O processo de vendas dos vendedores de energia solar pode ser considerado mais complexo do que o de outros tipos de produtos e serviços. Além de requerer um grande investimento financeiro, envolve também algumas etapas, desde a visita técnica até a aprovação do crédito, em casos de financiamento.
Esses fatores fazem com que as vendas sejam um desafio para quem trabalha no setor fotovoltaico. Convencer o cliente a fechar um negócio em um cenário tão competitivo nem sempre é uma tarefa simples.
Nesse sentido, algumas ferramentas podem fazer toda a diferença para otimizar seu processo de vendas e obter melhores resultados. Confira a seguir 05 ferramentas para ajudar vendedores de energia solar.
1 – Plataforma de CRM
A sigla CRM diz respeito ao conceito de Costumer Relantionship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. As ferramentas de CRM são muito úteis para quem trabalha com vendas, pois simplifica o processo de trabalhar com leads.
Por meio dela, é possível gerir todos os dados de um contato, inclusive informações que podem ser muito úteis no processo de vendas. Assim, ela proporciona agilidade no processo comercial, e vai te ajudar a conduzir o cliente durante sua jornada de compra.
Com essas informações organizadas e sistematizadas, será mais fácil identificar o momento de direcionar o cliente para a próxima etapa do funil de vendas. Dessa maneira, você saberá como abordar o lead da maneira mais adequada.
Investir em uma plataforma de CRM é importante para otimizar o trabalho em vendas de energia solar ao torná-lo mais seguro e assertivo.
Na hora de escolher a plataforma adequada para o seu método de trabalho, certifique-se de optar por uma que tenha condições de suprir as demandas e especificidades da sua rotina de trabalho.
2 – Apps para gerenciamento de visitas técnicas
Quem trabalha com energia solar sabe a importância das visitas técnicas para assegurar a qualidade do serviço oferecido. Contar com um aplicativo eficiente pode ajudar a facilitar essa etapa do processo e a deixar prancheta e caneta de lado.
Há diversas opções de aplicativo que auxiliam no gerenciamento de visitas técnicas. Esse é um recurso que oferece diversos benefícios, pois facilita a execução do serviço e evita que você se esqueça de alguma etapa do processo. Assim, esses apps ajudam a minimizar a ocorrência de erros.
Ao escolher um bom aplicativo, será possível capturar os dados das suas visitas, importar as informações dos clientes, preencher formulários e otimizar seu tempo de trabalho.
Clique aqui para conferir algumas sugestões de apps para gerenciamento de visitas técnicas.
3 – Redes sociais
Se você pretende conseguir mais clientes, precisa convencê-los sobre os benefícios e facilidades da energia solar. Atualmente, não há maneira melhor e mais eficaz de fazer isso do que por meio das redes sociais.
A maioria das pessoas que têm acesso à internet faz uso dela para encontrar soluções para os seus problemas. Estar presente nos meios digitais é essencial para se comunicar com as pessoas que estão interessadas em investir em energia solar e obter seu próprio sistema fotovoltaico.
As redes sociais são as principais ferramentas de vendas hoje em dia, o que vale para qualquer setor de consumo. Usá-las a seu favor é uma das principais maneiras de mostrar os diferenciais da sua empresa, gerar valor ao seu negócio, atrair mais clientes e otimizar suas vendas.
É por meio das redes sociais que o seu negócio será representado nos meios digitais. Por isso, elas são um recurso imprescindível para se consolidar no mercado de energia solar.
Para começar, identifique quais são as principais redes sociais utilizadas pelos seus potenciais clientes. O Instagram é, atualmente, uma das plataformas mais importantes para quem deseja divulgar seu negócio.
Em seguida, desenvolva um bom planejamento de marketing, que apresente seu serviço de maneira assertiva e estratégica e ajude seus clientes a identificarem as vantagens de aderir à tecnologia fotovoltaica.
Priorize a geração de conteúdo relevante e que faça a diferença. Não sabe o que postar? Confira aqui algumas dicas importantes.
4 – WhatsApp Business
O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no Brasil, o que se deve à praticidade que oferece para estabelecer contato rápido e instantâneo. E isso vale também para o contexto comercial.
Reconhecendo a importância que o WhatsApp tem para contatos desse tipo, foi desenvolvido o WhatsApp Business, uma versão adequada para quem usa o app como ferramenta de trabalho.
Assim, a plataforma ajudou a revolucionar a forma de se comunicar com o cliente, permitindo uma interação mais prática, personalizada e repleta de funcionalidades interessantes. Usar o WhatsApp é uma oportunidade para melhorar ainda mais a experiência do cliente no processo de atendimento.
Com ele, você pode personalizar seu perfil comercial, explorar o sistema de mensagens instantâneas e automáticas da forma que considerar mais atrativa, utilizar etiquetas, criar catálogos, impulsionar suas vendas com anúncios e links, e assim por diante.
E se o seu negócio possui um site próprio, é possível adicionar o botão do WhatsApp para que o cliente possa visualizar com facilidade e entrar em contato diretamente.
Assim, você reduz o tempo de atendimento e ainda estreita o relacionamento com o consumidor, oferecendo uma assistência eficiente, personalizada e segura.
Quer conferir outras vantagens que o WhatsApp Business oferece para quem trabalha com energia solar? É só clicar aqui.
5 – Solfácil
Quem trabalha com energia solar sabe que, muitas vezes, a única solução viável está no financiamento. Um sistema de energia fotovoltaica custa muito dinheiro, e nem todo cliente possui capital suficiente para pagar tudo de uma só vez.
É aí que entra o trabalho da Solfácil, a primeira fintech brasileira para investimentos no setor de energia solar. Seu objetivo é contribuir com a transformação do setor de energia solar no Brasil, e faz isso otimizando o trabalho dos integradores da área.
A empresa atua disponibilizando linhas de crédito desenvolvidas para viabilizar a compra e instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica. Faz isso por meio da sua plataforma, mais uma ferramenta que pode fazer toda a diferença para os vendedores de energia solar.
Desde sua criação, a Solfácil já ajudou a concretizar a instalação de projetos fotovoltaicos em todos os estados brasileiros.
Por um lado, essa iniciativa ajuda a mudar a realidade de muitos consumidores, que passam a gerar a própria energia e obtém uma economia considerável na conta de luz. Por outro, otimiza as vendas dos integradores de energia solar ao diminuir a burocracia e simplificar os processos envolvidos.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.