A perda de clientes de energia solar é uma questão comum enfrentada por muitas empresas, principalmente as empresas que atuam no ramo de energia solar. Os motivos podem ser diversos, desde uma concorrência mais agressiva até a insatisfação do cliente com o serviço ou produto oferecido. 

Apesar de ser algo natural e, em alguns casos, inevitável, esse problema pode levar a prejuízos significativos, não apenas em termos financeiros, mas afetando também a reputação da empresa. 

Sendo assim, o melhor caminho é evitar que esse tipo de coisa aconteça! Confira a seguir os principais motivos que levam os clientes de energia solar a abandonar uma empresa e como se prevenir contra isso.

1 – Atendimento de má qualidade para clientes de energia solar

Ninguém gosta de ser mal atendido, e é por isso que o atendimento de má qualidade é um dos principais motivos que podem levar um cliente em potencial a desistir de fechar negócio com uma empresa. 

Ser mal recebido ou ter uma experiência ruim com a empresa e seus representantes pode fazer com que o cliente opte por não dar prosseguimento à negociação e prefira não retornar ao estabelecimento, o que pode comprometer até mesmo oportunidades futuras. 

Clientes de energia solar insatisfeitos.

Para se ter uma noção, uma pesquisa divulgada pela Zendesk aponta que 61% dos consumidores acreditam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.

Além disso, 7 em cada 10 consumidores estariam dispostos a pagar mais caro para fazer negócios com uma empresa que oferece um ótimo serviço de atendimento.

Como prevenir ou resolver?

Dada a importância de um atendimento de qualidade, o que fazer então para evitar que sua empresa perca clientes devido a um atendimento ruim? Há diversas formas de se prevenir contra isso.

Um dos principais aspectos é o treinamento da sua equipe comercial. Os colaboradores que lidam diretamente com os clientes devem estar devidamente capacitados para oferecer um atendimento de qualidade, que reflita os valores e princípios da empresa.

Isso inclui habilidades de comunicação, empatia, identificação das necessidades e expectativas do cliente e resolução de problemas. 

Outra forma de aprimorar o atendimento prestado é coletar feedbacks dos clientes para identificar áreas de melhoria. Incentive seus clientes a dar opiniões sinceras a respeito da experiência que tiveram com sua empresa e considere seriamente as sugestões obtidas.

O foco deve ser sempre na experiência do cliente, fazendo o possível para atender suas expectativas. E quando algum problema ocorrer, oriente seus colaboradores a fazer o possível para resolvê-lo o mais rápido possível, ouvindo o cliente, oferecendo soluções adequadas e garantindo que ele não se repetirá no futuro. 

2 – Concorrência

Como você deve saber, outras empresas de energia solar podem, de certa forma, representar uma ameaça para os seus negócios, especialmente se trabalharem com ofertas melhores que as suas. 

Aspectos como o preço e a qualidade da solução oferecida são cruciais na hora de um cliente tomar uma decisão de compra.

Seus clientes podem estar sendo influenciados pela concorrência.

Se as empresas concorrentes oferecem preços mais interessantes, promoções mais atraentes e produtos ou serviços de melhor qualidade que os da sua empresa, isso pode atrair o interesse do público e fazer com que a sua empresa fique para trás.

Como prevenir ou resolver?

Para prevenir que sua empresa perca clientes para a concorrência, há diversas estratégias que podem ser adotadas. O importante é saber o que as demais empresas de energia solar estão fazendo e oferecendo, para assim ressaltar seus pontos fortes em relação a elas.

Se não for possível oferecer preços mais competitivos, por exemplo, invista em um atendimento personalizado e de excelente qualidade, equipamentos recém-lançados e de última geração e programas de fidelidade, com descontos exclusivos, pacotes promocionais e outras condições imperdíveis.

Além disso, mantenha sua empresa sempre atualizada em relação às tendências do mercado e às necessidades dos clientes, assim você garante um espaço relevante no seu segmento de atuação, tornando-se referência no assunto.

Nem sempre é possível se equiparar à concorrência em todos os aspectos, mas você ainda pode sair à frente fazendo o que estiver ao seu alcance, como ao investir na experiência do cliente, por exemplo.

3 – Falta de confiança dos clientes de energia solar

Quando os clientes não confiam na empresa, seja devido a problemas anteriores ou de percepções negativas, podem abandonar a empresa e buscar outras opções.

Há diversas razões que podem comprometer a confiança de um cliente em relação a uma empresa. A baixa qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, por exemplo, pode ser uma delas.

Melhorando relacionamento com seus clientes.

Em relação às empresas que atuam no segmento de energia sustentável, algo vital para conquistar a confiança dos clientes é a responsabilidade em relação a questões sociais e ambientais. A falta de comprometimento nesse sentido pode deixar os clientes desapontados e fazer com que eles percam a confiança na empresa.

Além disso, se não houver transparência em relação às suas práticas, há uma brecha para que os clientes se sintam enganados ou manipulados, e questionem a integridade da organização.

Como prevenir ou resolver?

Ganhar a confiança do cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Esse aspecto é mais importante ainda se tratando de empresas de energia solar, levando em consideração que esse tipo de investimento requer um custo elevado.

A honestidade e a transparência são a base da confiança. Para conquistar a confiança de seus clientes em potencial, prometa apenas o que pode cumprir e certifique-se de que todas as informações fornecidas sejam precisas e transparentes.

Se houver algum problema ou limitação com o seu produto ou serviço, seja sincero sobre isso.

Sempre que houver a oportunidade, comprove a sua competência e conhecimento sobre energia solar. Essa é uma forma de explorar o gatilho mental da autoridade, que é muito útil para obter bons resultados em marketing e vendas.

Lembre-se de que a construção da confiança do cliente leva tempo e esforço. Mas se você seguir essas dicas e continuar a fornecer um serviço ou produto de qualidade, você estará no caminho certo para conquistar a confiança e a fidelidade do cliente.

4 – Custo elevado

Embora os custos de instalação de sistemas de energia solar tenham diminuído nos últimos anos, o investimento inicial ainda é considerado alto para muitos clientes. É comum que esse fator seja considerado um dos principais motivos para que os clientes desistam de investir em energia solar. 

Custos elevados ou desproporcionais podem fazer seu cliente ir para a concorrência.

Esses cultos variam de acordo com a área a ser coberta, a capacidade de produção necessária e o tipo de equipamento utilizado. Embora sejam elevados, é importante levar em consideração o retorno sobre o investimento a longo prazo. Confira abaixo outras formas de contornar essa objeção.

Como prevenir ou resolver?

Para contornar uma situação na qual o cliente esteja hesitante em fechar negócio com sua empresa devido aos alto custo do sistema fotovoltaico, é preciso oferecer formas de pagamento variadas. 

O interesse e disponibilidade vai depender do perfil do cliente. Em alguns casos, pode ser uma boa ideia oferecer um desconto para pagamento à vista. Na maioria das vezes, no entanto, é o financiamento que faz realmente a diferença na tomada de decisão. 

Por meio do financiamento, você oferece a possibilidade do cliente pagar o sistema fotovoltaico em parcelas mensais ao longo do tempo. Essas parcelas podem ser planejadas levando em conta a economia prevista na conta de luz, para assim garantir a viabilidade do investimento.

No entanto, quem atua no segmento de energia solar sabe que trabalhar com linhas de crédito nem sempre é tão simples, pois pode envolver burocracias e possibilidades que não necessariamente atendem à realidade do cliente.

A Solfácil é a primeira fintech brasileira a trabalhar com linhas de créditos específicas para energia solar. A empresa foi criada em 2018, justamente para facilitar esse processo. 

Seguindo essas dicas, você com certeza irá contornar essa objeções.

Ser parceiro da Solfácil significa trabalhar com linhas de crédito que de fato contribuem para viabilizar o processo de compra de sistemas fotovoltaicos. Por meio dessa conexão, essa aquisição se torna algo muito mais prático e acessível.

Nossas opções de financiamento cobrem até 100% do valor do projeto, incluindo os equipamentos e a mão de obra para instalação. Contamos com prazos que variam de 24 a 144 meses para serem quitados, com parcelas que podem ser pré-fixadas ou pós-fixadas. 

Agora que você já sabe da importância de disponibilizar opções de financiamento para seus clientes de energia solar, que tal dar um passo adiante e se tornar um parceiro Solfácil? Clique aqui para se cadastrar.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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