a negociação, é importante tentar escutá-los e evitar conflitos.

Mantenha uma postura amigável e profissional, isso ajudará a fortalecer essa relação ao longo do tempo.

Priorize soluções personalizadas

Se tratando de um setor com demandas tão específicas quanto o nosso, é interessante tentar priorizar aqueles fornecedores que são capazes de entender a realidade da sua empresa e as necessidades que ela possui.

Isso ajuda a facilitar a negociação com seus parceiros, de forma a adquirir soluções personalizadas para a sua empresa e para os seus clientes.

Ao optar por fornecedores capazes de fornecer soluções personalizadas, sua empresa garante que seus produtos e serviços atendam de forma precisa e eficiente às necessidades de cada projeto, possibilitando o desenvolvimento de sistemas mais eficientes, confiáveis e de alta qualidade.

Esse aspecto também permite maior flexibilidade para futuras expansões em sua empresa ou modificações em seus processos. 

Negocie contratos

Boa parte de uma gestão de fornecedores envolve a negociação de contratos, visando abrir portas e conquistar maior flexibilidade e melhores condições com as empresas que são suas parceiras.

Coma negociação dos contratos, você garante a satisfação do seu cliente e a reputação de sua empresa

Ao lidar com fornecedores que já estão familiarizados com a realidade da sua empresa e com seu modelo de negócio, torna-se mais fácil adquirir insumos e equipamentos de acordo com a sua necessidade, com pacotes razoáveis e de acordo com a sua projeção de vendas.

Tudo isso pode ser previsto em contratos, garantindo ao fornecedor a demanda recorrente ao longo do tempo, para que ambas as partes se beneficiem com o acordo. 

Se mantenha atualizado sobre as novas tecnologias

Para que sua empresa consiga se manter empenhada em oferecer o melhor para os seus clientes de energia solar, é fundamental estar atento às novas tecnologias lançadas no mercado.

Nesse sentido, é interessante se manter informado não apenas sobre as inovações relacionadas ao setor de energia solar e suas novidades, mas também tecnologias e métodos que possam contribuir com as atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente. 

Feiras e demais eventos de energia sustentável são uma ótima forma de se manter atualizado. Aproveite para acompanhar as novidades em sites da área, como aqui em nosso blog e também no Instagram da Solfácil.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares