É fácil pensar que, no Brasil, com abundância de sol, é o lugar perfeito para a energia solar. Por isso, vem aumentando cada vez mais o número de locais que instalam seus painéis solares.

Apesar de muito sol ser ótimo, ondas de calor regulares e Verão com climas extremos não são bons para seu sistema solar.

Isso ocorre porque os painéis solares podem superaquecer, semelhante ao seu sistema elétrico. Um grande aumento de temperatura pode reduzir a eficiência dos componentes, levando à perda de energia solar.

Pesquisa sobre aquecimento de painéis solares

Pesquisadores da Universidade de Alcalá desenvolveram uma técnica que pode ajudar a resfriar módulos solares. Isso aconteceria por meio de um circuito trocador de calor subterrâneo.

Funciona através da aplicação de um trocador de calor na parte traseira dos painéis solares. Essa aplicação remove o excesso de calor que vai para o subsolo por meio de um fluido refrigerante. 

A técnica pode reduzir a temperatura de um módulo solar entre 13°C e 17°C, levando a um desempenho melhorado de aproximadamente 11%. Com isso, durante todo o dia, o painel refrigerado pode produzir mais watts por hora em relação a um painel não refrigerado.

No entanto, a técnica de resfriamento ainda não está disponível comercialmente. Os cientistas afirmam que, caso consigam investimentos suficientes, o sistema poderá ser utilizado em diversas instalações.

Como evitar o aquecimento

Ao falar com um instalador solar, você notará que há dois fatores principais que eles consideram ao projetar um sistema solar: luz e calor. Como os painéis solares funcionam capturando a luz que é convertida em eletricidade, é seguro dizer que quanto maior a luz, mais energia você pode produzir.

Como lidar com o aquecimento dos painéis solares
Como lidar com o aquecimento dos painéis solares

No entanto, quando há muito fluxo solar, o calor também aumenta, o que afeta a capacidade dos painéis de converter luz em energia. Esta é a razão pela qual deve haver um bom fluxo de ar onde você instalou seus painéis solares.

Além disso, um bom fluxo de ar também pode reduzir a umidade, especialmente em algumas estações do ano.

Não é fácil evitar o superaquecimento dos painéis solares porque ninguém realmente tem controle sobre a luz do sol que recebem. Ainda assim, existem medidas em vigor, como testes rigorosos antes de autorizarem os produtos a serem usados ​​em residências e empresas.

Os fabricantes de painéis solares fazem isso expondo os componentes a altos níveis de calor e umidade para verificar sua resiliência. Os painéis não devem apresentar queda de eficiência e sua temperatura também deve variar de 40ºC a 80ºC.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares