Em meio às tendências globais de unificação de carregadores para conveniência do consumidor e meio ambiente, uma empresa sueca está sugerindo uma solução totalmente sem cabos e com energia solar.

A princípio, a Exeger criou uma tecnologia patenteada baseada em energia solar que pode ser usada para dispositivos de carregamento automático chamados Powerfoyle.

Essa tecnologia promete revolucionar o setor, trazendo um impacto ambiental quase negativo. Além disso, tem todas as características para facilitar a vida dos consumidores.

Como funciona o material com energia solar

“Desenvolvemos uma célula solar totalmente impressa, sem silício, usando apenas materiais ecológicos”

CEO e fundador da Exeger, Giovanni Fili

A Powerfoyle usa uma célula solar sensível a corante, fina e barata, que é “não tóxica, impressa, flexível e durável”, de acordo com a empresa. Ou seja, ela tem um grande potencial de manuseabilidade.

Ao imprimir o líquido preenchido com células solares, o painel solar pode ter praticamente qualquer formato para caber em qualquer dispositivo. As máquinas da Exeger estão, por exemplo, imprimindo uma banda de célula solar que pode ser conectada a um par de fones de ouvido.

Então, esses fones conseguiriam captar energia solar para carregar os próprios fones de maneira rápida e durante seu uso. Isso, de alguma maneira, também impacta a conta de energia, com menos carregadores necessários.

Possibilidades de uso

Marcas como Adidas e Urbanista já estão produzindo seus fones de ouvido com carregamento automático usando o Powerfoyle.

Energia solar entra em novas áreas da tecnologia
Energia solar entra em novas áreas da tecnologia.

A tecnologia também foi integrada ao fone de ouvido de comunicação Blue Tiger Solare, ao capacete de bicicleta POC Omne Eternal e outros dispositivos que já estão no mercado internacional de tecnologia. A empresa diz que espera substituir “bilhões de baterias por ano”.

O material Powerfoyle pode converter qualquer forma de luz em energia, não importa se é ao ar livre ou interno, natural ou artificial.

Embora ainda não seja ideal para carregar baterias grandes, como smartphones ou carros elétricos, a tecnologia por trás do Powerfoyle pode revolucionar eletrônicos de consumo menores, de acordo com especialistas.

“É fantástico que haja alguma empresa por aí que esteja progredindo em células solares sensibilizadas por corantes. Mas, como a luz solar ou a luz interna são bastante difusas, você simplesmente não obtém tanta energia disso. Portanto, para um telefone que precisa de muita energia para carregar e leva muito tempo para conectá-lo em, você levaria um pouco de tempo para carregar sua bateria com energia solar.”

James Gardner, professor associado de Fotoeletroquímica, KTH Royal Institute of Technology de Estocolmo

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares