Toda essa luz natural que flui através de suas janelas pode um dia fazer muito mais do que iluminar seu humor. Isso mesmo, a sua janela poderá gerar energia solar dentro de alguns anos.

Cientistas na Suíça atingiram um novo auge de eficiência e produção para células solares transparentes, abrindo possibilidades para janelas geradoras de eletricidade que podem ajudar a alimentar dispositivos, carros e residências.

Comumente reconhecidas como células de Grätzel, as células solares sensibilizadas por corante (DSCs) se destacam como um tipo de célula solar com baixo custo de produção que usa corante fotossensibilizado ligado à superfície de um semicondutor para converter a luz em energia.

Energia solar e funcionamento dos DSCs

Os DSCs são transparentes, flexíveis e podem ser fabricados em uma ampla gama de cores por um custo relativamente baixo. Esses painéis solares transparentes podem ser encontrados ​​em claraboias, fachadas de vidro e estufas.

O Centro de Convenções SwissTech tornou-se a primeira aplicação da tecnologia DSCs em um prédio público, no ano de 2012.

Em 2017, a Copenhagen International School inaugurou seu novo prédio coberto por aproximadamente 12.000 painéis de energia solar transparentes em tons de azul que usam a mesma tecnologia.

Eles fornecem cerca de 300 megawatts-hora (MWh) de eletricidade por ano, atendendo mais da metade das demandas anuais de energia do ambiente escolar.

Mas, apesar de as janelas geradoras de energia estarem no mercado há vários anos, uma reclamação recorrente era sua capacidade limitada de geração de eletricidade quando comparada às células solares utilizadas atualmente. O novo avanço da equipe da EPFL poderá em breve ajudar a superar essa barreira.

Melhoria na eficiência

Graças a um novo design de moléculas, eles aumentaram a eficiência de conversão de energia dos DSCs, ultrapassando 15% sob luz solar direta e chegando até 30%.

Para comparação, os painéis de energia solar comerciais atualmente têm uma média de eficiência de cerca de 20%.

Crescimento da produção de energia solar em todo o mundo
Crescimento da produção de energia solar em todo o mundo.

Os DSCs de nova geração também demonstraram “estabilidade operacional a longo prazo” de pelo menos 500 horas.

Os materiais que convertem a luz solar em energia elétrica têm um enorme potencial para atender à crescente necessidade do planeta por tecnologias de energia renovável econômicas.

As janelas de vidro têm um potencial especialmente enorme: imagine se arranha-céus inteiros pudessem ser transformados em fazendas solares verticais?

Em 2017, uma equipe da Michigan State University que desenvolveu um novo tipo de concentrador solar que cria eletricidade quando colocado sobre uma janela considerou que as tecnologias solares transparentes poderiam suprir cerca de 40% da demanda de energia nos Estados Unidos.

Ele estimou que, se combinado com unidades solares no telhado – e a tecnologia de armazenamento certa – essa participação pode aumentar para quase 100%. Na Europa, a energia solar representou 12,2% da eletricidade gerada na UE neste verão, a maior parcela já registrada.

Com base nas tendências atuais, tem potencial para atender até 20% da demanda de eletricidade da UE até 2040, segundo a Comissão Europeia.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares