Investir em energia solar para empresas é uma excelente ideia, especialmente em momentos em que a tarifa elétrica está tão cara. Mais do que uma estratégia momentânea, porém, esse é um investimento a longo prazo. Dessa forma, traz inúmeros benefícios à companhia e a todos ao seu redor.

Por conta desses fatores, diversas são as organizações que começam a colocar suas fichas nos paneis fotovoltaicos. A última a anunciar esse projeto foi a Swift, conhecida por seus alimentos congelados. A empresa planeja implantar a tecnologia em 100% das suas unidades até o fim de 2023. E justificativas para esse movimento ousado não faltam.

Como funciona a energia solar para empresas?

No que diz respeito à tecnologia utilizada, a energia solar para empresas funciona de maneira similar à residencial. Dessa forma, os painéis fotovoltaicos são instalados em um local com grande incidência solar. Com isso, as células fotovoltaicas captam a radiação do sol e a transformam em eletricidade. Essa se apresenta, portanto, como uma fonte limpa e sustentável para qualquer ambiente.

paineis fotovoltaicos em lojas

No caso do espaço empresarial, a lógica é bastante similar, já que o objetivo é igualmente semelhante. Há, entretanto, diferentes opções para seu negócio, que vão da instalação convencional até a energia solar por assinatura. Independentemente do modelo escolhido, os benefícios são os mesmos, garantindo assim a efetividade desse investimento para suas finanças.

Quais as vantagens da energia solar para empresas?

Como é de se esperar, nenhum gestor investiria na energia solar se ela não trouxesse resultados para seu negócio. Sabendo disso, fica evidente que inúmeros são os benefícios de implementar essa tecnologia em uma empresa, indústria ou comércio. Dentre todas as vantagens, as que mais se destacam são as que seguem.

Economia na conta de luz

Provavelmente o ponto positivo mais buscado por quem investe na energia solar para empresas é a economia. Sem dúvidas, essa é uma incrível vantagem da ideia, já que reduz consideravelmente os custos com conta de luz. Para se ter uma ideia, estima-se que a redução seja na casa dos 95% — já que ainda será preciso pagar a tarifa básica. Dessa forma, energia solar e economia são quase sinônimos no que se refere aos gastos.

energia solar para empresas

Processo de instalação facilitado

Ainda que muitas pessoas imaginem que a instalação dos painéis fotovoltaicos seja complicada, a realidade é outra. Em geral, o processo é bastante simples e não requer muito de seu tempo.

Essa é uma excelente notícia, já que representa que seus colaboradores poderão continuar atuando normalmente. Com ninguém parado, sua produtividade continua igual, bem como seus resultados, garantindo sua eficiência desde a implementação da tecnologia.

Manutenção simples

Ao longo dos anos, você não precisará se preocupar com a manutenção dos painéis que abastecem sua corporação. Ainda que seja preciso cuidar das peças, são poucos os casos em que algo mais complicado ocorra.

Na prática, o que se vê é um sistema que funciona perfeitamente por um longo período, deixando sua mente livre para cuidar dos negócios. Muito por conta disso, a energia solar para empresas vem sendo implementada em inúmeros pontos do país e em organizações de todos os tamanhos e áreas de atuação.

manutenção de placas fotovoltaicas

Alta durabilidade

Além de tudo o que foi dito no parágrafo acima, é válido mencionar a alta durabilidade dos painéis fotovoltaicos. De acordo com as próprias fabricantes, esse sistema possui uma vida útil de 25 anos, a qual pode ultrapassar os 40 anos se bem cuidado e com a manutenção preventiva realizada.

Entende-se, portanto, que o investimento considerável no início do processo se pagará sozinho ao longo dos anos. Dessa forma, não há com o que se preocupar sobre a rentabilidade da estratégia.

Iniciativa sustentável

Não seria possível falar de energia solar para empresas e deixar de lado a sustentabilidade. Parte importante de toda essa discussão, o cuidado com o meio ambiente e a sociedade é maior nesse tipo de investimento.

Além de não necessitar de hidrelétricas ou combustíveis fósseis, a eletricidade proveniente da radiação solar é também renovável e limpa. Direta ou indiretamente, portanto, sua organização auxiliará o planeta sem perder em nada em sua atuação.

energia solar para empresas sustentabilidade

Imagem positiva

Com base na sustentabilidade, sua empresa poderá se posicionar no mercado como uma companhia que se preocupa com o meio ambiente. Em especial junto à geração atual, dos millenials e nativos digitais, esse é um excelente esforço de marketing.

Mais do que apenas produtos ou serviços de qualidade, esses consumidores estão interessados na forma como estes são realizados. Não à toa, a preocupação das corporações aumentou conforme esse público começou a comprar.

Incentivos fiscais

Por fim, é preciso destacar que já há incentivos fiscais para as empresas que investem na energia solar. Na prática, isso significa que sua organização passará a se enquadrar em outro regime, o qual a isenta de alguns tributos. Ainda que dependa da localização do negócio, o mais comum é verificar a isenção do ICMS. Também é possível economizar com a transferência de créditos e energia solar, aumentando ainda mais seus benefícios.

incentivos fiscais energia solar

Swift investe na energia solar para empresas

Uma das companhias que investiu na energia solar para empresas foi a americana Swift, comprada em 2007 pela brasileira JBS. Famosa por seus alimentos ultracongelados, a marca conta hoje com mais de 400 produtos em seu portfólio. Para comercializar todos os itens, são mais de 100 lojas espalhadas pelo país, em especial na região sudeste. De acordo com o CFO da Swift, Raphael Jacob, o plano leva em consideração, principalmente, o potencial ecológico da tecnologia.

(…) a luz solar pode ser usada de forma abundante no nosso país sem afetar o meio ambiente, é uma energia limpa e renovável que conta com equipamentos de longa durabilidade que requerem pouca manutenção.”

swift energia solar para empresas

A empresa anunciou ainda em 2021 que adotaria um posicionamento mais sustentável, instalando painéis solares em todas essas lojas. A estratégia já se iniciou, e prevê que 100% das unidades sejam verdes até o fim de 2023. Para isso, a companhia estima um investimento na casa dos 150 milhões de reais. Além disso, a iniciativa também prevê a fonte renovável em todos os novos pontos de vendas a serem inaugurado até 2025.

Energia Solar em seu negócio com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em seu negócio e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares