Gatilho da autoridade ou gatilho mental, é uma técnica utilizada em marketing e vendas para influenciar a decisão de compra do consumidor. Eles se baseiam na psicologia humana e buscam ativar determinadas respostas emocionais e comportamentais para aumentar a probabilidade de uma compra.
Um dos principais tipos de gatilhos é o de autoridade, cujo objetivo é conquistar a confiança do consumidor no produto ou marca e, assim, aumentar as chances de uma venda bem-sucedida.
Esses gatilhos podem influenciar opiniões e decisões, levando-os a confiar e seguir as recomendações de empresas que conseguem comprovar sua autoridade.
Ao entender e utilizar esses gatilhos, as empresas podem melhorar sua comunicação com os clientes e aumentar as suas taxas de conversão. Confira a seguir mais detalhes sobre o gatilho de autoridade e como utilizá-lo para melhorar seus resultados em vendas de energia solar.
Como funciona o gatilho da autoridade?
O conceito de gatilhos mentais em marketing e vendas é tratado no livro “As Armas da Persuasão”, do professor e psicólogo estadunidense Robert Cialdini. Nele, o autor apresenta as técnicas de persuasão em vendas que mais influenciam as pessoas a tomarem uma decisão.
Segundo Cialdini, o cérebro humano recorre a certos atalhos para poupar esforços durante os processos de escolha, que são muitos. Esses atalhos são o que ele denominou como gatilhos mentais, e os principais são: reciprocidade, coerência, aprovação social, afeição, escassez e autoridade.
Neste artigo, veremos especificamente sobre o gatilho da autoridade, mas se quiser conhecer os demais, clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o assunto.
O gatilho mental da autoridade é uma maneira assertiva e estratégica de mostrar ao potencial cliente a credibilidade da sua empresa, fazendo com que ele sinta segurança o suficiente para investir na solução oferecida.
Quer um exemplo de gatilho da autoridade de muito sucesso? Você certamente já ouviu a clássica frase “nove em cada 10 dentistas recomendam” para se referir a determinada marca de creme dental.
Esse argumento funciona, simplesmente por imprimir autoridade ao produto. Quando um profissional da área recomenda uma opção específica, ela passa a ser vista pelo público como melhor, mais eficiente e mais confiável do que as outras.
O mesmo funciona para outros segmentos de mercado. Ao usar o gatilho da autoridade, você irá posicionar a sua empresa ou marca como uma referência no mercado de energia solar, transmitindo mais credibilidade para o consumidor que está interessado em investir no seu produto ou serviço.
Reforçando o domínio e a experiência da sua empresa no nicho no qual ela atua e os resultados obtidos pelas suas soluções em energia solar, você conquista a confiança do cliente. A partir disso, ele provavelmente se sentirá mais confiante para tomar uma decisão de compra.
Isso tudo faz do gatilho da autoridade uma estratégia muito eficaz para acelerar a jornada de compra do consumidor, diminuindo seu ciclo de venda e incentivando a fechar negócio para a instalação do sistema solar fotovoltaico.
Esse gatilho pode ser utilizado tanto em prol da imagem do vendedor ou integrador solar, para que ele se posicione como uma autoridade no assunto, quanto para tornar um produto, serviço ou marca em uma grande referência.
Ele é fundamentado, basicamente, em três aspectos principais: conhecimento, experiência e resultados.
Confira mais detalhes a seguir de como você pode esse gatilho para melhorar seus resultados em vendas de energia solar.
Como usar o gatilho da autoridade?
Sua empresa de energia solar fotovoltaica pode (e deve!) utilizar diferentes estratégias para fortalecer a sua autoridade no seu segmento de atuação.
Lembre-se de adequar as iniciativas às necessidades do público-alvo que você deseja atingir, respeitando as particularidades do seu nicho de mercado.
Confira a seguir algumas formas de explorar esse gatilho e construir autoridade para a sua empresa.
Construa e fortaleça a presença digital da sua empresa
A presença digital é a representação de uma empresa ou indivíduo na internet. Isso pode incluir o desenvolvimento de sites, perfis em redes sociais, anúncios online e outras formas de conteúdo digital.
Ter uma presença digital sólida permite que as empresas e indivíduos se comuniquem e se conectem com seus públicos-alvo e ampliem sua visibilidade.
É importante pensar o que você deseja que as pessoas encontrem quando procurarem sua empresa no Google ou nas redes sociais.
Elas precisam encontrar informações objetivas, que esclareçam o objetivo da sua empresa e com que tipo de soluções ela trabalha. Além disso, também é importante que os consumidores se deparem com informações que comprovem a credibilidade da marca.
Alguns pilares fundamentais nos quais você deve se basear são: site, SEO, redes sociais e Google Meu Negócio.
Ter um site é essencial para qualquer empresa que deseja investir em presença online, pois serve como uma vitrine virtual das soluções que a sua empresa oferece, e também para compartilhar informações atualizadas sobre o seu negócio, dados de contato e outros dados importantes.
O investimento em SEO (Search Engine Optimization) também é importante, pois ajuda a ranquear os resultados sobre a sua empresa entre os primeiros apresentados pelo Google. Dessa forma, quando um usuário fizer pesquisas relacionadas à energia solar, por exemplo, ele encontrará facilmente os canais e conteúdos da sua empresa.
Plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn são essenciais para ter uma presença digital completa, pois atuam como canais de comunicação direta com o seu público, gerando mais valor para os consumidores.
É uma oportunidade para que eles conheçam mais sobre a sua marca e se sintam próximos dela.
Por fim, o recurso do Google Meu Negócio permite que as empresas gerenciem a sua presença online no maior buscador online atualmente, para que possam apresentar as principais informações da empresa quando os usuários fizerem buscas relacionadas ao seu nicho de atuação.
Invista na produção de conteúdos
Um dos principais caminhos para explorar o gatilho mental da autoridade é investindo na produção de conteúdo, o que está vinculado ao marketing de conteúdo.
Por meio de conteúdo relevante, sua empresa gera valor para o consumidor, o que é essencial para se tornar uma referência em energia solar.
Produzir conteúdo relevante e de qualidade ajudará sua empresa a ter mais visibilidade na internet, o que pode levar a mais tráfego para o site e mais clientes em potencial.
Além disso, também ajuda a criar relacionamentos com o público-alvo, construir uma comunidade e posicionar sua empresa como uma fonte confiável e autoridade no seu nicho.
Compartilhe conhecimentos relevantes com o público, por meio de um blog ou das redes sociais, por exemplo.
O ideal é abordar assuntos que sejam relacionados ao seu segmento de atuação e que resolvam as dúvidas de potenciais clientes, como informações sobre consumo de energia, alternativas de energia sustentável, vantagens da energia solar, etc.
Priorize a produção de conteúdos originais e que realmente demonstrem o diferencial do seu negócio. Assim, você mostra que a sua empresa de energia solar tem amplo domínio sobre o seu setor de atuação, comprova sua credibilidade e se posiciona como um especialista no assunto.
Compartilhe os resultados das suas soluções
Outra forma de fortalecer a autoridade do seu negócio no mercado de energia solar é compartilhando os resultados de projetos anteriores e a satisfação dos clientes mediante a solução oferecida.
Por meio dessa iniciativa, você mostra que seus produtos têm o respaldo de outros consumidores, dando uma prova social da qualidade do seu trabalho. Isso fará com que novos clientes se sintam mais seguros para avançar na jornada de compra.
Sabendo a importância disso, incentive seus clientes a compartilharem avaliações e depoimentos sobre as soluções de energia solar adquiridas, seja nas redes sociais ou mesmo via mensagem, a qual você pode solicitar para divulgar posteriormente.
Comprove a experiência da empresa
Conforme mencionado anteriormente, a experiência é um dos principais aspectos a serem explorados pelo gatilho da autoridade. Sendo assim, nada mais coerente do que explorar os números e conquistas relevantes da empresa.
Divulgue os prêmios e reconhecimentos recebidos pela empresa, os eventos organizados e frequentados por sua equipe, os anos de experiência no segmento de energia solar fotovoltaica, o número de clientes ou vendas realizadas e demais marcos alcançados ao longo do seu desenvolvimento.
Faça parcerias com outras figuras de autoridade
Outra maneira eficaz de utilizar o gatilho de autoridade é se aliando a outras autoridades do nicho de energia solar. Isso vai ajudar a atribuir ainda mais credibilidade ao seu negócio.
Uma boa ideia é fazer parcerias com especialistas e influenciadores digitais que tenham valores semelhantes aos da empresa, como preocupação com economia no dia a dia, responsabilidade ambiental, interesse por equipamentos de alta tecnologia, e assim por diante.
Ao validar sua empresa para os seus respectivos públicos, essas figuras contribuem para fortalecer a reputação do negócio e ainda ajudam a aumentar seu alcance.
Colocando essas dicas em prática, você estará aproveitando o melhor que o gatilho de autoridade tem a oferecer para sua empresa, construindo sua imagem de maneira forte e positiva e usando disso para conquistar a confiança do público e aumentar suas vendas.
Quer ficar sempre por dentro de conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa de energia solar? Então continue acompanhando o blog e as redes sociais da Solfácil! Aqui, você encontra as melhores dicas para marketing e vendas no setor fotovoltaico.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.