Os painéis solares de sacada tomaram conta da Alemanha, tornando-se a última tendência energética do país. Os dados da Federal Network Agency revelam uma duplicação no número dessas unidades de autoprodução de energia desde o início do ano, indicando sua ampla popularidade.

Atualmente, a Alemanha possui cerca de 230.000 “plantas de geração prontas para plug-in”, com mais da metade delas, aproximadamente 137 mil, instaladas apenas neste ano. Especialistas sugerem que ainda mais pessoas dependem de eletricidade caseira de painéis solares de varanda, com muitas unidades potencialmente não registradas. Isso levou as autoridades a agilizarem o processo administrativo, tanto para controle como para incentivo da adoção dessa nova tendência que pode ser uma alternativa em tempo de crise energética.

Mas como funcionam os painéis solares de varanda?

O custo crescente da energia levou muitos na Alemanha a considerar soluções alternativas, como a instalação de painéis solares em suas varandas. Esses conjuntos prontos, compostos por um ou dois módulos solares, um inversor e uma tomada de conexão para a rede doméstica, são relativamente fáceis de instalar e operar.

Os módulos solares geram corrente contínua, que é então convertida em corrente alternada pelo inversor. A eletricidade produzida é alimentada diretamente na rede doméstica, permitindo o funcionamento de eletrodomésticos.

Curiosamente, as regiões onde os painéis solares de varanda são mais populares estão na parte norte da Alemanha, particularmente em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Schleswig-Holstein. Esses estados, conhecidos por suas costas marítimas, possuem aproximadamente 5 e 4,2 usinas solares por 1.000 habitantes, respectivamente. A abundância de sol nessas áreas contribui para o apelo das unidades solares de varanda, além de se tornarem ideais para sua adoção e para quem busca uma maneira mais sustentável e econômica de obter energia.

Incentivos pelo governo

Reconhecendo a crescente demanda, o governo alemão planeja simplificar o processo de instalação. Proprietários de apartamentos e até inquilinos terão o direito de instalar esses dispositivos sem consulta prévia aos conselhos de proprietários, facilitando a adoção mais ampla e capacitando os indivíduos a adotarem a produção de energia autossustentável.

Painéis solares na varanda

À medida que as usinas solares de varanda continuam a ganhar popularidade, a Alemanha está liderando a mudança para a geração de energia descentralizada. O que vem sendo incentivado também devido a atual situação energética do país, que é altamente dependente de terceiros, principalmente com abastecimentos a gás. Essa tendência não apenas oferece independência energética, mas também contribui para o compromisso do país com fontes de energia renováveis e um futuro mais verde.

Fonte: Themayor

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares