Muitas vezes, assume-se que quanto mais sol e calor os painéis solares forem expostos, resultará em maior produção de energia. Mas as altas temperaturas são boas para a produção de energia solar? A resposta curta é não.
Os sistemas solares fotovoltaicos perdem eficiência à medida que a temperatura aumenta e não funcionam em seu nível ideal em climas mais quentes. A eficiência de um sistema solar fotovoltaico é regulada com base na quantidade de luz solar que recebem e não pela temperatura. Essencialmente, o calor pode comprometer a produção de energia de um painel solar.
Problemas para os painéis solares
Os painéis solares são compostos de células solares individuais que podem converter a luz solar em eletricidade. As células solares são geralmente feitas de silício, um material encontrado na areia. Quando a luz solar atinge a célula solar de silício, ela faz com que os elétrons no silício se movam.
Mas em temperaturas mais altas, quanto mais quente o painel solar se torna, o movimento dos elétrons aumenta. Assim, reduzindo a eficiência, bem como a tensão. Altas temperaturas aumentam a resistência elétrica dos circuitos que convertem a carga fotovoltaica em eletricidade CA.
Escolher um painel solar moderno pode ser uma boa ideia, pois eles sofrem menos com o calor intenso. No entanto, esses painéis híbridos modernos ainda podem perder cerca de 10% de sua eficiência no calor máximo.
Como reduzir os efeitos do calor
Por mais que você queira manter seus painéis solares com o melhor desempenho, as altas temperaturas estão além do seu controle. Existem maneiras de minimizar os efeitos nocivos das altas temperaturas.
Implemente práticas de instalação adequadas
Você pode minimizar os efeitos do calor em seu sistema fotovoltaico seguindo boas práticas de instalação. Para microinversores de nível do painel, dar amplo espaço sob os painéis permite um fluxo de ar muito melhor. Abaixo desses painéis estão microcomputadores com circuitos sensíveis que são muito suscetíveis a altas temperaturas.
Você pode optar por configurações tradicionais de inversores de string se viver em climas mais quentes. Você pode posicionar combinadores e inversores em áreas sombreadas para reduzir desgaste devido à exposição direta ao sol e ao calor extremo.
Ângulo de seus painéis
Para manter seus painéis funcionando da melhor maneira por muito tempo, você deve tomar medidas para protegê-los durante uma onda de calor. Certifique-se de que seus painéis não fiquem sob luz solar direta por um longo período de tempo. Se puder, incline seus painéis para prendê-los, obtendo luz solar direta durante a parte mais quente do dia.
Escolha os melhores painéis solares
A escolha de uma marca e painéis confiáveis é um fator significativo ao considerar um sistema fotovoltaico solar. Você deve selecionar o tipo certo de painel que pode funcionar de forma consistente no clima de onde mora.
Os painéis solares fornecem várias classificações de eficiência que identificam como eles funcionam em climas desafiadores.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.