Trabalhar com energia solar oferece uma enorme gama de possibilidades, sobretudo no que diz respeito aos muitos setores interessados em investir nesse tipo de tecnologia. Por isso, procurar formas de segmentar o seu trabalho pode ser uma boa estratégia para obter melhores resultados, fazer negócios assertivos e conquistar mais clientes. 

O agronegócio é atualmente um dos maiores investidores em energia solar no Brasil. Confira a seguir 10 razões pelas quais valem a pena focar as suas vendas nesse setor. 

1 – Praticidade na instalação

Que os equipamentos de energia solar são fáceis e práticos de serem instalados e exigem pouca manutenção, isso você já sabe. Mas no que tange aos interesses do agronegócio, essas vantagens são ainda mais amplas.

Além dessas vantagens mais conhecidas, a energia solar em propriedades rurais também possui maiores possibilidades de instalação. 

A instalação dos sistemas de energia solares são muito descomplicados, ao contrário do que todos pensam
A instalação dos sistemas de energia solares são muito descomplicados, ao contrário do que todos pensam.

Os painéis solares, geralmente instalados no telhado dos imóveis, podem ser acomodados em diversos lugares no campo. Como a prioridade é buscar lugares com maior incidência solar (e no campo espaços assim não faltam), há poucas restrições quanto à localização da placa fotovoltaica para uso do agronegócio.

Elas podem ser instaladas no telhado da própria residência ou de galpões, ou até mesmo no solo, conforme for mais adequado para as necessidades do cliente. 

Isso proporciona mais opções de escolha ao cliente, e também mais possibilidades para você explorar enquanto profissional de energia solar. Essa praticidade vai tornar seu trabalho mais fácil, já que terá mais espaço disponível para desenvolver os projetos fotovoltaicos. 

2 – Maiores projetos 

A demanda de energia de uma propriedade rural vinculada ao agronegócio geralmente é superior às residenciais e comerciais. Quanto maior o consumo de energia, maior terá de ser o projeto fotovoltaico para atendê-lo adequadamente e, consequentemente, maiores serão os custos envolvidos. 

Isso indica uma oportunidade para potencializar seus ganhos, já que será necessário desenvolver menos projetos maiores para obter o lucro equivalente a alguns projetos menores. 

3 – Energia solar como vantagem competitiva 

Visando elevar a produtividade, a inovação tecnológica e a sustentabilidade se tornaram as principais soluções para reduzir os custos operacionais das atividades agrícolas. 

A energia solar é uma das soluções mais procuradas nos últimos anos por produtores que visam economia e competitividade. A redução dos gastos de produção é facilmente observável e os incentivos fiscais estão cada vez maiores e mais acessíveis. Tudo isso favorece uma adaptação mais tranquila e um rápido retorno sobre o investimento.

Com a economia gerada pela energia solar, você tem condições de investir ainda mais no seu negócio
Com a economia gerada pela energia solar, você tem condições de investir ainda mais no seu negócio.

Esses são argumentos muito atrativos e fáceis de serem explorados na hora de vender energia solar. Assim como demais atividades econômicas, o agronegócio  também está constantemente em busca de elevar seus índices de produtividade, aumentando a qualidade e a rentabilidade de seus serviços. 

4 – Espaço para crescimento do setor 

O agronegócio ocupa atualmente o terceiro lugar entre os principais perfis de consumo investindo em energia solar, ficando atrás apenas da energia solar fotovoltaica dos tipos residencial e comercial. 

Há diversos fatores que contribuem para esse cenário, como a instabilidade nos valores das contas de luz, a cobrança de tarifas abusivas e o investimento em marketing verde. 

Com incentivos governamentais e a divulgação cada vez mais intensa sobre os benefícios da energia solar, a tendência é que o investimento em energia solar por parte do agronegócio cresça cada vez mais. Em 2020 havia 29.334 sistemas de energia solar instalados em propriedades rurais, e esse número mais do que dobrou em menos de dois anos.

Atualmente, o setor rural é responsável por 13,1% de toda a potência solar distribuída instalada no país. 

Tais números provam que a hora de direcionar esforços para clientes desse setor é agora, pois ainda há muito espaço para o desenvolvimento da energia solar no campo. Há diversas atividades que demandam de grandes quantidades de energia elétrica, gerando altos gastos para o produtor.

Diante dessa realidade, a energia solar se mostra uma alternativa econômica, ecologicamente consciente e principalmente atrativa para os produtores rurais que desejam aprimorar sua produção. Empresas e profissionais que conduzirem seu trabalho nesse sentido tem muito a ganhar nos próximos anos. 

5 – Variedade de aplicações 

De maneira geral, a energia solar serve para tudo o que demanda eletricidade. Sendo assim, pode ser explorada de diversas formas pelo agronegócio, ampliando as possibilidades de economia do produtor.

Inúmeras são as aplicações da energia solar na agropecuária
Inúmeras são as aplicações da energia solar na agropecuária.

Atividades como irrigação, eletrificação de cercas, refrigeração, ventilação, regulação de temperatura para a produção de aves e manutenção de estufas elétricas, sistemas de monitoramento e telecomunicação são algumas das muitas que podem se beneficiar da energia solar aplicada ao agronegócio. 

Com essa tecnologia, todos esses processos se tornam mais econômicos, eficientes e seguros. É fácil visualizar como a energia solar pode servir ao agronegócio, o que faz com que a sua venda aos produtores rurais também seja simplificada.

6 – É uma forma de investimento 

A possibilidade de obter economia no consumo de eletricidade é um dos principais atrativos da energia solar, mas essa vantagem é muito mais ampla do que parece. 

Além da oportunidade de diminuir os custos de produção, a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica também oferece vantagens relacionadas ao alto retorno sobre o investimento do produto. 

Com toda essa economia, é possível direcionar investimentos em outros setores, como, por exemplo, automatizando e modernizando as atividades realizadas pelo seu cliente.

7 – Possibilita a modernização da agropecuária

O investimento em máquinas modernas é essencial para garantir a eficiência das atividades agrícolas. O mesmo vale para a automatização e o monitoramento da produção, que demanda acesso à energia e internet de qualidade.

Sendo assim, falhas no abastecimento podem representar prejuízos, e muitos produtores estão dispostos a investir para que não seja preciso mais lidar com esse tipo de problema. 

A energia solar além de ser um sistema moderno e eficaz na geração de energia
A energia solar além de ser um sistema moderno e eficaz na geração de energia.

É nesse sentido que a energia solar representa mais uma vantagem. Investir em um sistema fotovoltaico que atenda toda a demanda de energia da propriedade rural é uma forma não apenas de garantir o abastecimento elétrico, mas também de viabilizar o funcionamento da estrutura de telecomunicações. 

Hoje em dia, isso é indispensável para manter a modernização e automatização de um negócio. Sendo assim, se torna mais um motivo para focar na venda de energia solar para o setor agrícola, que está cada vez mais alerta para a importância desse tipo de investimento.  

8 – Preocupação com o desenvolvimento sustentável

Você provavelmente já ouviu falar sobre desenvolvimento sustentável, que nos últimos anos se tornou uma das principais preocupações nos ambientes empresariais e do agronegócio. 

Empresas que adotam práticas sustentáveis têm mais chances de criar uma relação de confiança com seus consumidores, cada vez mais preocupados em valorizar marcas e produtos comprometidos com a preservação do meio ambiente.

Como essa é uma tendência em todo o mundo, as empresas que deixam a consciência ecológica de lado só têm a perder. Esse é mais um argumento para apresentar aos seus clientes do agronegócio, já que a reputação de qualquer empresa pode fazer bom proveito do uso de energia solar. 

9 – Maior facilidade através de linhas de financiamento 

Apesar de possibilitar uma economia considerável nas contas de luz após a sua instalação, a energia solar requer equipamentos de alta tecnologia, que envolvem um custo elevado para sua aquisição. 

A boa notícia é que há diversas linhas de financiamento exclusivas para facilitar a vida de produtores rurais que desejam investir em um sistema fotovoltaico. Como consequência, tendem também a simplificar o seu trabalho e ampliar suas vendas.

Temos vária opções de crédito para energia solar
Temos vária opções de crédito para energia solar.

Não faltam oportunidades e facilidades para investir em energia solar. Os muitos incentivos oferecidos pelos bancos são mais um argumento que trabalha a favor da obtenção desse tipo de tecnologia por parte do agronegócio. 

10 – O agronegócio é um importante aliado na transição energética

A matriz energética do Brasil ainda depende muito das fontes hídricas, que representam 54,3% de toda a energia produzida. É seguida pela geração eólica (10,7%), gás natural (8,1%), biogás e biomassa (7,9%) e geração solar (7,6%).

Mais do que nunca, se faz necessário apostar na diversificação da matriz energética brasileira, visando aliviar a sobrecarga das hidrelétricas e evitar o uso das termelétricas. Sendo assim, é importante pensar em formas de realizar essa transição energética, investindo em alternativas para geração de energia sustentável. 

Seja através da energia solar, eólica ou biomassa, o agronegócio oferece uma enorme gama de possibilidades de exploração de energias renováveis. Sendo assim, quem pensa ecologicamente pode encontrar no agronegócio um importante aliado para viabilizar essa transição energética. Afinal, não dá para buscar uma mudança efetiva nas formas de produção e consumo de energia sem considerar uma das principais atividades econômicas do país. 

Nesse artigo você viu alguns dos principais motivos que fazem o agronegócio ser um mercado interessante para a energia solar. Se você deseja segmentar seu trabalho para obter resultados mais eficazes, vale a pena pensar nas muitas possibilidades e espaço para investimento que as atividades agrícolas proporcionam.

Posts Similares