Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica, um dos principais aspectos que precisam ser considerados para garantir seu bom desempenho é o sombreamento no painel solar. As sombras geradas sobre os painéis solares são preocupantes pois podem comprometer todo o funcionamento do sistema. 

Ainda que o Brasil seja muito privilegiado em termos de radiação solar, o sombreamento pode colocar tudo a perder e fazer com que o investimento em energia fotovoltaica se transforme em prejuízo. 

Confira mais detalhes a seguir sobre os problemas gerados pelo sombreamento e como evitá-lo. 

Como o sombreamento no painel solar impacta a geração de energia?

Para garantir que o sistema de energia solar tenha seu melhor desempenho, vários fatores precisam ser levados em conta na hora de definir a melhor localização e posição dos painéis solares. 

Um dos principais fatores é a incidência de radiação solar no local onde se pretende instalar os painéis solares, já que eles precisam receber a luz do Sol em toda a sua área de extensão.

Confira os impactos do sombreamento no painel solar
Confira os impactos do sombreamento no painel solar.

Como esses equipamentos são feitos com materiais semicondutores, cada célula fotovoltaica presente no painel precisa receber luz solar para ser ativada e gerar energia. 

O sombreamento acontece quando há algum tipo de interferência que provoca sombras nas placas. Esse efeito pode acontecer de maneira direta, quando o que o está causando está localizado próximo às placas, impedindo ou dificultando a correção.

O sombreamento também pode ser da própria placa, quando uma se sobrepõe à outra, provocando sombras. Há também o sombreamento permanente, causado por edificações próximas, árvores, vegetação, postes, etc.

Há também o efeito do tipo temporário, ocasionado por nuvens, queda de folhas de árvores, acúmulo de poeira nas placas, excremento de animais, etc.  Por fim, há o sombreamento natural, devido às mudanças na posição do Sol ao longo do dia. 

Quando o sombreamento atinge os painéis solares, pode causar duas consequências principais para o sistema fotovoltaico.

Entenda melhor as consequências do sombreamento no painel solar
Entenda melhor as consequências do sombreamento no painel solar.

A primeira delas é o comprometimento da eficiência do sistema, que acontece devido à diminuição de energia gerada em função do sombreamento que incide sobre os painéis solares. A segunda consequência envolve a danificação dos painéis solares. 

Quando uma célula fotovoltaica está parcialmente sombreada, gera o efeito hot spot, que leva o sistema a um aquecimento excessivo e pode até mesmo causar a destruição do módulo solar.

Para evitar que isso ocorra, é preciso implantar um diodo de by-pass entre as células fotovoltaicas, tirando a célula com sombreamento parcial ou total do circuito para que ela não interfira no desempenho das outras. Isso, no entanto, acaba levando à perda de rendimento.

Outro problema possível quando o sombreamento parcial acontece é que até mesmo os painéis que não estão sofrendo com o sombreamento têm seu desempenho comprometido.

Isso ocorre por causa do efeito mismatch, devido à diferença entre a quantidade de energia gerada por dois ou mais módulos fotovoltaicos. A consequência disso é que a produção é nivelada por baixo para equivaler à produção do painel com menor potência. 

Entenda o mismatch
Entenda o mismatch.

Sendo assim, é preciso pensar em soluções para que o sistema fotovoltaico não corra o risco de sofrer com o sombreamento. Do contrário, os prejuízos podem ser grandes. Confira a seguir como evitar que isso aconteça. 

Como evitar o sombreamento dos painéis?

Antes de qualquer coisa, é preciso reconhecer a importância de investir em um bom projeto de instalação de energia solar. Isso implica na contratação de uma empresa de confiança, com credibilidade e reconhecimento no mercado.

Toda empresa séria que oferece soluções para energia solar no Brasil realiza a etapa de planejamento técnico antes de instalar o sistema fotovoltaico em um imóvel. Isso implica no dimensionamento do projeto, com a análise das características da área e também da geografia do local.

Veja como evitar o sombreamento
Veja como evitar o sombreamento.

A partir desse planejamento, os painéis serão instalados com o melhor ângulo e no melhor local do telhado/terreno, de modo a aproveitar o máximo possível a luz solar. Veja a seguir algumas formas de evitar o sombreamento. 

Considere a inclinação e distância dos painéis

É preciso pensar na inclinação que os painéis precisam ter e também na distância entre eles.  

Dependendo das condições do local, é possível modificar a inclinação de instalação para fugir de possíveis sombras que possam se formar ao longo do dia devido às construções ao redor.

A inclinação dos módulos fotovoltaicos é um dos principais elementos a serem considerados durante o desenvolvimento do projeto de energia solar, por isso é importante buscar alternativas viáveis nesse sentido.

Considere a inclinação correta do painel solar
Considere a inclinação correta do painel solar.

A distância entre os painéis também precisa ser considerada, pois, dependendo de como forem instalados, podem fazer sombra uns nos outros. O tipo de sombra causada é a parcial, justamente a que é mais prejudicial para o sistema fotovoltaico.

Sendo assim, esse é outro aspecto fundamental a ser observado. Vale lembrar que a inclinação do sol muda ao longo do dia, interferindo no sombreamento dos painéis.

Considere o uso de módulos half cell

Como nem sempre é possível evitar as sombras nos painéis, os técnicos precisam desenvolver soluções para que a eficiência energética não fique prejudicada. 

Uma dessas possibilidades é o uso de módulos half cell, compostos por células fotovoltaicas cortadas ao meio, oferecendo maior tolerância ao sombreamento.

Invista em tecnologias que minimizem as perdas
Invista em tecnologias que minimizem as perdas.

A tecnologia utilizada nesses equipamentos faz com que todo efeito causado pelas sombras ou hot spots afetem apenas metade do módulo, sem interferir na outra metade. Além dos painéis half cell serem mais eficientes, podem diminuir em até 50% o efeito das sombras.

Faça a manutenção dos módulos regularmente

Outra maneira de evitar o sombreamento é com a realização de manutenções periódicas. A manutenção preventiva consiste na limpeza dos painéis e é algo fundamental para preservar sua eficiência, pois serve para retirar poeira e excrementos de animais que possam causar sombreamento. 

Com manutenções realizadas regularmente, é possível evitar os efeitos mais danosos do sombreamento e recuperar o bom desempenho dos painéis solares. Para saber mais sobre como realizá-las, clique aqui e confira tudo sobre o assunto.

Posts Similares