Com um bom planejamento de conteúdo, você poderá usar o Instagram em energia solar e alcançar mais pessoas interessadas nas soluções que sua empresa oferece. Mas manter uma audiência engajada requer algum esforço.
Isso porque o Instagram é uma das principais plataformas exploradas pelas empresas brasileiras. Por favorecer o estabelecimento de uma conexão legítima com o público, há também muita concorrência.
É preciso criatividade para se destacar em relação às outras empresas de energia solar.
Confira a seguir 10 ideias de postagens para você aproveitar no Instagram em energia solar.
1 – Dê dicas para o dia a dia
Um dos principais fundamentos de uma boa estratégia de redes sociais é oferecer conteúdos relevantes e que possam fazer ao menos uma pequena diferença na vida de quem te segue.
Com isso, você agrega valor a sua marca ao fazer com que as pessoas reconheçam mais facilmente as vantagens de seguir sua empresa nas redes.
Pensar nisso também é importante para não bombardear seus seguidores apenas com postagens a respeito da sua empresa, seus produtos e seus serviços. É claro que o intuito de criar um perfil nas redes sociais é divulgar sua marca e atingir mais pessoas, mas isso precisa ser feito sutilmente.
Ofereça conteúdos úteis, como dicas para serem implementadas no dia a dia. Considere que as redes sociais são algumas das principais plataformas digitais utilizadas atualmente, e portanto servem também para informar e facilitar a vida dos seus usuários.
Algumas dicas interessantes em relação ao seu nicho são orientações para economizar energia, ou como se prevenir contra as tarifas cobradas nas contas de luz.
Dependendo dos interesses do seu público, você pode ampliar e inserir outras abordagens, como arquitetura, decoração e culinária, por exemplo.
Sempre que você postar um conteúdo que for considerado interessante pelos seus seguidores, há grandes chances dele ter um bom desempenho.
Isso porque as pessoas podem querer compartilhar nos seus stories, salvar o post para conferir mais tarde, ou encaminhar para familiares e amigos conferirem também. Essa é uma excelente maneira de melhorar as métricas e indicadores da sua página no Instagram.
2 – Fale sobre a importância do consumo consciente
Quem trabalha no segmento de energia solar tem um compromisso importante de fomentar o debate e difundir as informações sobre o assunto. Cada integrador solar tem o papel de disseminar a importância de um consumo mais consciente e conectado com as demandas coletivas.
Afinal, essa é uma alternativa ainda pouco explorada no Brasil, e além de ser prática e econômica, é também o caminho para um consumo mais consciente.
Incentivar o consumo consciente é uma ótima abordagem para adotar em postagens do Instagram.
A preocupação com o ambiente nunca esteve tão em alta, e os consumidores estão cada vez mais comprometidos a consumir de empresas que compartilham seus valores e princípios em relação à natureza e questões sociais.
Investir em energia solar é certamente uma grande alternativa para quem deseja economizar na conta de luz, mas é muito mais do que isso. É também uma forma de contribuir para a preservação ambiental, o que pode ser um argumento de peso a favor desse tipo de investimento.
Antes mesmo de falar sobre suas soluções, você pode falar sobre a importância das energias sustentáveis e de outros meios para contribuir com a sustentabilidade, como a reciclagem, a diminuição do consumo de plástico, o descarte adequado de materiais, a economia de recursos, e assim por diante.
Explorar esse viés pode ser interessante para atrair e manter a atenção dos seus seguidores no Instagram.
3 – Ressalte os benefícios da energia solar
O fato da energia solar promover economia na conta de luz e ser limpa e renovável são excelentes argumentos a seu favor. Quais outros benefícios sobre o seu uso você pode destacar para comprovar o quanto esse investimento vale a pena?
Além de falar pontualmente sobre esses aspectos, vale a pena criar postagens com uma relação das principais vantagens que a energia solar tem a oferecer.
Fale também sobre a alta tecnologia empregada nas placas solares, a praticidade envolvida na manutenção, a alta durabilidade dos equipamentos, o retorno financeiro após alguns anos de instalação, a possibilidade de obter um sistema fotovoltaico completo por meio de um financiamento que é quitado em alguns anos.
Todas essas vantagens são pontos favoráveis à energia solar que podem fazer toda a diferença para um cliente que está avaliando a possibilidade de investir ou não nesse tipo de tecnologia.
Postagens que reúnam todos esses benefícios são um conteúdo que não pode faltar no Instagram da sua empresa.
4 – Divulgue as soluções que você oferece
Depois de garantir que seus seguidores estejam bem informados a respeito do assunto com os conteúdos relevantes postados em seu Instagram, é hora de começar a falar sobre as soluções que você oferece em energia solar.
Destrinchar os seus serviços pode ser uma boa ideia. Informe seu público sobre os processos envolvidos na instalação de um sistema fotovoltaico, desde o dimensionamento até a manutenção das placas solares.
Manter seus potenciais clientes por dentro das questões técnicas pode ajudar a criar maior confiança e segurança em relação ao serviço oferecido, e mostrar que você possui credibilidade no assunto.
Para tornar o assunto mais interessante, pense na melhor forma de promover seu produto ou serviço, especialmente em relação aos elementos visuais explorados. Priorize imagens com alta qualidade e explore a oportunidade para fortalecer a conexão com seus seguidores.
Pense em maneiras de associar coisas positivas à sua empresa e sua marca, visando destacar as boas qualidades envolvidas e despertar sentimentos de confiança e bem-estar.
Ressaltar os princípios e valores da sua empresa pode ser útil nesse sentido, já que os consumidores tendem a confiar em negócios com os quais se identificam.
5 – Mostre os bastidores do seu trabalho
Após apresentar suas soluções para seus seguidores, é preciso pensar em maneiras de estreitar esse relacionamento e conquistar sua confiança.
Uma boa ideia de postagem no Instagram é mostrar os bastidores do seu dia a dia de trabalho e da sua equipe, pois isso ajuda a construir uma percepção positiva, de transparência e verdade.
Fazer vídeos mostrando as etapas envolvidas nos serviços que você oferece também é um jeito interessante de explorar essa abordagem. Para esse tipo de conteúdo, o que geralmente funciona são vídeos curtos e dinâmicos, que atraem a curiosidade do público sem deixá-lo entediado.
Outra vantagem de mostrar os bastidores é que isso ajuda a humanizar a sua empresa. Por meio desse tipo de produção, seus seguidores no Instagram terão uma pequena amostra de como sua equipe trabalha e se relaciona, como é a organização do fluxo de trabalho, o ambiente no qual os planejamentos e reuniões são feitos, e assim por diante.
6 – Explique como a energia solar contribui com o marketing verde
Fazer postagens falando sobre o marketing verde também pode ser de grande utilidade para o seu negócio de energia solar, especialmente se a sua equipe oferece serviços para outras empresas.
Empreendedores nem sempre conseguem enxergar para além dos benefícios práticos que um investimento pode oferecer.
No caso da energia solar, estamos falando da economia considerável na conta de luz e a contribuição com menos emissão de poluentes na atmosfera. Mas as vantagens da energia solar vão muito além do óbvio, e é papel do integrador solar explorar todo esse potencial.
Como dito acima, as pessoas estão cada vez mais comprometidas em consumir itens e serviços de empresas que tenham valores semelhantes aos seus, e esse fato também pode ser explorado pelos seus clientes de energia solar.
O marketing verde é uma estratégia que foca nos benefícios (ou ausência de malefícios) que os produtos de uma empresa oferece, no seu modo de produção ou na sua postura em relação ao meio ambiente.
É também chamado de marketing ambiental e ecomarketing, e está mais em alta do que nunca!
Informe seu cliente empresarial sobre as maneiras que ele pode usar esse investimento tão relevante a favor do seu negócio. Independente do porte da empresa ou segmento no qual ela atua, o marketing verde pode trazer um retorno ainda mais produtivo e surpreendente.
7 – Compartilhe a opinião de clientes
Lembra da importância de conquistar a confiança dos clientes? Isso é algo que deve ser feito com constância, principalmente se tratando da aquisição de um sistema fotovoltaico, que requer um investimento financeiro considerável.
A boa notícia é que há diversas abordagens que você pode explorar nesse sentido. E compartilhar a opinião de clientes satisfeitos é uma das mais práticas e efetivas.
Dados divulgados pela PwC, da pesquisa Global Consumer Insights Survey 2018, mostram que, para 40% dos brasileiros, a confiança na marca é um dos principais atributos para comprar.
E, para desenvolver essa confiança, a opinião de outras pessoas pode fazer toda a diferença, pois ajuda a divulgar seu negócio e oferece uma prova social de que seu trabalho é bom e confiável.
Pense em maneiras de compartilhar a opinião de clientes que já fecharam negócio com você e demonstraram satisfação com o bem adquirido. Pode ser com prints de uma conversa ou um relato em vídeo.
Mas lembre-se de pedir permissão para divulgar o material antes de fazê-lo, assim você evita possíveis mal-entendidos.
8 – Mantenha seus seguidores bem informados
Oferecer conteúdo de qualidade também envolve a preocupação de manter seus seguidores bem informados sobre a energia solar e tudo que diz respeito a esse assunto.
Para que esse tipo de post seja assertivo, é fundamental conhecer os interesses e hábitos de quem faz parte do seu público-alvo.
Compartilhe notícias e reportagens recentes sobre o assunto, ofereça dados a respeito do crescimento do setor de energia solar no Brasil e outras informações que você julgar interessante para quem gostaria de adquirir um sistema fotovoltaico.
Isso fará com que seu perfil se mantenha em evidência, já que os usuários de redes sociais estão sempre em busca de temas atuais e novidades.
Essa é também uma forma de manter seus seguidores por dentro do que acontece no seu nicho de mercado, e assim há maiores chances de que continuem envolvidos e engajados nos debates promovidos pela sua empresa no Instagram.
Essa postura contribui para que seu negócio se torne um ponto de referência sobre o assunto, aumentando sua credibilidade e fortalecendo sua autoridade como integrador solar.
9 – Explique como a energia solar é gerada
Outra forma de sanar as dúvidas de pessoas que querem investir em energia solar é explicando como ela é gerada. Para quem nunca buscou informações sobre o assunto, esse pode parecer um processo complexo envolvendo uma instalação demorada.
Mostrar que não é bem assim pode ajudar no entendimento do tema e fazer com que as pessoas estejam mais abertas a saber mais sobre ele.
Com uma melhor compreensão sobre a energia solar, há mais chances de que potenciais clientes se interessem pelas soluções que sua empresa oferece.
É importante se adiantar em relação a isso e se dedicar a ser a principal fonte de informação para seu público, pois isso reforçará a figura da sua empresa como um negócio de referência e credibilidade.
Assim, há mais chances de que essas pessoas te deem prioridade na hora de escolher quem ficará responsável pela instalação do seu sistema fotovoltaico.
10 – Fale sobre energia distribuída e suas modalidades
Seguindo o mesmo direcionamento de prover informação de qualidade a seus seguidores na rede social, é válido se adiantar a possíveis dúvidas que possam surgir quando o assunto é energia solar.
Nesse sentido, é interessante esclarecer as diversas modalidades que compõem a energia distribuída, e quais as diferenças entre elas.
Lembre-se que seu seguidor provavelmente não possui os mesmos conhecimentos que você. Portanto, atente para a linguagem utilizada e certifique-se de se expressar de maneira acessível, explicando cada termo técnico utilizado.
Alguns conceitos podem passar batido para quem já trabalha há algum tempo com energia solar, mas é preciso que seu público saiba do que você está falando.
As modalidades de energia distribuída mais exploradas no setor de energia solar são o autoconsumo remoto, a geração compartilhada e o Empreendimento com Múltiplas Unidades Consumidoras (EMUC), também chamado de geração em condomínio.
Como a realidade de cada consumidor é diferente, é possível que a modalidade que melhor se adequá às demandas de um não necessariamente seja a mais ideal para outro.
Informar seus potenciais clientes a respeito das particularidades de cada uma delas é o melhor caminho para a tomada de decisões eficazes e que possam de fato deixá-los satisfeitos com o serviço oferecido.
Antes de começar a postar no Instagram da sua empresa, é importante desenvolver um cronograma de postagem.
Isso vai garantir que suas publicações tenham coerência e dialoguem entre si. Clique aqui e descubra como fazer um cronograma de postagem no Instagram para empresas de energia solar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.