Atrair clientes nas redes sociais é considerado atualmente uma estratégia indispensável para qualquer tipo de empreendimento. Isso vale sobretudo para os que estão inseridos em mercados que estão em ascensão, como o da energia solar. 

Não dá para negar que essas plataformas digitais fazem parte da vida das pessoas. Segundo o estudo Digital Global 2022, o Brasil é o 2º país que mais passa tempo na internet e também o 3º que mais usa redes sociais.

Por isso, utilizar as redes como ferramentas de comunicação pode servir para atrair e fidelizar clientes. 

Se você está na dúvida sobre como captar clientes por meio das redes sociais, esse artigo é pra você! Confira a seguir algumas estratégias que vão te ajudar a colocar isso em prática. 

Conheça os interesses do seu público

Estudar as necessidades e interesses do seu público-alvo é o primeiro passo para empresas que desejam obter retorno financeiro por meio das redes sociais. Você precisa definir qual cliente deseja atingir para apresentar soluções específicas para esse perfil. 

Saber com quem você está falando e quais são as dores e necessidades de potenciais clientes vai te ajudar a definir a linguagem a ser adotada, e os conteúdos mais relevantes para cada tipo de cliente.

Conheça os interesses do seu público para atrair clientes nas redes sociais
Conheça os interesses do seu público para atrair clientes nas redes sociais.

Esse é o primeiro passo para atrair a atenção de pessoas interessadas em energia solar, demonstrar autoridade no assunto e ganhar sua confiança.

Ofereça conteúdo relevante

A partir do público que você almeja atingir, poderá traçar quais serão suas estratégias de marketing. Como os usuários de redes sociais têm acesso a centenas de informações todos os dias, é fundamental saber como chamar a sua atenção.

Por isso, é preciso desenvolver conteúdo de qualidade e que atenda aos interesses do público escolhido. 

Se o seu enfoque é oferecer sistemas de energia solar para empresas que desejam investir em sustentabilidade ambiental, então deve desenvolver conteúdos relacionados a isso.

Fale sobre a importância de investir em energia renovável, como isso pode contribuir para a reputação da empresa, o impacto financeiro da energia solar, etc. 

Assim, você atrai a confiança do público, comprovando seu conhecimento sobre o assunto e se posicionando como uma referência no setor de energia solar. 

Interaja para manter um bom relacionamento

Uma das principais vantagens das redes sociais é a possibilidade de interação, o que também acontece entre empresas e pessoas interessadas em seu trabalho. Isso é fundamental para construir uma boa relação de confiança, incentivar o engajamento e fidelizar clientes. 

Interaja para manter um bom relacionamento e atrair clientes nas redes sociais
Interaja para manter um bom relacionamento e atrair clientes nas redes sociais.

A cada pergunta, sugestão, opinião ou crítica que seus clientes fizerem a seu respeito, você tem uma oportunidade de fortalecer sua presença nas redes e, assim, obter mais credibilidade.

Lembre-se de sempre valorizar e responder o mais breve possível essas interações, pois isso mostra que você se importa com seus seguidores e com o que eles pensam a respeito do seu negócio. 

Outra dica de ouro é curtir e interagir com páginas e conteúdos de empresas cujos produtos ou serviços podem complementar a solução que você oferece. Dessa forma, você pode instigar a curiosidade de mais pessoas e atraí-las para as suas redes sociais. 

Disponibilize imagens e vídeos dos seus serviços

Marcar presença em redes sociais como o Instagram e o Facebook dá a oportunidade de apresentar ao público vários aspectos do seu negócio. Que tal mostrar o que ocorre nos bastidores da empresa, como registros feitos durante a instalação de um sistema solar fotovoltaico?

Explorar o mercado digital tem também suas limitações, como em relação a proporcionar experiências reais durante o processo de decisão do cliente.

Isso pode ser suprido com algumas estratégias, como ao fornecer demonstrações de produtos, serviços ou processos realizados pela sua empresa.  

Disponibilizar imagens de qualidade é importante, por isso invista em um celular com câmera de boa qualidade.

E pense em conteúdos criativos e chamativos para atrair mais interação. Vídeos são uma excelente opção, e podem ajudar a saciar a curiosidade que muitas pessoas ainda têm a respeito da energia solar. 

Disponibilize conteúdo relevante para chamar a tenção e passar credibilidade do seu produto
Disponibilize conteúdo relevante para chamar a tenção e passar credibilidade do seu produto.

Você pode fazer vídeos explicando as principais dúvidas a respeito do assunto, por exemplo, ou tratar das maiores vantagens que um sistema fotovoltaico pode oferecer para seus clientes. Além disso, ter seu rosto estampado nas redes sociais vai garantir ainda mais credibilidade ao negócio. 

Esse tipo de conteúdo pode ser mais efetivo em estágios mais avançados da jornada de compra, mas é uma maneira de comprovar a usabilidade e qualidade da solução oferecida e, assim, influenciar as decisões de compra.

Por isso, deve ser uma estratégia amplamente explorada por integradores de energia solar que desejam garantir sua credibilidade. 

Invista em anúncios pagos

Outra limitação referente ao uso das redes sociais é que seus resultados orgânicos estão caindo consideravelmente a cada ano. Essa é, na verdade, uma estratégia para monetizar as redes, fazendo com que as empresas e profissionais invistam dinheiro para impulsionar seus conteúdos. 

Utilizar alternativas como o Facebook Ads, por exemplo, já se tornou parte da estratégia de marketing de muitos negócios. É a solução para alcançar mais visibilidade e, consequentemente, mais retorno financeiro com as redes sociais. 

Investir em anúncios pagos é também uma oportunidade de segmentar seu público-alvo, definindo aspectos como região, renda, assuntos de interesse, e assim por diante. É uma forma de desenvolver ações mais assertivas para obter melhores resultados, aumentando o número de vendas e de leads. 

Faça parceria com pessoas influentes 

Outra maneira de instigar as pessoas a acompanharem as redes sociais do seu negócio é por meio de parcerias firmadas com pessoas influentes. 

É sempre bom ter pessoas influentes divulgando o seu produto, ajuda a passar a credibilidade que você precisa
É sempre bom ter pessoas influentes divulgando o seu produto, ajuda a passar a credibilidade que você precisa.

Que tal fazer uma proposta a alguma figura com autoridade em energia solar ou economia doméstica na sua cidade ou região? Essa pode ser uma forma criativa de facilitar o seu trabalho e divulgar tanto o seu trabalho como o da pessoa com quem estabeleceu essa parceria. 

Essa colaboração pode ser explorada a partir de uma live, por exemplo, para fomentar o engajamento dos seguidores e tirar suas dúvidas. Essa é uma das melhores ideias para chamar a atenção no Instagram, aumentar sua visibilidade e atrair potenciais clientes.  

Agora que você já conhece algumas das melhores estratégias para atrair clientes nas redes sociais, que tal saber mais sobre outro tipo de parceria de peso que pode te ajudar a fechar mais vendas? 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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