Agronegócio. A versatilidade é uma das principais características da energia solar, por isso ela está em constante crescimento em diversos setores. Suas vantagens e aplicações se adequam facilmente a diferentes cenários, fazendo dessa tecnologia um investimento importante para incentivar o desenvolvimento de um negócio. 

O agronegócio é um dos que mais investe em energia solar atualmente no Brasil: atrás da energia fotovoltaica residencial e comercial, ocupa o terceiro lugar, com mais de 64 mil sistemas fotovoltaicos em propriedades rurais, resultando em mais de 1,2 gigawatt (GW) de potência instalada.

A geração de energia solar é uma inovação relativamente recente no Brasil, e por isso ainda tem muito espaço para crescimento. Ao aderir à energia solar, os produtores rurais ganham um aliado para reduzir os custos de produção, já que a conta de energia elétrica é um dos seus maiores custos. 

Por ser algo novo, conseguir clientes nesse segmento pode ser um desafio. Por isso, é importante traçar algumas estratégias para identificar potenciais clientes. Confira algumas dicas a seguir! 

Determine o perfil de cliente ideal no agronegócio

O melhor caminho para traçar estratégias eficientes para o seu negócio começa ao identificar o Perfil de Cliente Ideal que você deseja atrair. Esse conceito, também chamado de ICP (Ideal Costumer Profile), é uma das etapas de segmentação mais importantes para o marketing de uma empresa. 

É importante entender o perfil do seu cliente, para melhor atendê-lo
É importante entender o perfil do seu cliente, para melhor atendê-lo

Através dele, é possível entender quem é o “melhor cliente” para a sua empresa, ou seja, quem possui o perfil que mais se encaixa com os serviços ou produtos oferecidos. Tendo as características desse perfil bem alinhadas, você terá melhores condições de direcionar as ações e investir no que realmente vai te gerar resultados. Otimizar recursos é fundamental, principalmente para quem está começando em um novo mercado. 

Comece filtrando esses contatos de acordo com o que você acha mais interessante e conectado à sua marca. Não realizar esse recorte pode fazer com que você desperdice recursos, cometa erros no atendimento e perca grandes oportunidades

Você já tem em mente que deseja focar especialmente em clientes do agronegócio, o que facilita o seu trabalho. Pode partir daí para identificar as demais particularidades do perfil de cliente ideal para o seu serviço ou empresa. Observe quais as principais aplicações de energia solar para esses clientes. Por que eles buscam essa tecnologia? Qual a finalidade de investir nela? 

Procure também por padrões de consumo. Os principais são localização geográfica, gênero, faixa etária, etc., mas você pode especificar ainda mais, buscando entender, por exemplo, qual o principal ramo do agronegócio interessado em investir em energia solar, e assim por diante. Dessa forma, você está criando uma boa segmentação para trabalhar suas estratégias posteriormente.   

Quanto mais informações você tiver a respeito de potenciais clientes, mais eficazes serão as soluções que você poderá ofertar para eles e, portanto, maiores as chances de conseguir fechar o negócio. 

Tenha as informações sobre o cliente que você pretende atender, suas necessidades
Tenha as informações sobre o cliente que você pretende atender, suas necessidades.

Essa estratégia de marketing serve principalmente para definir os clientes que exigem menos esforço para concluir a venda, gerando assim mais receita. Com as informações do seu cliente ideal, você pode desenvolver um funil de vendas mais elaborado e assertivo com o intuito de alcançar esses perfis.

Todo o seu trabalho precisa ter uma comunicação que vá ao encontro do que o cliente procura. Agora que você já sabe como identificar os seus clientes, é hora de descobrir quais são as melhores soluções para eles.

Mantenha-se atualizado sobre as novidades do setor

A concorrência é inevitável em um setor que se encontra tão aquecido como o da energia solar atualmente. Nos últimos 10 anos, essa tecnologia passou a ser muito explorada no Brasil, oferecendo soluções para diversos tipos de negócios.

Para de fato contribuir com esse mercado e se posicionar como um profissional de referência em energia solar, é essencial estar em dia com as atualizações do ramo. Assim, você tem plenas condições de saber exatamente qual a melhor e mais moderna solução para cada tipo de cliente.

Manter uma vantagem competitiva é o que todo profissional busca, sobretudo se tratando de um mercado que está o tempo todo se atualizando. Por isso, é importante investir em estudo e aprofundamento na área, mantendo-se por dentro de lançamentos e dos melhores produtos disponíveis.

É importantíssimo estar sempre atualizado as novidades do setor
É importantíssimo estar sempre atualizado as novidades do setor.

Para você que deseja se especializar em soluções para o agronegócio, vale a pena direcionar seu trabalho nesse sentido. Essa é também uma forma de identificar e atrair potenciais clientes nesse setor.

Um profissional ou uma empresa que mostra ter domínio no assunto e passa segurança ao cliente dos produtos e serviços que oferece tem maiores chances de conseguir criar uma relação de confiança. Isso é essencial para fechar negócios e fidelizar clientes.

Consumidores em geral sempre vão preferir fechar negócio com quem se mostra expert na área, pois assim têm mais segurança de que estão fazendo um bom acordo.

Se tratando de empresários e seus grandes negócios, o nível de exigência pode ser ainda maior, já que estão acostumados a buscar os melhores investimentos para a sua propriedade.

Identifique as demandas de cada cliente dentro do agronegócio

São muitas as atividades do agronegócio que podem se beneficiar com a adesão da energia solar. Um sistema fotovoltaico em uma propriedade rural pode atender toda a sua demanda de energia, independente do consumo.

Certifique-se de entender a realidade do cliente para saber qual o melhor tipo de sistema a ser recomendado: se conectado à rede elétrica ou então off-grid. 

Identifique sempre a demanda de cada cliente dentro do agronegócio
Identifique sempre a demanda de cada cliente.

O fato é que, no ambiente rural, a energia solar pode ser utilizada para a realização de muitas atividades: irrigação, ordenha, refrigeração, ventilação, proteção, iluminação, e assim por diante…

No contexto da agricultura, por exemplo, a irrigação é uma das atividades essenciais, demandando muita energia elétrica. Sua atuação deve ser constante e certeira, já que cada plantio precisa de uma quantidade diferente de água, e em horários diferenciados. 

A ordenha, por sua vez, é uma atividade que muitas vezes é realizada manualmente, no entanto em grandes negócios é incabível manter sua realização dessa forma. Visando a otimização, é utilizada a ordenhadeira mecânica, que é uma máquina desenvolvida especificamente para tirar o leite da vaca. Assim como a irrigação, também demanda bastante energia para seu funcionamento adequado. 

No contexto do agronegócio, a refrigeração também é uma atividade muito comum, responsável por assegurar a qualidade dos alimentos produzidos no campo. Muitas vezes são necessários grandes refrigeradores, máquinas que consomem muita eletricidade e portanto podem ser beneficiadas com o uso da energia solar.

Para aumentar a produtividade e o conforto dos animais, é preciso levar em conta a ventilação. Essa atividade é realizada por meio de enormes circuladores de ar, que também resultam em altos gastos energéticos. 

São inúmeros os benefícios que a energia solar pode trazer ao agronegócio
São inúmeros os benefícios que a energia solar pode trazer ao agronegócio.

Por fim, a atividade mais comum quando se pensa em economia de energia: a iluminação. Apesar de terem iluminação natural em abundância, as propriedades rurais geralmente contam com diversas instalações para a realização das suas atividades, precisando também de iluminação elétrica. 

Ao conversar com seus clientes, vale a pena compreender exatamente qual seu nicho de agronegócio e quais as principais funções que fazem uso da energia elétrica. Assim, você o ajuda a compreender de que maneira pode se beneficiar com a energia solar, e qual as melhores aplicações possíveis em sua propriedade rural. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Confira aqui o story do post!

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