A comunidade solar é um grupo de pessoas que engaja, investe, opera e ganha as recompensas da eficiência energética, ou um projeto de energia renovável, com base em um interesse comum ou localização geográfica.
Isso acontece para ajudar as diversas pessoas que não podem aproveitar ao máximo o uso de energia renovável por diversos motivos. Por exemplo, ter telhados sombreados, telhados pequenos para suportar a geração de energia solar fotovoltaica economicamente eficaz ou morar em prédios de apartamentos compartilhados.
Como funciona uma comunidade solar
A comunidade solar funciona em torno de uma fonte de energia solar central com eletricidade compartilhada por mais de uma única residência ou empresa. Assim, essa fonte é co-propriedade de todos os membros da comunidade próxima.
Todos estão inclusos na utilização da energia solar, até mesmo aqueles que não conseguiram anteriormente fazer a instalação residencial.
Para ajudar a alcançar os projetos, investidores, organizações locais sem fins lucrativos ou de empresas sociais e a cooperação da comunidade receberão os recursos, aconselhamento jurídico, conhecimento técnico e financiamento inicial para implementar projetos solares com sucesso em sua comunidade solar.
Exemplos de comunidades solares
Comunidade solar de Marlinja
As pessoas de Marlinja na região de Barkly, começaram a reenergizar sua comunidade com energia limpa e acessível em maio de 2021.
A Comunidade Solar de Marlinja é uma parceria entre as pessoas de Marlinja e o Projeto de Comunidades de Energia Limpa da Original Power.
Esse projeto está trabalhando para capacitar os indígenas para assumir a liderança na revolução das energias renováveis remotas através da incubação de projetos solares comunitários.
O centro comunitário movido a energia solar servirá como ponto focal para eventos culturais, familiares e educacionais, bem como, será um refúgio dos apagões periódicos que afligem as casas próximas.
Comunidade solar de Lismore
Essa comunidade, que inclui a maior fazenda solar flutuante da Austrália, foi lançada oficialmente em janeiro de 2018 pela Câmara Municipal de Lismore e pela Farming the Sun. É a primeira fazenda solar de propriedade do conselho e da comunidade na Austrália.
Ela possui uma fazenda solar no telhado do estádio local e, também, uma flutuante nas lagoas de transbordamento na Estação de Tratamento de Esgotos. Ambas foram desenvolvidas pelo Conselho para o desenvolvimento de uma comunidade auto suficiente.
Ambos os parques solares foram financiados por empresas compostas por 20 investidores locais, com os fundos emprestados ao Conselho sob um modelo financeiro que é o primeiro do gênero na Austrália.
Isso tem gerado interesse nacional e internacional como modelo de cooperação governamental e comunitária, com os investidores recebendo um retorno melhor do que um banco.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.